ANALISANDO O POTENCIAL DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE CONTEÚDOS DE GENÉTICA BÁSICA POR MEIO DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS EM UMA TURMA DO ENSINO MÉDIO

Publicado em 20/03/2024 - ISBN: 978-65-272-0387-2

Título do Trabalho
ANALISANDO O POTENCIAL DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE CONTEÚDOS DE GENÉTICA BÁSICA POR MEIO DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS EM UMA TURMA DO ENSINO MÉDIO
Autores
  • Hugo Cassio Aquino
  • Iury Henrique Fernandes
  • Geraldo Rocha Fernandes
Modalidade
Resumo da Graduação (Ensino, Pesquisa, Extensão ou Creditação da Extensão)
Área temática
Ciências Humanas
Data de Publicação
20/03/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sintegra/738322-analisando-o-potencial-da-historia-e-filosofia-da-ciencia-no-ensino-de-conteudos-de-genetica-basica-por-meio-dos-
ISBN
978-65-272-0387-2
Palavras-Chave
História e Filosofia da Ciência, Sequência Didática, Genética Básica.
Resumo
Este trabalho teve como objetivo analisar o potencial da História e Filosofia da Ciência (HFC) como abordagem para o ensino de conteúdos de genética em uma turma do ensino médio. Assim, foi elaborada uma Sequência Didática (SD), estruturada nos Três Momentos Pedagógicos (3MP), tendo em vista que para autores como Pernambuco (2002, p. 33) apud Fernandes (2022, p. 50) afirmam que os 3 MP “são um dos organizadores utilizados para garantir uma pratica do diálogo”. Os procedimentos metodológicos da pesquisa se caracterizaram por meio da abordagem qualitativa. Os sujeitos que participaram da pesquisa foram 23 estudantes com idades variando de 16 a 18 anos do 3º ano do Ensino Médio, de uma escola estadual no município de Gouveia (MG). Utilizou-se como instrumentos e técnicas para coletar os dados: respostas e falas dos estudantes com relação a problematizações e percepções acerca do conteúdo ao longo das aulas, quiz online com questões de múltipla escolha acerca de conhecimentos adquiridos a respeito da temática de Genética Básica e um questionário impresso contendo questões abertas acerca da temática sobre estrutura e função do DNA por meio da abordagem da HFC. Para analisar os dados desta pesquisa, foi utilizada a Análise Textual Discursiva – ATD de Moraes e Galiazzi (2006). A partir disso, para a realização desta pesquisa, foram criadas três categorias pré-estabelecidas sendo elas: 1. Incorporação da HFC no ensino de Genética Básica; 2. As potencialidades da abordagem histórica e filosófica para o ensino de genética; 3. Avaliação do impacto da HFC na compreensão dos conteúdos de Genética Básica. Após a análise, foi possível verificar que a incorporação da HFC no ensino de Genética básica possibilitou os estudantes construir argumentos mais concretos tendo em vista que, no primeiro momento da sequência didática houve uma reduzida participação de estudantes. Nos outros momentos pedagógicos, os estudantes foram entendendo o contexto e construindo suas próprias percepções, havendo um aumento significativo no interesse e, consequentemente, uma maior participação dos indivíduos, que passaram a analisar a temática abordada com um olhar mais crítico, fundamentado na HFC em comparação com os momentos anteriores. Por conseguinte, vale ressaltar que a abordagem dos conteúdos de Genética com base na HFC possibilitou a exploração de diversos aspectos que vão além dos conceitos e de genética básica. Foram perceptíveis elementos como o contexto social, político, cultural, ético que permeiam o desenvolvimento da ciência e do conhecimento científico.
Título do Evento
IX Semana da Integração da UFVJM: Ensino, Pesquisa e Extensão
Cidade do Evento
Diamantina
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

AQUINO, Hugo Cassio; FERNANDES, Iury Henrique; FERNANDES, Geraldo Rocha. ANALISANDO O POTENCIAL DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE CONTEÚDOS DE GENÉTICA BÁSICA POR MEIO DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS EM UMA TURMA DO ENSINO MÉDIO.. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sintegra/738322-ANALISANDO-O-POTENCIAL-DA-HISTORIA-E-FILOSOFIA-DA-CIENCIA-NO-ENSINO-DE-CONTEUDOS-DE-GENETICA-BASICA-POR-MEIO-DOS-. Acesso em: 08/11/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes