A NEUROEDUCAÇÃO E O FATORES QUE INFLUENCIAM A APRENDIZAGEM DOS FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Publicado em 20/03/2024 - ISBN: 978-65-272-0387-2

Título do Trabalho
A NEUROEDUCAÇÃO E O FATORES QUE INFLUENCIAM A APRENDIZAGEM DOS FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
Autores
  • Deisiene Gonçala Guedes de Matos
  • Geraldo Rocha Fernandes
Modalidade
Resumos da Pós-Graduação
Área temática
Ciências Humanas
Data de Publicação
20/03/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sintegra/746713-a-neuroeducacao-e-o-fatores-que-influenciam-a-aprendizagem-dos-futuros-professores-de-ciencias-e-biologia
ISBN
978-65-272-0387-2
Palavras-Chave
Neuroeducação. Aprendizagem. Neurociência e Educação.
Resumo
O trabalho proposto tem o objetivo de analisar a concepção de futuros professores do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas sobre os fatores que influenciam ou limitam a aprendizagem, em particular o de Ciências. A pesquisa foi desenvolvida no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFVJM e contou com a participação de 17 graduandos. O levantamento dos dados ocorreu a partir da aplicação de um questionário realizado de forma on-line. Para melhor compreensão das análises dos dados, utilizou-se a Análise Textual Discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi (2006) e os resultados foram organizados em categorias e subcategorias. A primeira categoria contou com a concepção dos estudantes sobre a neurociência, a segunda categoria foi apresentada fatores que facilitam a aprendizagem e a terceira categoria caracteriza os fatores que dificultam o processo de aprendizagem. De acordo com os dados obtidos, ficou evidenciado que embora 94% dos participantes saibam o que é neurociência, apenas 52% conseguiram descrevê-la. Dentre os fatores que facilitam e dificultam a aprendizagem, foram apresentados fatores fisiológicos, neurológicos, psicológicos, cognitivos, econômicos, culturais, sociais, familiar, emotivos e a atuação docente. Vale ressaltar que tais fatores podem ser ao mesmo tempo facilitadores quanto limitadores no aprendizado dos participantes, uma vez que o seu acesso ou sua carência podem ser determinantes para o desenvolvimento da aprendizagem, como é o caso da alimentação. Desta forma, a pesquisa possibilitou refletir sobre a importância de conhecer o cérebro dos(as) graduandos(as), seu funcionamento e entender como ele aprende. A partir da compreensão de fatores internos e externos que podem influenciar o aprendizado, o professor poderá identificar qual a melhor forma, estratégia, abordagem e metodologias para auxiliar no seu ensino em sala de aula, na forma de avaliação, para assim contribuir com o desenvolvimento da aprendizagem de seus estudantes.
Título do Evento
IX Semana da Integração da UFVJM: Ensino, Pesquisa e Extensão
Cidade do Evento
Diamantina
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MATOS, Deisiene Gonçala Guedes de; FERNANDES, Geraldo Rocha. A NEUROEDUCAÇÃO E O FATORES QUE INFLUENCIAM A APRENDIZAGEM DOS FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA.. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sintegra/746713-A-NEUROEDUCACAO-E-O-FATORES-QUE-INFLUENCIAM-A-APRENDIZAGEM-DOS-FUTUROS-PROFESSORES-DE-CIENCIAS-E-BIOLOGIA. Acesso em: 21/05/2025

Trabalho

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