CATOLICISMO E ESCRAVIDÃO NO BISPADO DE DIAMANTINA: A EMANCIPAÇÃO DOS CATIVOS NO DISCURSO E NAS AÇÕES DE D. JOÃO ANTÔNIO DOS SANTOS (1864-1888)

Publicado em 20/03/2024 - ISBN: 978-65-272-0387-2

Título do Trabalho
CATOLICISMO E ESCRAVIDÃO NO BISPADO DE DIAMANTINA: A EMANCIPAÇÃO DOS CATIVOS NO DISCURSO E NAS AÇÕES DE D. JOÃO ANTÔNIO DOS SANTOS (1864-1888)
Autores
  • Advaldo da Assunção Cardoso Filho
  • Ana Cristina Pereira Lage
Modalidade
Resumos da Pós-Graduação
Área temática
Ciências Humanas
Data de Publicação
20/03/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sintegra/746288-catolicismo-e-escravidao-no-bispado-de-diamantina--a-emancipacao-dos-cativos-no-discurso-e-nas-acoes-de-d-joao-a
ISBN
978-65-272-0387-2
Palavras-Chave
Catolicismo, escravidão, emancipacionismo, bispado de Diamantina
Resumo
Sob a rubrica temática das relações entre catolicismo e escravidão, a pesquisa em andamento planeja investigar o discurso e as ações realizadas por D. João Antônio dos Santos (1818–1905) — primeiro bispo de Diamantina — em defesa da emancipação dos cativos. Sobre este tema, foi uma tendência, na historiografia acadêmica no século XX, afirmar que as ideias religiosas católicas procuraram justificar a escravidão e que o clero brasileiro no Oitocentos se absteve da participação no movimento abolicionista. No século XXI, recentes estudos reavaliaram o debate sobre o papel de parte da Igreja Católica no enfrentamento do sistema escravocrata, indicando que alguns prelados e sacerdotes estiveram à frente de ações antiescravistas. A trajetória de D. João Antônio dos Santos se insere neste último caso, considerando sua atuação jornalística e pastoral na defesa de uma extinção gradual da escravidão. Tais estudos, no entanto, não apontam quais seriam as possíveis razões ideológicas, religiosas e/ou políticas que conduziram o bispo diamantinense a aderir à defesa dos escravizados, em contraposição a outra parcela da Igreja Católica no Brasil, alinhada ao sistema escravocrata. Esta lacuna constitui a motivação do presente estudo e, ao mesmo tempo, indica o problema de pesquisa a ser investigado. A ausência de análises sobre tais motivações já foi citada por alguns historiadores desta temática, constituindo-se, assim, a relevância do presente estudo. Objetiva-se, desta forma, analisar a relação entre catolicismo e movimento abolicionista na diocese de Diamantina, no período de 1864 a 1888, com foco específico na identificação da natureza e motivação das razões que conduziram D. João Antônio dos Santos a encampar a defesa da liberdade dos escravizados. Para tanto, os procedimentos metodológicos de estudo consistem em revisão bibliográfica sobre a temática catolicismo e escravidão, associada à leitura e análise das fontes documentais relacionadas ao objeto da pesquisa. O corpus documental encontra-se disponível nos Acervos da Biblioteca Antônio Torres (SPHAN) e do Arquivo Eclesiástico da Arquidiocese de Diamantina (AEAD), além dos sítios eletrônicos da Biblioteca Nacional e do Arquivo Público Mineiro. Quanto ao modo de abordagem das fontes, predominantemente, a pesquisa segue o critério qualitativo, ou seja, a análise de conteúdo das fontes, além da análise discursiva, no que se aplicar. Ainda em andamento, a investigação não apresenta resultados conclusivos até o momento.
Título do Evento
IX Semana da Integração da UFVJM: Ensino, Pesquisa e Extensão
Cidade do Evento
Diamantina
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FILHO, Advaldo da Assunção Cardoso; LAGE, Ana Cristina Pereira. CATOLICISMO E ESCRAVIDÃO NO BISPADO DE DIAMANTINA: A EMANCIPAÇÃO DOS CATIVOS NO DISCURSO E NAS AÇÕES DE D. JOÃO ANTÔNIO DOS SANTOS (1864-1888).. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sintegra/746288-CATOLICISMO-E-ESCRAVIDAO-NO-BISPADO-DE-DIAMANTINA--A-EMANCIPACAO-DOS-CATIVOS-NO-DISCURSO-E-NAS-ACOES-DE-D-JOAO-A. Acesso em: 20/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes