AVALIAÇÃO DE PH, POTENCIAL REDOX E TEMPERATURA COM SONDA MULTIPARÂMETROS EM DUAS TURFEIRAS MONITORADAS NO SÍTIO PELDTURF NA CHAPADA DO COUTO, SERRA DO ESPINHAÇO MERIDIONAL-MG.

Publicado em 20/03/2024 - ISBN: 978-65-272-0387-2

Título do Trabalho
AVALIAÇÃO DE PH, POTENCIAL REDOX E TEMPERATURA COM SONDA MULTIPARÂMETROS EM DUAS TURFEIRAS MONITORADAS NO SÍTIO PELDTURF NA CHAPADA DO COUTO, SERRA DO ESPINHAÇO MERIDIONAL-MG.
Autores
  • William Júnio do Carmo
  • Alexandre Christófaro Silva
  • Diego Tassinari
  • Abraao Jose Silva Viana
  • Thiago Almeida Andrade Pinto
  • Ricardo Murta Oliveira
  • Tomaz Augusto Cordeiro Ribeiro
Modalidade
Resumos da Pós-Graduação
Área temática
Ciências Agrárias
Data de Publicação
20/03/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sintegra/737048-avaliacao-de-ph-potencial-redox-e-temperatura-com-sonda-multiparametros-em-duas-turfeiras-monitoradas-no-sitio-p
ISBN
978-65-272-0387-2
Palavras-Chave
Áreas úmidas, solos orgânicos, pesquisa ecológica de longa duração, potencial de oxirredução.
Resumo
O Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração financia projetos de pesquisa de longo prazo em diversos ecossistemas brasileiros. O sítio PELDturf localiza-se na Chapada do Couto, Serra do Espinhaço Meridional (SdEM) e desenvolve atividades de pesquisa para monitoramento dos serviços ecossistêmicos e avaliação da biodiversidade em ecossistemas turfeiras. As turfeiras da SdEM, situadas no Bioma Cerrado, ocorrem em locais de elevada sazonalidade climática e pequena variação do nível freático no decorrer do ano, reforçando sua importância como tampões hidrológicos. A degradação dessas turfeiras tem como consequências a subsidência dos solos orgânicos, a redução da disponibilidade de água, o aumento das emissões de gases de efeito estufa e a sobrevivência de espécies, muitas endêmicas. Para que haja a manutenção desses serviços ecossistêmicos, há a necessidade do monitoramento dos recursos naturais, como forma de manter os níveis de qualidade ambiental desejáveis. Nesse sentido, foram realizadas medições com uma sonda multiparâmetros para determinação de pH, potencial redox (Eh) e temperatura em diferentes profundidades. O equipamento é constituído por uma haste metálica para inserção no solo orgânico das turfeiras, com um eletrodo em sua ponta. As medições foram realizadas em duas turfeiras monitoradas no sítio PELDturf, sendo uma preservada, dentro da unidade de conservação (UC) do Parque Estadual do Rio Preto, e outra antropizada, fora da UC. Foram avaliados 15 pontos em cada uma das turfeiras até a profundidade que era possível inserir a sonda. O pH variou pouco entre profundidades e turfeiras, com média geral de 3,96. O Eh e a temperatura apresentaram também pequena variação em profundidade, mas foram marcadamente distintos nas duas turfeiras. A turfeira preservada apresentou menor Eh (208,44 mV) e menor temperatura média (14,14 ºC) que a turfeira antropizada (respectivamente 256,75 mV e 16,41 °C). O menor Eh na turfeira preservada pode estar relacionado à menor variação do lençol freático ao longo do ano, com menor depleção durante a época seca, o que limita a oxigenação do solo orgânico e a sua decomposição aeróbia. Da mesma forma, a diferença de temperatura também pode ser decorrente da antropização na turfeira não protegida pela UC, já que as queimadas e o pastejo reduz a cobertura vegetal, reduzindo o albedo da superfície e aumentando a radiação incidente. A maior disponibilidade de oxigênio (maior Eh) e as maiores temperaturas indicam maior propensão à decomposição e perda de matéria orgânica na turfeira não protegida pela UC e sujeita à antropização.
Título do Evento
IX Semana da Integração da UFVJM: Ensino, Pesquisa e Extensão
Cidade do Evento
Diamantina
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CARMO, William Júnio do et al.. AVALIAÇÃO DE PH, POTENCIAL REDOX E TEMPERATURA COM SONDA MULTIPARÂMETROS EM DUAS TURFEIRAS MONITORADAS NO SÍTIO PELDTURF NA CHAPADA DO COUTO, SERRA DO ESPINHAÇO MERIDIONAL-MG... In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sintegra/737048-AVALIACAO-DE-PH-POTENCIAL-REDOX-E-TEMPERATURA-COM-SONDA-MULTIPARAMETROS-EM-DUAS-TURFEIRAS-MONITORADAS-NO-SITIO-P. Acesso em: 19/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes