ANÁLISE DO RENDIMENTO EFETIVO DE MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA

Publicado em 20/03/2024 - ISBN: 978-65-272-0387-2

Título do Trabalho
ANÁLISE DO RENDIMENTO EFETIVO DE MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA
Autores
  • Rafael Nunes Pinheiro
  • Tiago Mendes
Modalidade
Resumo da Graduação (Ensino, Pesquisa, Extensão ou Creditação da Extensão)
Área temática
Engenharias
Data de Publicação
20/03/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sintegra/736520-analise-do-rendimento-efetivo-de-motores-de-combustao-interna
ISBN
978-65-272-0387-2
Palavras-Chave
Motores de Combustão Interna, Motor à Gasolina, Motor a Diesel, Parâmetros Operacionais, Rendimento,
Resumo
Os motores de combustão interna (MCIs) são máquinas térmicas que transformam a energia química oriunda de combustíveis em trabalho mecânico. Entretanto, da totalidade de energia presente no combustível, apenas um pequeno percentual é aproveitado, ou seja, é convertida em trabalho mecânico. Com isso, o objetivo deste estudo foi comparar os parâmetros operacionais de motores a gasolina e a diesel, utilizando dados obtidos por meio de ensaios experimentais. Os MCIs possuem como parâmetros importantes a sua potência efetiva e o torque máximo, ambos podendo ser obtidos por meio do uso de dinamômetros elétricos. Esses dinamômetros funcionam convertendo a energia mecânica em sinais elétricos por meio de sensores. O banco experimental em que foram obtidos os dados foi equipado com um dinamômetro elétrico XL43.1 da Labtrix. Esse banco experimental permite a realização de uma variedade de experimentos, tais como análise de desempenho e eficiências, entre outros. Durante os ensaios foi aplicado cargas no eixo do motor através de controles acionadores ajustáveis pelo operador, permitindo ensaios em diferentes condições de operação. As informações de rotação do motor, vazão de ar e torque foram diretamente obtidas pelos sensores/transdutores, sendo as demais calculadas a partir destas. Durante os ensaios realizados neste estudo foram registrados 25 pontos consecutivos de carga do dinamômetro no eixo para cada motor. Com base nesses dados foi possível calcular os parâmetros operacionais dos motores, com o objetivo de facilitar a compreensão do funcionamento dessas máquinas. Analisando os resultados é visto que, o motor à gasolina possui rendimento efetivo em torno de 20%, enquanto o motor a diesel apresentou rendimento efetivo por volta de 30%. Esses resultados demonstram que há um grande desperdício de energia durante o processo de funcionamento desses motores. Essas perdas são originadas devido as perdas térmicas (calor dissipado) e perdas mecânicas (atrito e acionamentos). Com base nos resultados do estudo foi possível concluir que, de maneira geral, os motores a diesel apresentam rendimentos globais superiores aos motores a gasolina. Da energia presente nos combustíveis, aproximadamente 70% no motor à gasolina e 60 % no motor a diesel é perdida para o meio em forma de calor, seja por refrigeração direta ou indireta, atrito ou por meio dos gases da exaustão. Por isso, a compreensão e estudo dos rendimentos dos motores, bem como das perdas térmicas e mecânicas, são essenciais para a análise e desenvolvimento de tecnologias que resultem em motores de combustão interna de melhor desempenho.
Título do Evento
IX Semana da Integração da UFVJM: Ensino, Pesquisa e Extensão
Cidade do Evento
Diamantina
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PINHEIRO, Rafael Nunes; MENDES, Tiago. ANÁLISE DO RENDIMENTO EFETIVO DE MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA.. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sintegra/736520-ANALISE-DO-RENDIMENTO-EFETIVO-DE-MOTORES-DE-COMBUSTAO-INTERNA. Acesso em: 08/05/2025

Trabalho

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