DECOLONIALIDADE NO ENSINO DE ESPANHOL: VALORIZANDO A DIVERSIDADE CULTURAL E DESCONSTRUINDO ESTEREÓTIPOS

Publicado em 20/03/2024 - ISBN: 978-65-272-0387-2

Título do Trabalho
DECOLONIALIDADE NO ENSINO DE ESPANHOL: VALORIZANDO A DIVERSIDADE CULTURAL E DESCONSTRUINDO ESTEREÓTIPOS
Autores
  • Samira Aparecida Da Silva Santos
  • Heliandro Rosa
  • Renato de Oliveira Dering
Modalidade
Resumo da Graduação (Ensino, Pesquisa, Extensão ou Creditação da Extensão)
Área temática
Linguística, Letras e Artes
Data de Publicação
20/03/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sintegra/746806-decolonialidade-no-ensino-de-espanhol--valorizando-a-diversidade-cultural-e-desconstruindo-estereotipos
ISBN
978-65-272-0387-2
Palavras-Chave
Interculturalidade, Pedagogia Decolonial, Colonialidade do Ser, Formação de professores.
Resumo
Sabemos que ensinar espanhol, um idioma tão amplo e diverso, vai muito além do ensino das estruturas gramaticais e das regras de uso, pois, a língua traz em si um complexo e amplo sistema de usos comunicativos, sociais, culturais e políticos. Por isso, é necessário desafiar as visões simplificadas de língua e cultura a fim de desconstruir estereótipos linguísticos e culturais e, do mesmo modo, valorizar a diversidade cultural com o intuito de enriquecer o currículo e as práticas de ensino e uso da língua. Além disso, faz-se imprescindível incluir as vozes marginalizadas no ensino de espanhol, uma vez que isso contribui para uma compreensão mais abrangente e plural da língua e sua cultura. Nesse aspecto, a perspectiva da decolonialidade nas aulas de espanhol pode ser eficaz para promover a dialogicidade com os alunos de forma crítica e ativa, além de contribuir com o desenvolvimento do(a) estudante em resposta a um contexto educacional que demanda maior sensibilidade cultural, bem como uma perspectiva crítica com respeito à aplicação da língua em contextos comunicativos. Esta apresentação pretende trazer os resultados de um trabalho de conclusão de curso em andamento que tem como objetivo principal analisar a efetividade do uso da pedagogia decolonial em aulas e atividades de espanhol. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, incluindo revisão de literatura e análise de materiais didáticos que apresentam a decolonialidade em suas propostas de ensino. Como base teórica, os seguintes autores foram utilizados: Freire (1970), Hooks (1994), Quijano (2000), Anzaldúa (1987), Mignolo (2000), Grosfoguel (2007), Santos (2007) e Dussel (1995). Os resultados prévios revelam que a desconstrução de estereótipos, a valorização da diversidade cultural e a inclusão de vozes marginalizadas têm impactos positivos na promoção da consciência crítica e na compreensão enriquecida do espanhol. A pedagogia decolonial emergiu como uma estratégia eficaz para envolver os alunos de forma ativa, incentivando a reflexão crítica. Este estudo destaca a importância de uma abordagem decolonial no ensino de espanhol, promovendo uma educação mais inclusiva e intercultural. A desconstrução de estereótipos, a valorização da diversidade e a inclusão de vozes marginalizadas são passos cruciais para uma compreensão mais profunda da língua e cultura espanholas. A pedagogia decolonial oferece ferramentas eficazes para envolver os alunos de forma ativa e crítica, contribuindo para a formação de uma consciência crítica em relação às questões linguísticas, comunicativas e (inter)culturais.
Título do Evento
IX Semana da Integração da UFVJM: Ensino, Pesquisa e Extensão
Cidade do Evento
Diamantina
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SANTOS, Samira Aparecida Da Silva; ROSA, Heliandro; DERING, Renato de Oliveira. DECOLONIALIDADE NO ENSINO DE ESPANHOL: VALORIZANDO A DIVERSIDADE CULTURAL E DESCONSTRUINDO ESTEREÓTIPOS.. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sintegra/746806-DECOLONIALIDADE-NO-ENSINO-DE-ESPANHOL--VALORIZANDO-A-DIVERSIDADE-CULTURAL-E-DESCONSTRUINDO-ESTEREOTIPOS. Acesso em: 11/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes