SUBLIME TECNOLÓGICO E O CYBERPUNK COMO FUTURO DO CAPITALISMO

Publicado em 20/03/2024 - ISBN: 978-65-272-0387-2

Título do Trabalho
SUBLIME TECNOLÓGICO E O CYBERPUNK COMO FUTURO DO CAPITALISMO
Autores
  • Ícaro José Santos Paulo
Modalidade
Resumos da Pós-Graduação
Área temática
Ciências Humanas
Data de Publicação
20/03/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sintegra/733710-sublime-tecnologico-e-o-cyberpunk-como-futuro-do-capitalismo
ISBN
978-65-272-0387-2
Palavras-Chave
Cyberpunk. Tecnologia. Futuro. Capitalismo.
Resumo
Considerando o contexto atual de grande aceleração das interações entre organismos e máquinas, o presente estudo tem o objetivo de analisar a forma que a tecnologia e o capitalismo são retratados no modo estético narrativo cyberpunk. Tentando alcançar conclusões parciais sobre as atitudes que caracterizam perspectivas de manutenção do planeta para os indivíduos-ciborgues, híbridos de organismos e máquinas, pretendeu-se abordar a crítica comum dessas narrativas: alta tecnologia vindoura e baixa qualidade de vida. Assim, o estudo buscou a associação entre essa possibilidade de futuro e observações teóricas sobre: (1) representações de imagens e signos na pós-modernidade; (2) o uso da cultura de massa como elemento sintético da análise social, sobretudo nas artes digitais e audiovisuais; (3) a apropriação da crítica ao capitalismo tardio através da normalização de características imaginadas para o futuro, perpetuando o atual modelo; e (4) a formação do ideário tecnológico dominante de manutenção do capital em contraste com a insurgência de epistemologias alternativas contra a dominação capitalista, colonialista, ocidentalizada e patriarcal. Para isso, iconografias do jogo eletrônico de RPG de ação Cyberpunk 2077, lançado em 2020 e jogado numa perspectiva em primeira pessoa, foram utilizados para exemplificar a associação pretendida, sendo que o jogo contempla uma narrativa futurista onde o Estado não é capaz de impedir o controle do território exercido por corporações e, além disso, a promessa de seus desenvolvedores é de apresentar elementos suficientes para a imaginação do jogador andar nas ruas do futuro. Com isso, aproximando-se das observações de Fredric Jameson e Néstor García Canclini sobre a influência e o uso da cultura de massa, ao utilizar a estética cyberpunk como um elemento sintético da sociedade contemporânea, foi possível analisar a significância das representações artísticas como representações características da pós-modernidade, incluindo também uma análise mais específica ao audiovisual; unindo-se ao desenvolvimento do estudo o conteiro de realismo capitalista proposto por Mark Fisher. Assim, com uma análise iconográfica do jogo em comparação a elementos destacados por Fisher - como a aceitação de uma catástrofe global nas narrativas e representação de inúmeras inovações tecnológicas e marcas - o estudo conseguiu identificar aspectos visuais do jogo, e tendências e atitudes mais gerais que podem ter grandes significações ao retratadas nas artes, podendo ser problematizadas também como ferramentas de educação não-escolar que fomentam o imaginário. As consequências da banalização desse cenário podem ajudar a limitar nossas possibilidades de escape do contexto de (poli)crise climática e ebulição global acelerada.
Título do Evento
IX Semana da Integração da UFVJM: Ensino, Pesquisa e Extensão
Cidade do Evento
Diamantina
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PAULO, Ícaro José Santos. SUBLIME TECNOLÓGICO E O CYBERPUNK COMO FUTURO DO CAPITALISMO.. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sintegra/733710-SUBLIME-TECNOLOGICO-E-O-CYBERPUNK-COMO-FUTURO-DO-CAPITALISMO. Acesso em: 16/07/2025

Trabalho

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