CONFECÇÃO DE PLANETÁRIO COMO PRÁTICA LÚDICA EM GEOCIÊNCIAS

Publicado em 20/03/2024 - ISBN: 978-65-272-0387-2

Título do Trabalho
CONFECÇÃO DE PLANETÁRIO COMO PRÁTICA LÚDICA EM GEOCIÊNCIAS
Autores
  • Mateus Átila de Souza Ferreira
  • Danielle Piuzana Mucida
Modalidade
Resumo da Graduação (Ensino, Pesquisa, Extensão ou Creditação da Extensão)
Área temática
Ciências Exatas e da Terra
Data de Publicação
20/03/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sintegra/750789-confeccao-de-planetario-como-pratica-ludica-em-geociencias
ISBN
978-65-272-0387-2
Palavras-Chave
Educação em geociências, Maquete, Movimentos astronômicos.
Resumo
Este resumo consiste em um relato de experiência da construção de um planetário dos movimentos entre o Sol, a Terra e a Lua com o intuito de aprimorar o processo de ensino de forma lúdica. O objetivo do trabalho é apresentar a prática educacional que permite a exploração direta das relações e compreensão aprofundada dos fenômenos celestes. A maquete foi construída a partir de uma revisão bibliográfica sobre o assunto estudado no tópico Atmosfera, da disciplina de Educação em Geociências do curso de Geografia da UFVJM. O planetário foi construído utilizando a reciclagem de materiais de construção: (i) uma tábua para servir de base, (ii) pedaços de ferro de variadas bitolas para servir de suporte para o Sol a Terra e a Lua, (iii) cano de PVC para servir de eixo onde (iv) um cordão atrelado a duas polias feitas de MDF, sendo uma fixa e outra giratória, poderiam se movimentar e produzir os movimentos de translação da Terra sobre o Sol e de revolução da Lua sobre a Terra. Para produzir a rotação, foi utilizado um motor elétrico de um carrinho de brinquedo movido a pilha, que foi anexado à polia da posição do planeta. Assim, o motor ao ser ligado, produz o movimento giratório da Terra sobre o próprio eixo. Para representar o Sol, a Terra e a Lua foram usadas bolas de isopor de diferentes tamanhos pintadas a tinta guache. No conjunto da maquete há uma luminária que, em segundo plano, serve para visualizar as fases da Lua (nova, crescente, minguante e cheia), eclipses (lunar e solar), e posições da Terra em relação ao Sol. O planetário, apresentado como prática na disciplina de Educação em Geociências, demonstrou ser uma ferramenta valiosa de ensino, uma vez que houve forte interatividade da maquete e a atenção dos estudantes do curso, criando um ambiente propício para a exploração autônoma e a investigação guiada. Ao conectar conceitos geográficos com os princípios Astronômicos, a elaboração desta maquete demonstrou como o aprendizado interdisciplinar enriquece a compreensão dessas áreas de conhecimento. Além disso, oferece uma abordagem educacional inovadora e eficaz, que combina exploração interativa, aprendizado lúdico e compreensão aprofundada das relações astronômicas. A visualização direta dos fenômenos celestes em uma escala acessível contribui para o aprimoramento da educação em Geociências, estimulando o interesse e a curiosidade dos alunos.
Título do Evento
IX Semana da Integração da UFVJM: Ensino, Pesquisa e Extensão
Cidade do Evento
Diamantina
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FERREIRA, Mateus Átila de Souza; MUCIDA, Danielle Piuzana. CONFECÇÃO DE PLANETÁRIO COMO PRÁTICA LÚDICA EM GEOCIÊNCIAS.. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sintegra/750789-CONFECCAO-DE-PLANETARIO-COMO-PRATICA-LUDICA-EM-GEOCIENCIAS. Acesso em: 11/08/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes