AVALIAÇÃO DA VIABILIDADE DO USO DE RESÍDUO MINERAL DO PROCESSAMENTO DE LÍTIO COMO FERTILIZANTE NO CULTIVO DA MAMONA (RICINUS COMMUNIS L.)

Publicado em 20/03/2024 - ISBN: 978-65-272-0387-2

Título do Trabalho
AVALIAÇÃO DA VIABILIDADE DO USO DE RESÍDUO MINERAL DO PROCESSAMENTO DE LÍTIO COMO FERTILIZANTE NO CULTIVO DA MAMONA (RICINUS COMMUNIS L.)
Autores
  • Aline Aparecida Andrade Costa
  • Alexandre Sylvio Vieira da Costa
  • Abraao Jose Silva Viana
  • Márcia Regina da Costa
  • Alexandre Andrade Fernandes
  • Giovane Sebsatião de Souza
  • Jackson Paulo Silva Souza
Modalidade
Resumos da Pós-Graduação
Área temática
Ciências Agrárias
Data de Publicação
20/03/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sintegra/732616-avaliacao-da-viabilidade-do-uso-de-residuo-mineral-do-processamento-de-litio-como-fertilizante-no-cultivo-da--mam
ISBN
978-65-272-0387-2
Palavras-Chave
fertilizante, lítio, meio ambiente, Ricinus communis L.,resíduos industriais
Resumo
A extração de Lítio em Araçuaí/MG a partir do espodumênio resulta na geração de resíduos de Silicato. Esses resíduos contêm elementos químicos, como Ca, P, K, S, Fe, etc, que possuem potencial para serem aproveitados como fertilizantes. A mamona, uma planta oleaginosa utilizada na produção de biodiesel e em diversos produtos, enfrenta desafios relacionados ao custo de produção. Diante disso, o objetivo deste estudo é avaliar a viabilidade do uso de resíduos da extração de Lítio como fertilizante na produção de mamona. O experimento foi conduzido em estufa localizada no Campus JK da UFVJM, utilizando delineamento em blocos casualizados com fatorial 2x7 (4 repetições). As dosagens dos resíduos foram determinadas empiricamente, pois não existem pesquisas prévias sobre utilização desses resíduos. No 1º tratamento, foram aplicadas doses de Resíduo de Silicato (0; 1; 2; 4; 6; 8 e 10t/ha) + Resíduo de Finos de Forno (0; 0,1; 0,2; 0,4; 0,6; 0,8 e 1,0t/ha) + 50% de fertilizante. No 2° tratamento, foram testadas 7 doses de Resíduo de Silicato (0; 1; 2; 4; 6; 8 e 10t/ha). Após 180 dias, realizou-se análises químicas nos resíduos, solo e partes das plantas (raízes, caule e folhas), e avaliações de desenvolvimento e teor de óleo das plantas. Os dados obtidos foram submetidos a análises estatísticas. Os resultados das análises químicas revelaram presença de Lítio nos resíduos, e em ambos tratamentos apresentaram absorção desse elemento pelas plantas. Em comparação entre tratamentos, o tratamento 1 apresentou maiores médias de concentração de Lítio: 2,26 mg dm-3 (solo); 25,86 mg/Kg (raízes); 68,03 mg/Kg (folhas) e 17,53 mg/Kg (caule). O tratamento 2 apresentou concentrações menores: 1,99 mg dm-3(solo); 16,93 mg/Kg (raízes), 28,55 mg/Kg (folhas) e 7,53 mg/Kg (caule). Durante a análise do solo, observou-se aumento nos teores de K2O, P2O e CTC efetiva de Ca e K2O ao utilizar o 1º tratamento. Em relação ao desenvolvimento das plantas e teor de óleo, dosagens de 8 e 10 t/ha+1,0t/ha+50% de fertilizante do 1º tratamento apresentaram maior desenvolvimento nas análises agronômicas e alto teor de óleo (35%). O uso dos resíduos como fertilizante no cultivo da mamona mostrou ser promissor, melhorar o solo e ter viabilidade, além de contribuir para redução dos impactos ambientais causados pelo descarte inadequado desses resíduos.
Título do Evento
IX Semana da Integração da UFVJM: Ensino, Pesquisa e Extensão
Cidade do Evento
Diamantina
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

COSTA, Aline Aparecida Andrade et al.. AVALIAÇÃO DA VIABILIDADE DO USO DE RESÍDUO MINERAL DO PROCESSAMENTO DE LÍTIO COMO FERTILIZANTE NO CULTIVO DA MAMONA (RICINUS COMMUNIS L.).. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sintegra/732616-AVALIACAO-DA-VIABILIDADE-DO-USO-DE-RESIDUO-MINERAL-DO-PROCESSAMENTO-DE-LITIO-COMO-FERTILIZANTE-NO-CULTIVO-DA--MAM. Acesso em: 16/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes