FENOLOGIA DE HIPPEASTRUM GLAUCESCENS NUMA ÁREA DE TURFEIRAS DA SERRA DO ESPINHAÇO MERIDIONAL, NO PARQUE DO RIO PRETO, MG.

Publicado em 20/03/2024 - ISBN: 978-65-272-0387-2

Título do Trabalho
FENOLOGIA DE HIPPEASTRUM GLAUCESCENS NUMA ÁREA DE TURFEIRAS DA SERRA DO ESPINHAÇO MERIDIONAL, NO PARQUE DO RIO PRETO, MG.
Autores
  • Ana Luiza Vasconcelos Reis
  • Alexandre Christófaro Silva
  • André Rodrigo Rech
  • Anete Pedro Lourenço
  • CLAUDIANA APARECIDA OLIVEIRA PEREIRA
  • Darah Batista Costa
  • Diego Tassinari
  • Evandro Luiz Mendonça Machado
  • Participante 67455
  • Letícia Cândida Pataca
  • Lúcia Maria Porto De Paula.
  • Miranda Titon
  • Yasmine Antonini
  • Carlos Victor Mendonça Filho
Modalidade
Resumo da Graduação (Ensino, Pesquisa, Extensão ou Creditação da Extensão)
Área temática
Ciências Biológicas
Data de Publicação
20/03/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sintegra/742679-fenologia-de-hippeastrum-glaucescens-numa-area-de-turfeiras-da-serra-do-espinhaco-meridional-no-parque-do-rio-pr
ISBN
978-65-272-0387-2
Palavras-Chave
Plantas ornamentais, germinação, crescimento, conservação
Resumo
A fenologia é o estudo dos eventos cíclicos na vida de seres vivos e suas relações com o ambiente. Nesses estudos são avaliados os períodos de floração, frutificação, produção e germinação de sementes. Estudos fenológicos são ainda incipientes na Serra do Espinhaço. Esta região abriga uma diversidade extraordinária, com cerca de 5.000 espécies de plantas vasculares, das quais 40% são exclusivas. Hippeastrum glaucescens (Mart.) Herb. (Amaryllidaceae) é uma espécie que ocorre em áreas de campo limpo seco, próximas às áreas de ecossistemas de turfeiras, na Serra do Espinhaço Meridional. O objetivo deste estudo foi monitorar seus períodos de floração e frutificação e conhecer os aspectos da germinação de sementes dessa espécie, que apresenta hábito herbáceo, 50 a 60 cm de altura, caule bulboso e subterrâneo, com inflorescência vermelha e verde, de grande potencial ornamental. Cerca de trinta indivíduos foram monitorados entre maio de 2021 e setembro de 2023 no Parque Estadual do Rio Preto e, no seu entorno, na Bacia do Rio Araçuaí, dentro do programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração (PELD). Foram registradas as ocorrências dos eventos fenológicos: flor em antese, frutos imaturos e dispersão de sementes. Exsicatas foram coletadas e depositadas no herbário DIAM. As sementes são discóides achatadas e numerosas, com dimensões de aproximadamente de 10,0mm de largura, 13mm de comprimento e 0,7mm de espessura. Foram coletadas 96 sementes de 4 indivíduos para se obter a porcentagem de germinação, que foi realizada em placa de petri sob papel germitest umedecido e mantidas em temperatura e luz ambiente. A espécie é anual e os indivíduos florescem em sincronia, de janeiro a abril. Os frutos são do tipo cápsula, anemocóricos. A taxa de germinação obtida após 28 dias foi de 77%, momento em que foi realizado o transplante para a casa de vegetação (com sistema de nebulização), onde seu desenvolvimento continuará sendo observado. O conhecimento dos dados biológicos desta espécie dá subsídios para a conservação e restauração de áreas e para o uso sustentável da biodiversidade.
Título do Evento
IX Semana da Integração da UFVJM: Ensino, Pesquisa e Extensão
Cidade do Evento
Diamantina
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

REIS, Ana Luiza Vasconcelos et al.. FENOLOGIA DE HIPPEASTRUM GLAUCESCENS NUMA ÁREA DE TURFEIRAS DA SERRA DO ESPINHAÇO MERIDIONAL, NO PARQUE DO RIO PRETO, MG... In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sintegra/742679-FENOLOGIA-DE-HIPPEASTRUM-GLAUCESCENS-NUMA-AREA-DE-TURFEIRAS-DA-SERRA-DO-ESPINHACO-MERIDIONAL-NO-PARQUE-DO-RIO-PR. Acesso em: 12/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes