ADAPTAÇÃO E PADRONIZAÇÃO DE TESTE DE CALORIMETRIA INDIRETA PARA DETERMINAÇÃO DA TERMOGÊNESE INDUZIDA PELA DIETA EM CAMUNDONGOS ALIMENTADOS COM DIETAS BALANCEADA E OBESOGÊNICA.

Publicado em 20/03/2024 - ISBN: 978-65-272-0387-2

Título do Trabalho
ADAPTAÇÃO E PADRONIZAÇÃO DE TESTE DE CALORIMETRIA INDIRETA PARA DETERMINAÇÃO DA TERMOGÊNESE INDUZIDA PELA DIETA EM CAMUNDONGOS ALIMENTADOS COM DIETAS BALANCEADA E OBESOGÊNICA.
Autores
  • Maria Thereza Otoni Figueiró
  • Mateus Ferreira Mendes
  • Edivania Cordeiro dos Santos
  • Artenizia Criste Lima
  • Elizabethe Adriana Esteves
Modalidade
Resumo da Graduação (Ensino, Pesquisa, Extensão ou Creditação da Extensão)
Área temática
Ciências da Saúde
Data de Publicação
20/03/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sintegra/732987-adaptacao-e-padronizacao-de-teste-de-calorimetria-indireta-para-determinacao-da-termogenese-induzida-pela-dieta-e
ISBN
978-65-272-0387-2
Palavras-Chave
Obesidade. Taxa metabólica basal. Taxa metabólica pós-prandial. Termogênese induzida pela dieta.
Resumo
O gasto energético é um dos pilares da homeostase energética, que refere-se ao processo biológico responsável pela manutenção do peso corporal. Dentre os componentes do gasto energético diário, a termogênese induzida pela dieta (TID) é o mais diretamente influenciado pela composição em macronutrientes da dieta. Não identificamos na literatura um protocolo detalhadamente descrito para o estudo da TID em camundongos, sendo estes modelos, importantes na pesquisa experimental em nutrição humana. Assim, nosso objetivo foi adaptar um protocolo padronizado e reprodutível para determinar a termogênese induzida pela dieta (TID) em camundongos alimentados com dietas balanceada e obesogênica. Para isso, 16 camundongos da linhagem Swiss, machos e com 15 semanas de idade foram distribuídos em dois grupos experimentais (n=9) sendo: C, que recebeu dieta controle (balanceada) e HFD, que recebeu dieta hiperlipídica (60% kcal de lipídeos) por oito semanas. A ingestão alimentar e a massa corporal foram monitoradas ao longo do experimento. Todos os animais foram submetidos ao final, à análise do consumo de oxigênio e produção de dióxido de carbono por calorimetria indireta em condições padronizadas para a determinação da taxa metabólica basal (TMB), da taxa metabólica pós-prandial (TMPP) e da termogênese induzida pela dieta (TID). As condições utilizadas foram: temperatura do ambiente: 21 a 23 oC; jejum de 12 horas; ingestão de 1 grama de dieta controle ou obesogênica; máximo de alteração no VO2 e no VCO2 na câmara metabólica durante o teste: 1%. Ao final, do período experimental, os animais do grupo HFD ingeriram mais calorias e mais lipídeos, sendo suas massas corporais aproximadamente 23% superiores aos animais controles (p<0,05). A TMB e TMPP foram inferiores para o grupo HFD (p<0,05). O mesmo ocorreu com a TID (p<0,05). Em condições controladas foi possível determinar a TID em camundongos Swiss machos alimentados com dietas balanceada e hiperlipídica. Em conformidade com a literatura, observamos redução da TID em função da ingestão excessiva de lipídeos. Nosso próximo passo será repetir o experimento nas condições previamente determinadas e verificar a sua reprodutibilidade.
Título do Evento
IX Semana da Integração da UFVJM: Ensino, Pesquisa e Extensão
Cidade do Evento
Diamantina
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FIGUEIRÓ, Maria Thereza Otoni et al.. ADAPTAÇÃO E PADRONIZAÇÃO DE TESTE DE CALORIMETRIA INDIRETA PARA DETERMINAÇÃO DA TERMOGÊNESE INDUZIDA PELA DIETA EM CAMUNDONGOS ALIMENTADOS COM DIETAS BALANCEADA E OBESOGÊNICA... In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sintegra/732987-ADAPTACAO-E-PADRONIZACAO-DE-TESTE-DE-CALORIMETRIA-INDIRETA-PARA-DETERMINACAO-DA-TERMOGENESE-INDUZIDA-PELA-DIETA-E. Acesso em: 18/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes