EFICÁCIA BACTERICIDA DO EXTRATO NATURAL DE CURCUMA LONGA (AÇAFRÃO) FRENTE A BACTÉRIAS PATOGÊNICAS RESISTENTES, ISOLADAS DE LEITE CRU.

Publicado em 03/12/2019 - ISBN: 978-85-5722-322-6

Título do Trabalho
EFICÁCIA BACTERICIDA DO EXTRATO NATURAL DE CURCUMA LONGA (AÇAFRÃO) FRENTE A BACTÉRIAS PATOGÊNICAS RESISTENTES, ISOLADAS DE LEITE CRU.
Autores
  • GEAN DARLLIN DUARTE SILVA SOUSA
Modalidade
SEMIC IFMA CAXIAS 2018/2019
Área temática
Ciências Biológicas
Data de Publicação
03/12/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/snct_ifmacx19/219065-eficacia-bactericida-do-extrato-natural-de-curcuma-longa-(acafrao)-frente-a-bacterias-patogenicas-resistentes-is
ISBN
978-85-5722-322-6
Palavras-Chave
Bactérias, Óleos essenciais, Leite cru.
Resumo
As plantas medicinais são consideradas a melhor fonte de obtenção de moléculas biologicamente ativas em comparação a outros meios de obtenção que a medicina tradicional dispõe. Essas diversas combinações de constituintes químicos apresentadas pelos óleos essenciais, podem controlar a oxidação de alimentos e as bactérias que apresentam resistência consistentemente elevada a agentes antimicrobianos. Os óleos essenciais de plantas medicinais como Curcuma longa (açafrão) podem contribuir como agentes bactericidas frente a bactérias patogênicas resistentes, provenientes do leite cru. A bactéria S. aureus apresenta uma grande variação no grau de sensibilidade a antimicrobianos de amplo espectro de ação, como, por exemplo, S. aureus intermediário à vancomicina (VISA), S. aureus resistente a meticilina/oxacilina (MRSA/ORSA). Bacterias do genero E. coli se caracterizam por ser um risco para a saúde pública, pois são um reservatório heterogéneo de sorotipos, muitos dos quais podem adquirir resistências, tornando-se assim potenciais riscos toxigênicos para os humanos. Para a realização desta pesquisa, mudas de açafrão foram cultivadas livres de agentes tóxicos e após três meses de cultivo foram colhidas para extração do óleo essencial por meio do processo de hidrodestilação. Foram utilizadas 12 cepas bacterianas consideradas resistentes isoladas previamente do leite cru, sendo cinco cepas de Staphylococcus aureus e sete de Escherichia coli. As cepas foram testadas quanto sua sensibilidade ao óleo essencial de açafrão através do método de difusão em discos. O perfil de sensibilidade das cepas de Staphylococcus aureus e Escherichia coli, frente a 5 µl de óleo essencial de açafrão, mostrou que não ouve inibição diante das bactérias patogênicas resistentes isoladas do leite cru. O rendimento do óleo foi considerado bom.
Título do Evento
XVI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFMA Campus Caxias
Cidade do Evento
Caxias
Título dos Anais do Evento
Anais da XVI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFMA Campus Caxias
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SOUSA, GEAN DARLLIN DUARTE SILVA. EFICÁCIA BACTERICIDA DO EXTRATO NATURAL DE CURCUMA LONGA (AÇAFRÃO) FRENTE A BACTÉRIAS PATOGÊNICAS RESISTENTES, ISOLADAS DE LEITE CRU... In: Anais da XVI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFMA Campus Caxias. Anais...Caxias(MA) Campus Caxias, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/SNCT_IFMACX19/219065-EFICACIA-BACTERICIDA-DO-EXTRATO-NATURAL-DE-CURCUMA-LONGA-(ACAFRAO)-FRENTE-A-BACTERIAS-PATOGENICAS-RESISTENTES-IS. Acesso em: 29/08/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes