CONHECER PARA PRESERVAR: PATRIMÔNIO MATERIAL E IMATERIAL DA CIDADE DE DIAMANTINA, MINAS GERAIS

Publicado em 20/03/2024 - ISBN: 978-65-272-0387-2

Título do Trabalho
CONHECER PARA PRESERVAR: PATRIMÔNIO MATERIAL E IMATERIAL DA CIDADE DE DIAMANTINA, MINAS GERAIS
Autores
  • Lucas dos Santos Luna
  • Marcelo Fagundes
Modalidade
Resumo da Graduação (Ensino, Pesquisa, Extensão ou Creditação da Extensão)
Área temática
Ciências Humanas
Data de Publicação
20/03/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sintegra/725835-conhecer-para-preservar--patrimonio-material-e-imaterial-da-cidade-de-diamantina-minas-gerais
ISBN
978-65-272-0387-2
Palavras-Chave
Patrimônio cultural. Estudantes. Sala de aula. Pessoas. Diamantina. Minas Gerais.
Resumo
A pesquisa de Iniciação Científica “Conhecer para Preservar: patrimônio material e imaterial da cidade de Diamantina, Minas Gerais”, tem o intuito de divulgar a Educação Patrimonial diamantinense, sobretudo nas escolas, com iniciativas voltadas para a valorização e preservação do patrimônio das comunidades que habitam a cidade, não apenas enaltecendo o arquitetônico ou paisagístico. O Centro Histórico de Diamantina foi tombado em 1938 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), sendo de extrema importância a realização de ações educativas, além de estratégias de proteção e preservação deste patrimônio. Contudo, a pesquisa tem ciência que o patrimônio diamantinense vai além do material ou edificado, onde as expressões artísticas ou culturais, além da vida de cada indivíduo, são vistas como modificadoras e de suma importância para a sociedade. Assim sendo, nosso objetivo é compreender as necessidades e as razões da preservação do patrimônio diamantinense, indo além do patrimônio material (arquitetônico e/ou paisagístico). Partimos do pressuposto que não se trata apenas de transformação, mas de desconstrução do espaço vivido, no qual os sujeitos podem reconhecer sua própria existência (e afetos) e se sentir o pertencimento sobre este patrimônio cultural. Como metas teremos: (a) Produção de folhetos ou cartinha para serem usados em sala de aula; (b) Trabalho artísticos dos estudantes: promovendo uma exposição dos desenhos ou ilustrações do que eles entendem como patrimônio cultural em seu contexto de vivência; (c) Realização de exercícios, onde cada estudante deve trazer para sala de uma foto antiga, roupas de infância, álbuns de figurinhas, brinquedos antigos ou uma receita da avó, sendo que toda pessoa guarda algum tipo de materialidade que remete a experiência vivida em seu passado, ainda que seja recente. (d) Visita no centro de histórico da cidade. Nossa projeto, assim, busca a valorização das pessoas e seus patrimônios, valorando e preservando o patrimônio edificado, mas relegando às pessoas um papel importante, como agentes ativos na composição e nas trajetórias históricas diamantinenses.
Título do Evento
IX Semana da Integração da UFVJM: Ensino, Pesquisa e Extensão
Cidade do Evento
Diamantina
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LUNA, Lucas dos Santos; FAGUNDES, Marcelo. CONHECER PARA PRESERVAR: PATRIMÔNIO MATERIAL E IMATERIAL DA CIDADE DE DIAMANTINA, MINAS GERAIS.. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sintegra/725835-CONHECER-PARA-PRESERVAR--PATRIMONIO-MATERIAL-E-IMATERIAL-DA-CIDADE-DE-DIAMANTINA-MINAS-GERAIS. Acesso em: 01/05/2025

Trabalho

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