EDUCAÇÃO PATRIMONIAL EM COMUNIDADES DA TRILHA VERDE DA MARIA FUMAÇA: EM BUSCA DA PRESERVAÇÃO DE SEUS ATRATIVOS NATURAIS E CULTURAIS E DA MEMÓRIA FERROVIÁRIA

Publicado em 20/03/2024 - ISBN: 978-65-272-0387-2

Título do Trabalho
EDUCAÇÃO PATRIMONIAL EM COMUNIDADES DA TRILHA VERDE DA MARIA FUMAÇA: EM BUSCA DA PRESERVAÇÃO DE SEUS ATRATIVOS NATURAIS E CULTURAIS E DA MEMÓRIA FERROVIÁRIA
Autores
  • Claudiene dos Santos Oliveira Pereira
  • Helder De Moraes Pinto
Modalidade
Resumo da Graduação (Ensino, Pesquisa, Extensão ou Creditação da Extensão)
Área temática
Ciências Humanas
Data de Publicação
20/03/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sintegra/747159-educacao-patrimonial-em-comunidades-da-trilha-verde-da-maria-fumaca--em-busca-da-preservacao-de-seus-atrativos-na
ISBN
978-65-272-0387-2
Palavras-Chave
patrimônio cultural e natural, educação patrimonial, Trilha Verde da Maria Fumaça
Resumo
Este trabalho é parte da execução do projeto de extensão que estuda a “Trilha Verde da Maria Fumaça”: um caminho de memórias e ecoturismo em fase de consolidação. Trata-se do usufruto pedagógico do leito da antiga linha férrea, no trecho entre Diamantina e Monjolos-MG, com 92 km, moldado com arquitetura, comunidades rurais, rios, e riachos, campos e montanhas de valor ambiental e cultural singular, formadores da identidade social regional. Dito isso, tal circuito foi abordado como meio educacional (ambiental e patrimonial), com foco na educação básica, nos sextos, sétimos, oitavos e nonos anos da Escola Municipal Zezé Ribas, localizada na zona rural de Gouveia, Minas Gerais. Procurou-se fazer com que estes estudantes compreendam a importância da preservação e promoção dos patrimônios culturais e naturais, a partir de abordagens propostas nas teorias da "educação patrimonial", que consiste em um processo permanente e sistemático centrado nos bens culturais de feitio coletivo e indenitários de um território, enquanto fonte de conhecimento e visão crítica do Desenvolvimento. Toda essa definição se aplica aos vestígios culturais ligados a Trilha Verde, promotores de fruição cultural, sociabilidade e lazer, ancorados na memória social local, em elementos da paisagem natural e em vestígios materiais deixados para ferrovia ao longo do trajeto. Para isso, o projeto recorreu ao farto material acumulado\elaborado ao longo do ano de 2021, pelas ações do projeto de extensão “Educação patrimonial em comunidades da Trilha Verde da Maria Fumaça: em busca da preservação de seus atrativos naturais e culturais e da memória ferroviária". O projeto visa formar a\o estudante da educação básica nos conceitos e conteúdos relacionados ao patrimônio cultural e natural regional. Entre os materiais pedagógicos ora aplicados estão alguns que foram criados em 2021 como textos e vídeos elaborados a partir de pesquisa bibliográfica e documental; também de slides, oficinas, e foram planejadas visitas de campo a antiga estação ferroviária de Diamantina, e estação ferroviária da Comunidade de Barão de Guaicuí. Assim, notou-se a atração pedagógica e a relevância social e cognitiva que é tratar da preservação do belo e raro elemento natural e cultural presente no percurso da Trilha Verde.
Título do Evento
IX Semana da Integração da UFVJM: Ensino, Pesquisa e Extensão
Cidade do Evento
Diamantina
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PEREIRA, Claudiene dos Santos Oliveira; PINTO, Helder De Moraes. EDUCAÇÃO PATRIMONIAL EM COMUNIDADES DA TRILHA VERDE DA MARIA FUMAÇA: EM BUSCA DA PRESERVAÇÃO DE SEUS ATRATIVOS NATURAIS E CULTURAIS E DA MEMÓRIA FERROVIÁRIA.. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sintegra/747159-EDUCACAO-PATRIMONIAL-EM-COMUNIDADES-DA-TRILHA-VERDE-DA-MARIA-FUMACA--EM-BUSCA-DA-PRESERVACAO-DE-SEUS-ATRATIVOS-NA. Acesso em: 10/06/2025

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