PROPOSIÇÃO DE UM CURRÍCULO DE CIÊNCIAS A PARTIR DA ABORDAGEM TEMÁTICA FREIREANA EM UMA ESCOLA SITUADA NO DISTRITO DE MENDANHA-MG

Publicado em 20/03/2024 - ISBN: 978-65-272-0387-2

Título do Trabalho
PROPOSIÇÃO DE UM CURRÍCULO DE CIÊNCIAS A PARTIR DA ABORDAGEM TEMÁTICA FREIREANA EM UMA ESCOLA SITUADA NO DISTRITO DE MENDANHA-MG
Autores
  • Juliana Alves Torres Gomes
  • Geraldo Rocha Fernandes
Modalidade
Resumo da Graduação (Ensino, Pesquisa, Extensão ou Creditação da Extensão)
Área temática
Projetos e Práticas de Ensino na Educação Básica
Data de Publicação
20/03/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sintegra/737670-proposicao-de-um-curriculo-de-ciencias-a-partir-da-abordagem-tematica-freireana-em-uma-escola-situada-no-distrito
ISBN
978-65-272-0387-2
Palavras-Chave
Ensino de Ciências, Tema Gerador, Investigação Temática, Currículo.
Resumo
Estudos a respeito da elaboração de um currículo crítico para a Educação Básica vem ganhando cada vez mais relevância na área do Ensino em Ciências, dentre eles podemos destacar a Abordagem Temática Freireana (ATF) (DELIZOICOV; ANGOTTI; PERNAMBUCO, 2011), fundamentada na educação libertadora de Paulo Freire (SOUZA et. al., 2014). Este trabalho tem como objetivo realizar uma Investigação Temática, a fim de entender o contexto histórico e socioeconômico de uma escola situada no distrito de Mendanha-MG, e construir uma proposta curricular para o Ensino de Ciências que converse com a realidade local e se articule com a BNCC e o Currículo Referência de Minas Gerais. Para tanto, utilizou-se a síntese da ATF, proposta por Fernandes, Allain e Dias (2022), e trabalhos de Silva e Gehlen (2016) e Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2011). A ATF é dividida em cindo etapas, sendo a aplicação na sala de aula, a partir dos Três Momentos Pedagógicos, como a última. Este trabalho foca-se apenas nas quatro primeiras: a) Levantamento Preliminar da Realidade Local; b) Análise das situações e escolhas das codificações (codificação); c) Descodificação (Diálogos Descodificadores); d) Redução temática. Para a primeira etapa (levantamento preliminar), foi elaborado um dossiê da realidade local (com o levantamento de informações sobre a comunidade escolar, de problemas educacionais e sociais vivenciados pelos estudantes), através de reportagens e mídias sociais. Na codificação (segunda etapa), houve a formação de um círculo de investigação temática, composto pela direção e supervisão da escola, pelo professor de Ciências, pelo professor supervisor de estágio e estagiários, para analisar os dados obtidos e sistematizados no dossiê e selecionar situações que sintetizam as codificações sociais vivenciadas pelos envolvidos, buscando situações-limites (Hipóteses). Na descodificação (terceira etapa), foram realizadas discussões e problematizações pelo círculo de investigação temática, para proposição do tema gerador e de temas dobradiças. Por fim, na redução temática (quarta etapa), obteve-se o tema gerador desta realidade escolar: “A Estrutura Familiar: encontros e desencontros”, e como temas dobradiças: 1. A relação dos estudantes com as tecnologias digitais, 2. Sexualidade e alcoolismo. Com base nestes temas, foram propostos planos de aulas, com diferentes abordagens, para aproximar o currículo vigente à realidade dos estudantes. Esse trabalho se faz importante uma vez que busca romper com o ensino tradicional e ampliar o currículo vigente, a fim de criar uma aproximação de professores e alunos com a realidade local a qual estão inseridos.
Título do Evento
IX Semana da Integração da UFVJM: Ensino, Pesquisa e Extensão
Cidade do Evento
Diamantina
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GOMES, Juliana Alves Torres; FERNANDES, Geraldo Rocha. PROPOSIÇÃO DE UM CURRÍCULO DE CIÊNCIAS A PARTIR DA ABORDAGEM TEMÁTICA FREIREANA EM UMA ESCOLA SITUADA NO DISTRITO DE MENDANHA-MG.. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sintegra/737670-PROPOSICAO-DE-UM-CURRICULO-DE-CIENCIAS-A-PARTIR-DA-ABORDAGEM-TEMATICA-FREIREANA-EM-UMA-ESCOLA-SITUADA-NO-DISTRITO. Acesso em: 08/11/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes