A CONSTRUÇÃO DE UM RELÓGIO DE SOL COMO PRÁTICA LÚDICA PARA A EDUCAÇÃO EM GEOCIÊNCIAS

Publicado em 20/03/2024 - ISBN: 978-65-272-0387-2

Título do Trabalho
A CONSTRUÇÃO DE UM RELÓGIO DE SOL COMO PRÁTICA LÚDICA PARA A EDUCAÇÃO EM GEOCIÊNCIAS
Autores
  • Líliam Teles Silveira Sena
  • Maria Eduarda Carolyne Teixeira
  • Danielle Piuzana Mucida
Modalidade
Resumo da Graduação (Ensino, Pesquisa, Extensão ou Creditação da Extensão)
Área temática
Projetos e Práticas de Ensino na Educação Básica
Data de Publicação
20/03/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sintegra/735989-a-construcao-de-um-relogio-de-sol-como-pratica-ludica-para-a-educacao-em-geociencias
ISBN
978-65-272-0387-2
Palavras-Chave
Relógio de Sol, Ciclos Astronômicos, Divulgação Científica, Ensino-Aprendizagem, Geografia.
Resumo
A criação de materiais artísticos que despertam o interesse de estudantes, desde o ensino fundamental até o ensino superior, desempenha um papel significativo no processo de ensino-aprendizagem. No âmbito da disciplina de Educação em Geociências do curso de Geografia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), é uma prática constante propor a elaboração de materiais de divulgação científica relacionados às geociências. Neste contexto, o propósito deste trabalho é apresentar a construção de um relógio de sol como um recurso de divulgação científica associado à educação em geociências. Para a confecção do relógio de sol, foram utilizados materiais de fácil acesso: um círculo de papelão com 45 centímetros de diâmetro, com um círculo menor em relevo de aproximadamente 20 cm; o gnômon (ponteiro) foi construído a partir de papelão e posicionado no quadrante direito do relógio. A representação do lado diurno, com algarismos romanos de VI a XVIII, foi artisticamente pintada no lado direito do relógio, enquanto o lado noturno foi posicionado no quadrante esquerdo. Além do relógio de sol, uma bússola caseira foi produzida utilizando um copo plástico, uma rolha, um ímã e uma agulha, permitindo que o relógio seja orientado em direção ao norte magnético. Para auxiliar no uso adequado, foi criado um livreto, denominado "Guia do Relógio de Sol", que apresenta a história e o funcionamento do relógio. A prática foi apresentada durante a última aula da disciplina de Educação em Geociências no semestre 2021/2. Devido ao fato da disciplina ser ministrada no período noturno, uma lanterna foi utilizada para que os estudantes pudessem observar o movimento do sol em relação ao gnômon. A prática foi doada ao espaço de divulgação científica GAIA (Geociências, Arte, Interdisciplinaridade e Aprendizagem) e está disponível para uso dos estudantes. Este tipo de prática é elucidativa, não apenas devido à criação artística do material, mas também porque o processo de criação do livreto envolveu pesquisa sobre o funcionamento e as origens do relógio de sol. Além disso, a prática estimula a criatividade no processo de formação e está relacionada ao estudo da atmosfera, abordando os ciclos astronômicos ligados à rotação da Terra, podendo ser utilizado para ensinar sobre as estações do ano e tópicos vinculados.
Título do Evento
IX Semana da Integração da UFVJM: Ensino, Pesquisa e Extensão
Cidade do Evento
Diamantina
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SENA, Líliam Teles Silveira; TEIXEIRA, Maria Eduarda Carolyne; MUCIDA, Danielle Piuzana. A CONSTRUÇÃO DE UM RELÓGIO DE SOL COMO PRÁTICA LÚDICA PARA A EDUCAÇÃO EM GEOCIÊNCIAS.. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sintegra/735989-A-CONSTRUCAO-DE-UM-RELOGIO-DE-SOL-COMO-PRATICA-LUDICA-PARA-A-EDUCACAO-EM-GEOCIENCIAS. Acesso em: 09/09/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes