AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DO CLIENTE EXTERNO COM A EQUIPE DE ENFERMAGEM RELACIONADA AOS DOMÍNIOS: PROFISSIONAL, EDUCACIONAL E CONFIANÇA DE UM HOSPITAL DE MÉDIO PORTE.

Publicado em 20/03/2024 - ISBN: 978-65-272-0387-2

Título do Trabalho
AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DO CLIENTE EXTERNO COM A EQUIPE DE ENFERMAGEM RELACIONADA AOS DOMÍNIOS: PROFISSIONAL, EDUCACIONAL E CONFIANÇA DE UM HOSPITAL DE MÉDIO PORTE.
Autores
  • Danielle Alves de Castro
  • Paulo Henrique da Cruz Ferreira
  • Liliane da Consolação Campos Ribeiro
  • Heloisa Helena Barroso
  • Jéssica Sabrina Costa
  • Anny Eloysy De Paula Souza
  • Bárbara Ribeiro Barbosa
  • Eliene Pereira Da Silva
Modalidade
Resumo da Graduação (Ensino, Pesquisa, Extensão ou Creditação da Extensão)
Área temática
Ciências da Saúde
Data de Publicação
20/03/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sintegra/736759-avaliacao-da-satisfacao-do-cliente-externo-com-a-equipe-de-enfermagem-relacionada-aos-dominios--profissional-edu
ISBN
978-65-272-0387-2
Palavras-Chave
enfermagem, qualidade da assistência à saúde, satisfação do paciente, gestão da qualidade, avaliação em saúde.
Resumo
O termo satisfação refere-se à visão de um indivíduo sobre a aquisição ou não de algo almejado. Conhecer a visão dos clientes hospitalizados sobre o cuidado de enfermagem pode servir de base para direcionar o planejamento da assistência em consonância com as necessidades dos usuários, o que proporciona o atendimento de qualidade que necessitam. O objetivo deste estudo foi avaliar a satisfação dos clientes com os cuidados de enfermagem recebidos em uma instituição hospitalar no interior de Minas Gerais, e verificar se existem diferenças em relação a três domínios de satisfação: profissional, educacional e confiança. Estudo exploratório e descritivo, de abordagem quantitativa realizada em um hospital de médio porte na região do Alto Jequitinhonha em Minas Gerais. Os participantes foram selecionados/ agrupados por meio de amostra estratificada proporcional, sendo a população do estudo composta por um total de 145 clientes externos, submetidos à internação nas clínicas de convênio, da médica, da cirúrgica e da neurológica. A coleta de dados foi realizada por meio do Instrumento de Satisfação do Paciente (ISP), incluem itens de caráter educacional, confiança e profissional. Participaram da pesquisa 145 pacientes, com um predomínio de indivíduos do sexo masculino n= 86 (59,3%), com idade entre 18 e 59 anos, n= 93 (64,2%) com ensino fundamental incompleto, n= 56 (38,2%), n= 66 (45,5%) casados, com média de permanência hospitalar acima de cinco dias n= 62 (42,8%). Ao avaliar os três domínios do instrumento ISP, a média das respostas obtidas foi de 3,78, demonstrando satisfação com o cuidado de enfermagem recebido. O domínio profissional foi mais bem avaliado (4,01) seguido pelo domínio confiança (3,87) e educacional (3,45). Conclui-se que todos os domínios foram muito bem avaliados pelos entrevistados. Sendo que o domínio educacional necessita de uma atenção maior, uma vez que este foi o que teve uma menor avaliação em função dos demais. O enfermeiro enquanto gestor de uma unidade hospitalar deve sempre estar atento à satisfação dos pacientes a respeito da assistência oferecida, uma vez que é através desta que será possível identificar falhas a serem solucionadas para ofertar um serviço mais bem qualificado.
Título do Evento
IX Semana da Integração da UFVJM: Ensino, Pesquisa e Extensão
Cidade do Evento
Diamantina
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CASTRO, Danielle Alves de et al.. AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DO CLIENTE EXTERNO COM A EQUIPE DE ENFERMAGEM RELACIONADA AOS DOMÍNIOS: PROFISSIONAL, EDUCACIONAL E CONFIANÇA DE UM HOSPITAL DE MÉDIO PORTE... In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sintegra/736759-AVALIACAO-DA-SATISFACAO-DO-CLIENTE-EXTERNO-COM-A-EQUIPE-DE-ENFERMAGEM-RELACIONADA-AOS-DOMINIOS--PROFISSIONAL-EDU. Acesso em: 29/06/2025

Trabalho

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