REFLEXOS DA PANDEMIA NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU DA UFVJM: O ENSINO REMOTO NA CONTINUIDADE DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS

Publicado em 20/03/2024 - ISBN: 978-65-272-0387-2

Título do Trabalho
REFLEXOS DA PANDEMIA NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU DA UFVJM: O ENSINO REMOTO NA CONTINUIDADE DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS
Autores
  • Regiane Fernanda Muniz Matuda
  • Elayne Moura Braga
Modalidade
Resumos da Pós-Graduação
Área temática
Ciências Humanas
Data de Publicação
20/03/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sintegra/745368-reflexos-da-pandemia-na-pos-graduacao-stricto-sensu-da-ufvjm--o-ensino-remoto-na-continuidade-das-atividades-acad
ISBN
978-65-272-0387-2
Palavras-Chave
Ensino Remoto; Pandemia; Docentes; Discentes; Pós-graduação
Resumo
Devido à Pandemia causada pelo vírus Sars-Cov2, no ano de 2020, as instituições de ensino precisaram adequar as aulas às especificidades do isolamento social, adotando-se o ensino remoto. O objetivo deste trabalho foi analisar a implementação do ensino remoto para a continuidade das atividades acadêmicas dos discentes da pós-graduação stricto sensu da UFVJM. A pesquisa foi realizada em 4 (quatro) etapas, sendo a primeira uma pesquisa documental; a segunda consistiu na aplicação de questionários aos discentes e docentes vinculados à pós-graduação stricto sensu da UFVJM; a terceira etapa foi a análise dos dados e a quarta etapa a elaboração de um documento com os resultados que será disponibilizado para a PRPPG/UFVJM e para os programas de pós-graduação stricto sensu da UFVJM. Foram respondidos 214 questionários pelos discentes e 68 pelos docentes. Os dados foram analisados quali e quantitativamente. Os resultados da pesquisa documental indicam a dificuldade em administrar calamidades em todas as instâncias educacionais e a importância da dilação de prazo de vigência das bolsas para continuidade das pesquisas. A análise das percepções dos discentes e docentes mostrou que a falta de interação social se destacou como ponto negativo no ensino remoto e a possibilidade de realizar as atividades acadêmicas sem o deslocamento foi o ponto positivo mais relevante, sob a ótica dos discentes, por proporcionar otimização do tempo, economia, acessibilidade a eventos e disciplinas e conciliação com o trabalho e outras atividades e no ponto de vista dos docentes por permitir a participação de sujeitos de outras regiões nas atividades acadêmicas. Conclui-se que o ensino remoto possibilitou a continuidade das atividades acadêmicas, mas também evidenciou as dificuldades de acesso, infraestrutura, adaptação às tecnologias digitais e interações interpessoais. Além disso, constatou-se que as experiências do remoto abriram novas perspectivas para o uso das tecnologias digitais no ensino presencial e híbrido, desde que sejam respeitados os princípios éticos e pedagógicos que norteiam a educação, sem submetê-la aos interesses do capital.
Título do Evento
IX Semana da Integração da UFVJM: Ensino, Pesquisa e Extensão
Cidade do Evento
Diamantina
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MATUDA, Regiane Fernanda Muniz; BRAGA, Elayne Moura. REFLEXOS DA PANDEMIA NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU DA UFVJM: O ENSINO REMOTO NA CONTINUIDADE DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS.. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sintegra/745368-REFLEXOS-DA-PANDEMIA-NA-POS-GRADUACAO-STRICTO-SENSU-DA-UFVJM--O-ENSINO-REMOTO-NA-CONTINUIDADE-DAS-ATIVIDADES-ACAD. Acesso em: 09/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes