A METODOLOGIA DE ENSINO BASEADA EM EQUIPES APLICADA AO DESENVOLVIMENTO E CONSTRUÇÃO DO MÓDULO DIDÁTICO DE FLOTAÇÃO

Publicado em 20/03/2024 - ISBN: 978-65-272-0387-2

Título do Trabalho
A METODOLOGIA DE ENSINO BASEADA EM EQUIPES APLICADA AO DESENVOLVIMENTO E CONSTRUÇÃO DO MÓDULO DIDÁTICO DE FLOTAÇÃO
Autores
  • Brunna Helena da Silva Gomes
  • Bruna Tameirão Ribeiro
  • Tiago Eugênio Lopes
  • Tarcisio Michael Ferreira Soares de Oliveira
  • Arlete Barbosa Barbosa dos Reis
Modalidade
Resumo da Graduação (Ensino, Pesquisa, Extensão ou Creditação da Extensão)
Área temática
Engenharias
Data de Publicação
20/03/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sintegra/747007-a-metodologia-de-ensino-baseada-em-equipes-aplicada-ao-desenvolvimento-e-construcao-do-modulo-didatico-de-flotaca
ISBN
978-65-272-0387-2
Palavras-Chave
Flotação, Metodologia de ensino, Módulo didático
Resumo
As técnicas de aprendizagem baseadas em equipes é uma estratégia que visa o desenvolvimento acadêmico e capacidade profissional, assim permite que o estudante aplique conceitos teóricos adquiridos, através de atividades práticas, no ambiente industrial. A ferramenta que permite que o estudante alcance esses objetivos com maior eficiência é conhecida como módulo didático, modelo de equipamento industrial, onde é possível realizar experimentos industriais em menor escala. Sua construção é baseada em etapas que devem ser seguidas para que haja completo desenvolvimento dos alunos, a primeira delas é o planejamento, a segunda se baseia na distribuição de atividades dentro do grupo, posterior a isso tem-se o dimensionamento, constitui o módulo baseado nas necessidades propostas e por último ocorre a avaliação de todo o processo realizado, verifica-se erros e os corrige. Neste estudo o objetivo foi desenvolver o módulo didático de flotação, operação unitária que relaciona as fases líquida, gasosa e sólida e tem como objetivo a concentração da parte sólida de interesse. Para sua construção foi necessário estudar como a técnica de flotação funcionava e testar na prática, utilizando um módulo existente no Laboratório de Engenharia Química, da UFVJM. Para a montagem do equipamento, incluindo o tanque de flotação, primeiro foi estabelecida uma quantidade do volume de amostra que seria utilizado nas práticas. Em seguida, foram feitos ajustes no recipiente onde a solução foi homogeneizada e posteriormente coletadas as amostras do material flotado, de modo que o volume final chegasse ao valor adotado. O módulo pode ser aplicado a recuperação do minério de ferro por exemplo, nesse processo utiliza-se a hidrofobicidade das partículas minerais, essa propriedade faz com que as partículas hidrofóbicas se aderem na superfície da bolha sendo carregadas até a superfície, enquanto as partículas hidrofílicas permanecem no meio aquoso devido a interação com a água. A partir disso, obteve-se resposta satisfatória quanto a construção do módulo, e mais do que isso, aplicabilidade das disciplinas ofertadas pelo curso, desenvolvimento profissional, capacidade de trabalhar em grupo, além de saber utilizar e repassar o conhecimento adquirido a outros estudantes.
Título do Evento
IX Semana da Integração da UFVJM: Ensino, Pesquisa e Extensão
Cidade do Evento
Diamantina
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GOMES, Brunna Helena da Silva et al.. A METODOLOGIA DE ENSINO BASEADA EM EQUIPES APLICADA AO DESENVOLVIMENTO E CONSTRUÇÃO DO MÓDULO DIDÁTICO DE FLOTAÇÃO.. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sintegra/747007-A-METODOLOGIA-DE-ENSINO-BASEADA-EM-EQUIPES-APLICADA-AO-DESENVOLVIMENTO-E-CONSTRUCAO-DO-MODULO-DIDATICO-DE-FLOTACA. Acesso em: 01/05/2025

Trabalho

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