A PRODUÇÃO DE HIDROCARBONETOS E MYCODIESEL PELO FUNGO ENDOFÍTICO GLIOCLADIUM ROSEUM (NRRL 50072).

Publicado em 03/12/2019 - ISBN: 978-85-5722-322-6

Título do Trabalho
A PRODUÇÃO DE HIDROCARBONETOS E MYCODIESEL PELO FUNGO ENDOFÍTICO GLIOCLADIUM ROSEUM (NRRL 50072).
Autores
  • Josué Santos
  • Eliane de Sousa Almeida
Modalidade
PESQUISAS CONCLUÍDAS
Área temática
Ciências Biológicas
Data de Publicação
03/12/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/snct_ifmacx19/215773-a-producao-de-hidrocarbonetos-e-mycodiesel-pelo-fungo-endofitico-gliocladium-roseum-(nrrl-50072)
ISBN
978-85-5722-322-6
Palavras-Chave
Mycodiesel, Biocombustivel, Reino Fungi, Diesel, Combustível
Resumo
O fungo apresentado neste trabalho, Gliocladium roseum (NRRL 50072), foi descoberto no sul da Argentina, na região da Patagônia, em uma árvore ulmo (Eucryphia cordifolia) por cientistas norte-americanos. Dada a descoberta, foi observado que o fungo, batizado de Gliocladium roseum, possuía a capacidade de gerar várias moléculas tanto de hidrogênio quanto de carbono, os quais também estão presentes no óleo diesel. Segundo Strobel et al (2008), o exame dos compostos orgânicos voláteis (COV) produzidos pelo isolado endofítico (NRRL 50072) revelou a presença de vários ácidos, álcoois, ésteres e derivados cetônicos de alcanos e outras substâncias sortidas na fase gasosa que foram responsáveis ??pela atividade biológica deste organismo (apud STROBEL et al., 2010, tradução nossa). Essa descoberta foi o que deu origem ao assim chamado mycodiesel, no qual consiste em um derivado do biodiesel produzido e liberado por corpos fúngicos quando o mesmo decompõe determinado tipo de matéria orgânica. Esta pesquisa objetiva apresentar a viabilidade do fungo Gliocladium roseum na produção de mycodiesel como alternativa sustentável na produção de biocombustíveis. A metodologia utilizada foi a de revisão literária do tipo integrativa no qual foram selecionados 4 artigos que citam o fungo Gliocladium roseum no processo de produção de biocombustível e compostos voláteis. Os critérios de seleção foram: Artigos que abordam o tema, publicados em português, inglês ou espanhol. Critérios de exclusão: Pesquisas e trabalhos que não apresentam resumo na íntegra nas bases de dados, nacionais e internacionais, e não apresentam caráter científico. Com a realização desta pesquisa, foi possível comprovar que o uso do Gliocladium roseum na produção de biocombustíveis mostrou-se bastante promissor, pois os micróbios que produzem essas substâncias voláteis de alta energia são de extremo interesse, dada a necessidade geral do mundo por fontes alternativas de combustível. (STROBEL, 2008, tradução nossa). Conclui-se que ao utilizar-se de plantas para produção de biocombustíveis, primeiro há a necessidade de processá-las para depois serem transformadas em compostos úteis. Contudo, segundo Fortman et al. (2010) o Gliocladium roseum mostrou a capacidade de produzir hidrocarbonetos a partir da celulose como substrato principal (Apud GRIFFIN, 2010, tradução nossa); essa descoberta significa um salto significativo no processo de produção de biocombustíveis, pois possibilita a produção diretamente do substrato a base de celulose, visto que, também, ao final do processo de produção, os compostos orgânicos residuais podem ser aproveitados como adubo.
Título do Evento
XVI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFMA Campus Caxias
Cidade do Evento
Caxias
Título dos Anais do Evento
Anais da XVI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFMA Campus Caxias
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SANTOS, Josué; ALMEIDA, Eliane de Sousa. A PRODUÇÃO DE HIDROCARBONETOS E MYCODIESEL PELO FUNGO ENDOFÍTICO GLIOCLADIUM ROSEUM (NRRL 50072)... In: Anais da XVI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFMA Campus Caxias. Anais...Caxias(MA) Campus Caxias, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/SNCT_IFMACX19/215773-A-PRODUCAO-DE-HIDROCARBONETOS-E-MYCODIESEL-PELO-FUNGO-ENDOFITICO-GLIOCLADIUM-ROSEUM-(NRRL-50072). Acesso em: 15/12/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes