ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO NUTRICIONAL NA PRESCRIÇÃO DIETÉTICA PARA IDOSOS COM ANALFABETISMO – RELATO DE EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO NUTRICIONAL INCLUSIVA

Publicado em 20/03/2024 - ISBN: 978-65-272-0387-2

Título do Trabalho
ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO NUTRICIONAL NA PRESCRIÇÃO DIETÉTICA PARA IDOSOS COM ANALFABETISMO – RELATO DE EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO NUTRICIONAL INCLUSIVA
Autores
  • NÁTHALY NARA ARAÚJO QUEIROZ
  • Nayara Cristina Faria de Oliveira
  • João Guilherme Baptista Coelho
  • Renato da Silva Alves
  • Lucilene Soares Miranda
Modalidade
Resumos da Pós-Graduação
Área temática
Ciências da Saúde
Data de Publicação
20/03/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sintegra/736789-estrategia-de-educacao-nutricional-na-prescricao-dietetica-para-idosos-com-analfabetismo--relato-de-experiencia-
ISBN
978-65-272-0387-2
Palavras-Chave
Educação Nutricional, Analfabetismo, População idosa, Atendimento inclusivo
Resumo
Segundo censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 5,2 milhões de idosos (60 anos ou mais) não sabem ler e nem escrever. O analfabetismo traz como consequência uma exclusão social e comunicacional da pessoa idosa que pode resultar em um aumento no preconceito já vivenciado por esta população, assim como a dificuldade de acesso à saúde. O nível de escolaridade tem sido apontado como variável capaz de interferir na forma como a população escolhe seus alimentos, a população menos escolarizada pode estar mais suscetível a interpretações errôneas sobre conceitos de alimentação e nutrição, o que alerta para a necessidade de programas de educação alimentar voltadas para esse público. Assim, o atendimento nutricional de idosos com analfabetismo trouxe a problemática de adoção de estratégia de educação nutricional adaptada para essa população, de modo a promover a inclusão em saúde e contribuir para minimizar os agravos das doenças crônicas não transmissíveis. O objetivo do trabalho é relatar a experiência de confecção de material educativo e inclusivo para viabilizar a autonomia das escolhas alimentares adequadas e saudáveis de pacientes idosos analfabetos acompanhados pela equipe de residência multiprofissional em saúde do idoso em uma Estratégia Saúde da Família (ESF). Para desenvolvimento do instrumento de educação nutricional totalmente visual para esse público, foram utilizadas estratégias como imagens de medidas caseiras tradicionais (colheres; conchas; pegadores; xícaras); para orientar a respeito das porções dos alimentos e quantidades a serem ingeridas repetia-se o número desejado de medidas caseiras; para ilustrar os horários das refeições foi anexado ícones de relógio analógico nos horários estabelecidos. Foram anexadas imagens ilustrativas dos alimentos a serem ingeridos em cada refeição, assim como, imagens para sinalizar a hidratação nos intervalos. A lista de substituição de alimentos foi desenvolvida também através das imagens dos grupos alimentares e medidas caseiras, assim como pela classificação NOVA, segundo o atual guia alimentar. Para a complementação das orientações nutricionais foi desenvolvido tabela ilustrativa de alimentos segundo grau de processamento, como também “prato saudável” com ilustração dos grupos alimentares segundo fontes de macro e micronutrientes. Após o uso do instrumento educativo houve relato dos pacientes de melhor compreensão e autonomia para a adoção do planejamento dietético, bem como impactos positivos nos resultados das prescrições avaliados no retorno das intervenções. Em vista disso, o planejamento dietético visual demonstrou ser uma ferramenta educacional mais viável para assegurar a inclusão e autonomia da população idosa analfabeta durante o acompanhamento nutricional.
Título do Evento
IX Semana da Integração da UFVJM: Ensino, Pesquisa e Extensão
Cidade do Evento
Diamantina
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

QUEIROZ, NÁTHALY NARA ARAÚJO et al.. ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO NUTRICIONAL NA PRESCRIÇÃO DIETÉTICA PARA IDOSOS COM ANALFABETISMO – RELATO DE EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO NUTRICIONAL INCLUSIVA.. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sintegra/736789-ESTRATEGIA-DE-EDUCACAO-NUTRICIONAL-NA-PRESCRICAO-DIETETICA-PARA-IDOSOS-COM-ANALFABETISMO--RELATO-DE-EXPERIENCIA-. Acesso em: 22/05/2025

Trabalho

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