ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: REFLEXÕES SOBRE O AMBIENTE ALFABETIZADOR

Publicado em 20/03/2024 - ISBN: 978-65-272-0387-2

Título do Trabalho
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: REFLEXÕES SOBRE O AMBIENTE ALFABETIZADOR
Autores
  • Wiliane Jessika Silva
  • Maria Amélia de Castro Cotta
Modalidade
Resumo da Graduação (Ensino, Pesquisa, Extensão ou Creditação da Extensão)
Área temática
Ciências Humanas
Data de Publicação
20/03/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sintegra/737218-alfabetizacao-e-letramento--reflexoes-sobre-o-ambiente-alfabetizador
ISBN
978-65-272-0387-2
Palavras-Chave
Ambiente alfabetizador, Alfabetização e letramento, Cultura escrita
Resumo
O estudo sobre o tema em questão é resultante do trabalho de conclusão do curso de Pedagogia e objetiva compreender a função do ambiente alfabetizador no contexto de alfabetização e letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para realizar esse estudo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, a partir de referências teóricas de pesquisadores da área e publicadas em livros e artigos científicos. Os autores considerados foram: Soares ((2003, 2004, 2006- 2016), Silveira (2016), Silva; Silveira e Oliveira (2019), entre outros. O debate sobre ambiente alfabetizador, iniciou-se nos anos 80 e com a emergência da teoria construtivista que se voltou para a criança e seu processo de construção da escrita. A ideia é que a criança possa conviver com materiais escritos e participar ativamente das práticas de leitura e escrita do adulto. O professor nesse contexto é o mediador das experiências da criança e tem por função selecionar e organizar materiais desafiadores com a intenção de mobilizar para a reflexão sobre a língua escrita. Nos anos 2000, a compreensão sobre ambiente alfabetizador foi ressignificada em função dos avanços nos estudos sobre alfabetização e letramento e reflexões sobre as práticas pedagógicas de alfabetização. O ato de alfabetizar ensina às crianças a “tecnologia da escrita”, prática do traçado das letras, da codificação dos fonemas em grafemas e da decodificação dos grafemas em fonemas, da direção da escrita e da leitura, da distribuição espacial do texto, dentre outros. Mas o domínio da técnica não garante ao sujeito o engajamento em todas as atividades nas quais o letramento é exigido na e pela cultura ou grupo social. O ambiente alfabetizador associado à compreensão de alfabetização e letramento reconhece e reafirma a importância da cultura escrita como mediadora de toda prática de alfabetização que precisa ser problematizada e construída pelas crianças e pelas professoras alfabetizadoras. Compreender o ambiente alfabetizador é também refletir sobre o processo de alfabetização e letramento e os sujeitos imersos nesse contexto. A presença de livros, cartazes, textos digitais, revistas, anúncios no âmbito da sala de aula e na escola, é reconhecer a presença da cultura da escrita na nossa sociedade e constatar as práticas sociais e culturais de leitura e escrita mediadas por esses materiais. Do mesmo modo, a ausência desses materiais, também revela o contexto sociocultural em que os sujeitos vivenciam o processo de alfabetização e letramento. Constata-se assim, uma mudança de perspectiva na compreensão da função do ambiente alfabetizador.
Título do Evento
IX Semana da Integração da UFVJM: Ensino, Pesquisa e Extensão
Cidade do Evento
Diamantina
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Wiliane Jessika; COTTA, Maria Amélia de Castro. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: REFLEXÕES SOBRE O AMBIENTE ALFABETIZADOR.. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sintegra/737218-ALFABETIZACAO-E-LETRAMENTO--REFLEXOES-SOBRE-O-AMBIENTE-ALFABETIZADOR. Acesso em: 27/05/2025

Trabalho

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