A ESTÉTICA POLÍTICA DO BOLSONARISMO: UMA PROPOSTA TAXONÔMICA A PARTIR DA ANÁLISE DE MEMES NO INSTAGRAM DO CLÃ BOLSONARO

Publicado em 13/07/2025 - ISBN: 978-65-272-1588-2

Título do Trabalho
A ESTÉTICA POLÍTICA DO BOLSONARISMO: UMA PROPOSTA TAXONÔMICA A PARTIR DA ANÁLISE DE MEMES NO INSTAGRAM DO CLÃ BOLSONARO
Autores
  • Gislaine Bagagi Lima
Modalidade
Resumo Expandido para Publicação em Anais
Área temática
GT02 -Democracia, Participação Política e Internet
Data de Publicação
13/07/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sinjuve-semanaciso-univasf-554279/1181325-a-estetica-politica-do-bolsonarismo--uma-proposta-taxonomica-a-partir-da-analise-de-memes-no-instagram-do-cla-bo
ISBN
978-65-272-1588-2
Palavras-Chave
Clã Bolsonaro, estética política, memes políticos, taxonomia, bolsonarismo.
Resumo
RESUMO Este trabalho analisa a comunicação política do clã Bolsonaro no Instagram, no mês de setembro de 2022, período marcado pelas campanhas eleitorais e o bicentenário da Independência do Brasil. O objetivo da pesquisa é compreender como a estética política bolsonarista é estruturada e difundida através de memes publicados pelos perfis oficiais dos membros da família Bolsonaro: Jair Bolsonaro, sua esposa Michelle, e seus filhos Flávio, Eduardo, Carlos e Jair Renan. Para isso, utilizou-se a análise qualitativa de conteúdo (BARDIN, 2011), em três fases: identificação dos memes políticos; exploração do material para elaboração de categorias estéticas; e tratamento dos resultados. Foram coletados e analisados 666 memes, a partir dos quais se propôs uma taxonomia composta por seis categorias: estética ideológica, estética do apelo religioso, estética da emergência do caos, estética “nós x eles”, estética do progresso e estética do mito. A pesquisa evidencia como essas categorias operam como dispositivos estratégicos de reforço identitário e mobilização política, consolidando a estética bolsonarista enquanto tecnologia política (SCHWARCZ, 2020; CESARINO, 2019). 1. INTRODUÇÃO O bolsonarismo, enquanto fenômeno político e cultural, consolidou-se através de uma estética política que mobiliza símbolos patrióticos, narrativas de crise e uma forte retórica de polarização, conforme analisado por Schwarcz (2020). Tal fenômeno encontra nas redes sociais um espaço privilegiado para sua difusão, especialmente pela capacidade dessas plataformas de potencializar vínculos afetivos e morais com os seguidores (CESARINO, 2019). Assim, compreender a estética bolsonarista requer atenção ao modo como os elementos simbólicos são articulados nas mídias digitais, especialmente através dos memes políticos. O referencial teórico ancora-se na concepção dos memes como instrumentos estratégicos de comunicação política, como destaca Chagas (2018, p. 5), “os memes são peças centrais na disputa discursiva, funcionando como ferramentas de propagação ideológica”. A metodologia aplicada foi a análise qualitativa de conteúdo, conforme proposta de Bardin (2011), a qual se desenvolveu em três etapas: (1) pré-análise, com a identificação dos memes políticos; (2) exploração do material, possibilitando a criação das categorias estéticas; e (3) tratamento dos resultados, que permitiu sistematizar as práticas comunicacionais do clã Bolsonaro no Instagram. No total, foram coletados, com o auxílio da plataforma APIFY, 666 memes publicados nos perfis de Jair Bolsonaro, Michelle Bolsonaro e seus filhos Flávio, Carlos, Eduardo e Jair Renan, durante o mês de setembro de 2022. A partir dessa coleta, foi desenvolvido um banco de dados contendo os links e as datas das publicações. Em seguida, procedeu-se à análise manual do conteúdo, que resultou na proposição de uma tipologia composta por seis categorias estéticas, as quais buscam sintetizar as principais estratégias discursivas do bolsonarismo. 2. ANÁLISE E COMENTÁRIO DO CONTEÚDO A análise evidenciou padrões recorrentes na comunicação do clã Bolsonaro, organizados nas seguintes categorias: 1. Estética Ideológica: As publicações possuem conteúdo de cunho ideológico e conservador, abordando temas como aborto e política de drogas. Para Schwarcz (2020), a lógica de poder articula-se com um projeto estético que privilegia a exaltação de valores como pátria, família, ao mesmo tempo em que estimula e explora a polarização social. 2. Estética do Apelo Religioso: Reforça a relação do bolsonarismo com o cristianismo, defendendo a ideia de um Brasil cristão com valores familiares conservadores. Em determinados momentos flerta com o judaísmo, relembrando a relação com o estado de Israel. 3. Estética da Emergência do Caos: As publicações provocam medo e incertezas, ressaltando possíveis cenários de caos econômico e social caso Bolsonaro perca as eleições. Utilizam uma retórica de uma ameaça comunista, censura e perda de liberdade. 4. Estética “Nós x Eles”: Posts direcionados a atacar tudo que consideram oposição a Bolsonaro, designando-os como “eles”. Incluindo ataques a políticos e partidos políticos, em especial à esquerda, ao Partido dos Trabalhadores (PT), a Luís Inácio Lula da Silva, além de instituições como o STF e a imprensa. Remete o que Laclau (2005) denomina de eixo da diferença, que seria a divisão antagonista de amigo e inimigo, remetendo aos discursos do “nós contra eles”, e o eixo da equivalência, que aproxima o líder do “povo”. 5. Estética do Progresso: promove as realizações do governo Bolsonaro, exaltando políticas públicas e ações governamentais, como a transposição do Rio São Francisco e a redução do preço dos combustíveis. 6. Estética do Mito: consiste na exaltação da figura de Jair Bolsonaro como líder carismático, herói nacional e salvador da pátria, muitas vezes representado como um homem simples e próximo do povo. De acordo com Cesarino (2020), o carisma pessoal de Jair Bolsonaro foi disseminado através de uma versão neoliberal de culto à personalidade, sintetizada na alcunha de “mito”. Embora algumas publicações apresentem elementos que poderiam ser enquadrados em mais de uma categoria estética, optou-se, na análise, por considerar aquela que se destaca como predominante, compreendendo que a estética mais proeminente corresponde à intenção principal de comunicação e transmissão da mensagem. 3. CONSIDERAÇÕES FINAIS A pesquisa propôs uma nova tipologia analítica para compreender a estética política bolsonarista, composta por seis categorias que sintetizam as principais estratégias discursivas e simbólicas mobilizadas pelo clã Bolsonaro no Instagram. As categorias operam como dispositivos afetivos e performativos, promovendo uma identidade política conservadora e polarizadora, consolidando o bolsonarismo como uma tecnologia política eficaz. Assim, este estudo contribui de forma original para os debates sobre estética política no ambiente digital, podendo ser aplicado e refinado em futuras investigações sobre comunicação política e cultura política nas redes sociais. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011. CESARINO, Letícia. Como vencer uma eleição sem sair de casa: a ascensão do populismo digital no Brasil. Internet & Sociedade, v. 1, n. 1: p. 91-120. 2020. CESARINO, Letícia. Identidade e representação no bolsonarismo. Revista de Antropologia, v. 62, n. 3: p. 530-557. 2019 CHAGAS, Viktor. A febre dos memes de política. Famecos: Mídia, Cultura e Tecnologia, Porto Alegre, v. 25, n. 1, p. 1-26, 2018. LACLAU, Ernesto. On populist reason. Londres: Verso. 2005. SCHWARCZ, Lilia Moritz. Bolsonaro e o seu reino: retóricas visuais de poder. Revista Zum, Rio de Janeiro, jul. 2020. Disponível em: https://revistazum.com.br/zum-quarentena/bolsonaro-e-seu-reino. Acesso em: 23 mai. 2025.
Título do Evento
II SIMPÓSIO INTERNACIONAL JUVENTUDES E EDUCAÇÃO - SINJUVE & XI SEMANA DE CIÊNCIAS SOCIAIS - UNIVASF
Cidade do Evento
Juazeiro
Título dos Anais do Evento
Dossiê Conjunto de Produções Acadêmicas da 2ª Edição do Simpósio Internacional sobre Juventudes e Educação e 11ª Edição da sSemana de Ciências Sociais/UNIVASF
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LIMA, Gislaine Bagagi. A ESTÉTICA POLÍTICA DO BOLSONARISMO: UMA PROPOSTA TAXONÔMICA A PARTIR DA ANÁLISE DE MEMES NO INSTAGRAM DO CLÃ BOLSONARO.. In: Dossiê Conjunto de Produções Acadêmicas da 2ª Edição do Simpósio Internacional sobre Juventudes e Educação e 11ª Edição da sSemana de Ciências Sociais/UNIVASF. Anais...Juazeiro(BA) Complexo Multieventos/UNIVASF, 2025. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sinjuve-semanaciso-univasf-554279/1181325-A-ESTETICA-POLITICA-DO-BOLSONARISMO--UMA-PROPOSTA-TAXONOMICA-A-PARTIR-DA-ANALISE-DE-MEMES-NO-INSTAGRAM-DO-CLA-BO. Acesso em: 02/08/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes