DA TEORIA À PRÁTICA: A CULTURA MAKER COMO RECURSO NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA OS ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Publicado em 20/03/2024 - ISBN: 978-65-272-0387-2

Título do Trabalho
DA TEORIA À PRÁTICA: A CULTURA MAKER COMO RECURSO NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA OS ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores
  • LETICIA MATTOS DOS ANJOS
  • Mauro Lúcio Franco
Modalidade
Resumos da Pós-Graduação
Área temática
Projetos e Práticas de Ensino na Educação Básica
Data de Publicação
20/03/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sintegra/734687-da-teoria-a-pratica--a-cultura-maker-como-recurso-no-ensino-de-matematica-para-os-alunos-do-6-ano-do-ensino-fund
ISBN
978-65-272-0387-2
Palavras-Chave
Cultura Maker; matemática; metodologia ativa; inovação pedagógica.
Resumo
A Cultura Maker é uma maneira de pensar e de agir que incentiva a experimentação e a criação através da participação ativa em projetos que envolvem construção, eletrônica, tecnologia digital e artes. No âmbito educacional, esse movimento enfatiza a aprendizagem prática e experiencial, permitindo que os alunos aprendam de forma ativa. A matemática está presente em diversas situações do nosso dia a dia, desde as mais simples até as mais complexas. No entanto, vivemos em um cenário educacional onde muitos alunos têm dificuldade em perceber essa presença, a falta de conexão dos estudantes com a Matemática, pode levar à falta de interesse e de motivação para o aprendizado da disciplina. Esta lacuna motivou a concepção deste projeto, que visa responder a seguinte pergunta: Como a Cultura Maker pode contribuir para os alunos visualizaram, em situações cotidianas, a presença e a relevância dos conteúdos de Matemática do 6º ano do Ensino Fundamental, estabelecidos pela BNCC? O objetivo deste projeto foi desenvolver trilhas de conhecimento para criação de um livro didático para professores, apresentando projetos alinhados à Cultura Maker, que integram a Matemática ao cotidiano dos alunos do 6º ano. O livro propõe atividades direcionadas para desenvolver projetos que demonstrem a aplicabilidade dos conhecimentos matemáticos, auxiliando os professores a criar aulas dinâmicas e motivadoras. Como exemplos, vale citar as trilhas: "Mensagens Secretas", que primeira destaca a função essencial dos números primos na criptografia moderna, e "Sinfonia Numérica", que demonstra de que maneira as frações desempenham um papel fundamental na composição musical. A metodologia da pesquisa abrange desde uma pesquisa documental e análise da BNCC até a aplicação prática das trilhas propostas no livro didático, com uso de tecnologias como Makey Makey e Microbit. Os projetos propostos no livro foram aplicados na Escola Pequeno Príncipe (EPP) em Teófilo Otoni/MG, com análises dessas aplicações, incluindo aspectos positivos e desafios, que guiou nos ajustes e melhorias para futuras práticas pedagógicas. Ao se explorar a Cultura Maker no ensino de Matemática, espera-se contribuir para uma educação mais significativa, promovendo uma aprendizagem mais ativa e autônoma. A pesquisa visa ser um recurso valioso para profissionais da educação, que buscam inovar em suas práticas pedagógica. Em conclusão, esta pesquisa busca inspirar professores a adotarem práticas pedagógicas mais criativas, oferecendo um livro pedagógico, com uma abordagem inovadora, que visa tornar o aprendizado mais dinâmico e envolvente para os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental.
Título do Evento
IX Semana da Integração da UFVJM: Ensino, Pesquisa e Extensão
Cidade do Evento
Diamantina
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ANJOS, LETICIA MATTOS DOS; FRANCO, Mauro Lúcio. DA TEORIA À PRÁTICA: A CULTURA MAKER COMO RECURSO NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA OS ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sintegra/734687-DA-TEORIA-A-PRATICA--A-CULTURA-MAKER-COMO-RECURSO-NO-ENSINO-DE-MATEMATICA-PARA-OS-ALUNOS-DO-6-ANO-DO-ENSINO-FUND. Acesso em: 01/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes