COMO O ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO PODE CONTRIBUIR COM A ABORDAGEM DO TEMA ÁGUA NO ENSINO MÉDIO

Publicado em 20/03/2024 - ISBN: 978-65-272-0387-2

Título do Trabalho
COMO O ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO PODE CONTRIBUIR COM A ABORDAGEM DO TEMA ÁGUA NO ENSINO MÉDIO
Autores
  • Júlio César Alves Andrade
  • Maíra Figueiredo Goulart
Modalidade
Resumos da Pós-Graduação
Área temática
Projetos e Práticas de Ensino na Educação Básica
Data de Publicação
20/03/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sintegra/746971-como-o-ensino-de-ciencias-por-investigacao-pode-contribuir-com-a-abordagem-do-tema-agua-no-ensino-medio
ISBN
978-65-272-0387-2
Palavras-Chave
Ensino por investigação, Ensino Médio, Licenciandos
Resumo
No Ensino de Ciências por Investigação (ENCI) são desenvolvidas atividades investigativas, visando estabelecer uma cultura científica baseada na observação, coleta de dados, hipóteses, argumentações e discussões. Devido à sua relevância, a prática do ENCI é parte da formação dos licenciandos em Ciências Biológicas da UFVJM que, em 2023, refletiram, planejaram e desenvolveram atividades de ENCI com o tema água com turmas do Ensino Médio da Escola Estadual Capitão Miguel Jorge Safe em Congonhas do Norte, MG. O objetivo da pesquisa foi investigar a percepção dos licenciandos sobre as contribuições do ENCI para o ensino-aprendizagem de conteúdos relacionados ao tema água. Os licenciandos conduziram oficinas participativas baseadas em questões problema como: de onde vem e para onde vai a água usada na escola, diferenças entre água da nascente e rio que corta a cidade e o funcionamento da bacia de evapotranspiração - uma tecnologia social de saneamento ecológico. As oficinas envolveram experimentos e demonstrações, incluindo também um trabalho de campo no rio local. Ao final, os 16 licenciandos participaram de um grupo focal e os dados foram submetidos à Análise Textual Discursiva. O licenciandos afirmaram que o primeiro contato com o ENCI se deu no curso de graduação, em disciplinas e em programas como PIBID e Residência Pedagógica. Eles não se recordam de terem tido experiências assim na educação básica com falas como “não me lembro de meus professores de ciência instigando a gente, era tudo no tradicional mesmo”. Para os licenciandos, o maior desafio foi tornar os alunos mais participativos, já que “precisa que os meninos investiguem de fato, se eles não estão ligando para a atividade fica difícil de ser conduzida”. Apontaram também como um desafio o fato de não terem tido oportunidade de contato prévio com alunos e os professores da escola, “fiquei sem saber se os professores que nos acompanharam conseguiram pegar o gancho do que foi visto com a nossa visita”. Apesar dos desafios, os licenciandos veem muitas potencialidades em atividades como esta, mencionaram que os alunos souberam explicar processos físicos e biológicos e que, sobretudo, gostaram e participaram das atividades já que “estavam presos, estavam lá com os olhos ‘estatalados’ na gente”. No que tange a formação de professores, atividades assim são importantes por promoverem prática, confiança e auto estima do licenciando, conforme a fala “fico pensado que minha contribuição pode fazer a diferença”.
Título do Evento
IX Semana da Integração da UFVJM: Ensino, Pesquisa e Extensão
Cidade do Evento
Diamantina
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ANDRADE, Júlio César Alves; GOULART, Maíra Figueiredo. COMO O ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO PODE CONTRIBUIR COM A ABORDAGEM DO TEMA ÁGUA NO ENSINO MÉDIO.. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sintegra/746971-COMO-O-ENSINO-DE-CIENCIAS-POR-INVESTIGACAO-PODE-CONTRIBUIR-COM-A-ABORDAGEM-DO-TEMA-AGUA-NO-ENSINO-MEDIO. Acesso em: 08/11/2025

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