ANÁLISE GEOQUÍMICA DA ÁGUA SUPERFICIAL E DE ABASTECIMENTO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PIAUÍ-ARAÇUAÍ/MG - PROVÍNCIA LITINÍFERA DO ESTADO DE MINAS GERAIS.

Publicado em 20/03/2024 - ISBN: 978-65-272-0387-2

Título do Trabalho
ANÁLISE GEOQUÍMICA DA ÁGUA SUPERFICIAL E DE ABASTECIMENTO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PIAUÍ-ARAÇUAÍ/MG - PROVÍNCIA LITINÍFERA DO ESTADO DE MINAS GERAIS.
Autores
  • Julielem Caroline Souza
  • Iago Cordeiro Godinho
  • Lilyan de Almeida Cunha
  • Hernando Baggio
Modalidade
Resumos da Pós-Graduação
Área temática
Ciências Exatas e da Terra
Data de Publicação
20/03/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sintegra/736166-analise-geoquimica-da-agua-superficial-e-de-abastecimento-da-bacia-hidrografica-do-rio-piaui-aracuaimg---provinc
ISBN
978-65-272-0387-2
Palavras-Chave
Geoquímica, Recursos Hídricos, Qualidade da água
Resumo
A avaliação da qualidade da água é um assunto que tem respaldo em diversos setores da sociedade, pois há uma demanda crescente por esse recurso devido a possibilidade dos seus usos múltiplos. A qualidade da água superficial da bacia hidrográfica do rio Piauí, localizada na região nordeste de Minas Gerais, mais especificamente, no Vale do Jequitinhonha, enquadra-se nesse contexto. A sub-bacia do rio Piauí, encontra-se inserida entre as seguintes coordenadas geográficas: 16° 40' 59" S de latitude e 41° 52' 59" W de longitude, possuindo aproximadamente 1.275 km² de extensão. O rio Piauí tem sua nascente localizada nos planaltos cristalinos a uma altitude de 1.019m/alt e, sua foz, junto a depressão do rio Jequitinhonha, a aproximadamente 310m/alt. A escolha da bacia se deu em função das particularidades naturais e das características antrópicas presentes nos compartimentos geoambientais envolvidos. No intuito de examinar as mudanças comportamentais geoquímicas das águas sob diferentes estações climáticas, a amostragem foi realizada em duas etapas de campo. Foi adotado uma malha de amostragem de alta densidade, com intervalos de 4.5km de distância entre os pontos de amostragem, totalizando 34 pontos, distribuídos ao longo da bacia hidrográfica. Os parâmetros físico-químicos não conservativos como temperatura, potencial hidrogeniônico, turbidez e outros, foram determinados in situ. Em laboratório, foram analisadas as concentrações totais de alguns compostos químicos, como por exemplo o alumínio e ferro. Foram analisados, ademais, com ICP-OES as concentrações dissolvidas de metais como magnésio, alumínio, cálcio e outros. Os valores mensurados, foram comparados com as diretrizes da Resolução 357/05. Verificou-se que a maioria dos parâmetros físico-químicos se encontram em conformidade com os valores de referência. Os parâmetros pH e oxigênio dissolvido apresentam alterações, provavelmente relacionadas ao uso e ocupação da área no entorno da bacia hidrográfica, tais como: o lançamento de efluentes domésticos in natura, agricultura, silvicultura e mineração, provocando desmatamentos o que ocasiona o desenvolvimento de processos erosivos, alterando dessa forma, a qualidade da água. A análise microbiológica - para Escherichia Coli, foi positiva na maioria dos pontos de amostragem, o que chama atenção para a falta de tratamento dos efluentes domésticos. O quadro ambiental preliminar da qualidade dos recursos hídricos na bacia hidrográfica do rio Piauí, mostra uma interferência de ordem antrópica, no entorno da bacia. O monitoramento geoquímico periódico desses corpos hídricos se faz necessário, sendo estes indispensáveis para a população, fauna e flora, que necessitam desse recurso, pois, influenciam diretamente na sua qualidade.
Título do Evento
IX Semana da Integração da UFVJM: Ensino, Pesquisa e Extensão
Cidade do Evento
Diamantina
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SOUZA, Julielem Caroline et al.. ANÁLISE GEOQUÍMICA DA ÁGUA SUPERFICIAL E DE ABASTECIMENTO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PIAUÍ-ARAÇUAÍ/MG - PROVÍNCIA LITINÍFERA DO ESTADO DE MINAS GERAIS... In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sintegra/736166-ANALISE-GEOQUIMICA-DA-AGUA-SUPERFICIAL-E-DE-ABASTECIMENTO-DA-BACIA-HIDROGRAFICA-DO-RIO-PIAUI-ARACUAIMG---PROVINC. Acesso em: 10/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes