RIOBALDO: UM PROFESSOR LEIGO E MESTRE DA CULTURA POPULAR NO “GRANDE SERTÃO: VEREDAS”

Publicado em 20/03/2024 - ISBN: 978-65-272-0387-2

Título do Trabalho
RIOBALDO: UM PROFESSOR LEIGO E MESTRE DA CULTURA POPULAR NO “GRANDE SERTÃO: VEREDAS”
Autores
  • Alcione Aparecida Ferreira
  • Helder De Moraes Pinto
Modalidade
Resumo da Graduação (Ensino, Pesquisa, Extensão ou Creditação da Extensão)
Área temática
Ciências Humanas
Data de Publicação
20/03/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sintegra/736988-riobaldo--um-professor-leigo-e-mestre-da-cultura-popular-no-grande-sertao--veredas
ISBN
978-65-272-0387-2
Palavras-Chave
Professor leigo, educação rural, conhecimento popular.
Resumo
Este trabalho é parte do projeto de iniciação científico titulado “Por uma História da Educação no Grande Sertão: Veredas”, pesquisa realizada no livro de João Guimarães Rosa, de meados do século passado, no qual o objetivo é perceber a tematização da educação escolar pelo autor. Inspirados nas técnicas da pesquisa bibliográfica, alcançamos a presença de atividades escolares em contextos rurais, na primeira metade do século passado. Apontamos a existência de professores atuando sem formação profissional, e de escolas em casas particulares, com ‘limitadas’ condições materiais. Assim, o fenômeno do chamado “professor leigo” foi um fato presente, ou seja, aquele que leciona sem possuir diploma para tal profissão, mas por ter frequentado alguns anos de escola primária participaram da categoria docente. Isso “ficou cunhado, entre nós, como professor leigo, é o correspondente, em outras línguas e locais, ao professor não-titulado” (WARDE, 1986. p. 9). Aliás, a problematização da formação profissional do professor já aparecerá no “Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova de 1932”. Verifica-se que, ao longo segunda metade do século XX, a exigência de formações específicas para o professorado leigo. De acordo com Warde, “a preocupação com a formação de professores, está na Lei 5692/71, que dedicou o Capítulo V, artigos 29 a 40, à formação de recursos humanos para a educação, determinando que a formação de professores será feita em níveis que se elevem progressivamente, ajustando-se às diferenças culturais de cada região do país". Ainda, a “lei estabeleceu os mínimos de formação exigidos para o exercício do magistério e determinou que o professor para as quatro primeiras séries do 1º grau deva ter, pelo menos, habilitação específica de 2º grau, em curso de três séries” (IDEM, p. 19-20). As análises baseadas em situações encontradas no Grande Sertão: veredas conjugadas com informações buscadas em outras fontes, refletindo a respeito processos educacionais escolares e não escolares, apontando que muitos são os estratagemas de formação cultural praticado em determinadas contextos rurais. Enfim, o “professor leigo” figurado no livro, o personagem Riobaldo, não possuía formação profissional, mas contém em seu vocabulário e memórias indícios de ter sido escolarizado. E demostrava conhecimentos diversos da cultura popular, da fauna e flora do sertão, o que o coloca como um exemplar de grande valia para estudar o éthos camponês e sua relação com a cultura escrita.
Título do Evento
IX Semana da Integração da UFVJM: Ensino, Pesquisa e Extensão
Cidade do Evento
Diamantina
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FERREIRA, Alcione Aparecida; PINTO, Helder De Moraes. RIOBALDO: UM PROFESSOR LEIGO E MESTRE DA CULTURA POPULAR NO “GRANDE SERTÃO: VEREDAS”.. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sintegra/736988-RIOBALDO--UM-PROFESSOR-LEIGO-E-MESTRE-DA-CULTURA-POPULAR-NO-GRANDE-SERTAO--VEREDAS. Acesso em: 08/06/2025

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