TRAJETÓRIAS INTERROMPIDAS: EVASÃO ESCOLAR ENTRE JOVENS RURAIS DA COMUNIDADE FORMOSA (BAIXA GRANDE DO RIBEIRO-PI)

Publicado em 13/07/2025 - ISBN: 978-65-272-1588-2

Título do Trabalho
TRAJETÓRIAS INTERROMPIDAS: EVASÃO ESCOLAR ENTRE JOVENS RURAIS DA COMUNIDADE FORMOSA (BAIXA GRANDE DO RIBEIRO-PI)
Autores
  • Salvadora Carine Delfino de Sousa
  • Antonio Lucas Cordeiro Feitosa
Modalidade
Resumo Expandido para Publicação em Anais
Área temática
GT 05 - Juventudes e seus territórios (urbanidades e ruralidades)
Data de Publicação
13/07/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sinjuve-semanaciso-univasf-554279/1180856-trajetorias-interrompidas--evasao-escolar-entre-jovens-rurais-da-comunidade-formosa-(baixa-grande-do-ribeiro-pi)
ISBN
978-65-272-1588-2
Palavras-Chave
Juventude rural. Ensino básico no campo. Escola do campo. Desigualdades educacionais.
Resumo
1. INTRODUÇÃO Historicamente, as experiências de jovens urbanos têm sido priorizadas em estudos e políticas públicas, deixando-se de lado os jovens do campo e criando sobre eles uma invisibilidade (Carneiro, 2008). Diante disso, esta pesquisa focaliza a comunidade rural Formosa, a 150 quilômetros da sede urbana de Baixa Grande do Ribeiro-PI, com o objetivo de compreender a interrupção da trajetória educacional de seus jovens (Sousa, 2025). Baixa Grande do Ribeiro está localizada no sudoeste do Piauí, a 580 quilômetros de Teresina. Em 2022, a população total do município era de 13.272 habitantes, sendo que 14,91% dos moradores com 15 anos ou mais não eram alfabetizados (Censo de 2022). O interesse pelo tema parte da experiência da primeira autora, que é natural de Formosa. Assim como seus irmãos, ela precisou migrar para Bom Jesus-PI, a 232 km de Baixa Grande, para cursar o ensino médio, pois sua comunidade não oferecia essa etapa de ensino. Além dessa mudança para a cidade mais central do sudoeste piauiense, seus pais tiveram que construir uma casa em Bom Jesus para viabilizar a estadia dos filhos, o que também possibilitou sua graduação. Logo, como alguém que cresceu e iniciou os estudos em Formosa, a autora percebeu que muitos jovens da comunidade não seguem estudando após o ensino fundamental ou migram para Bom Jesus, quando têm condições, o que é considerado mais fácil do que se deslocar para a sede urbana de Baixa Grande. Diante da problemática, foram realizadas entrevistas com jovens de Formosa que não chegaram a ingressar no ensino médio. As entrevistas ocorreram em 2024 e o TCLE foi utilizado. 2. ANÁLISE E COMENTÁRIO DO CONTEÚDO Foram entrevistados seis jovens (três homens e três mulheres), com idades entre 22 e 33 anos. Todos os entrevistados descreveram uma infância em que o acesso à educação foi garantido até certo ponto, mas marcado dificuldades. A principal delas era a distância entre suas casas e as escolas, o que dificultava a frequência e o desempenho escolar, além da falta de infraestrutura adequada nas instituições de ensino. Todos os entrevistados afirmaram que estudaram em escolas públicas rurais. Uma das escolas estava situada na comunidade Estrivo e a outra na própria Formosa. A distância entre as duas comunidades é de aproximadamente 5 quilômetros, o que, muitas vezes, representava um desafio adicional, especialmente para quem precisava percorrer esse trajeto a pé ou em transporte precário. Uma das escolas contava com estrutura mínima, com apenas uma professora, que também exercia a função de merendeira, e com turmas multisseriadas. Também foi mencionado o fechamento de escolas, o que obrigava os estudantes a se deslocarem para localidades distantes. Dos três homens entrevistados, apenas um é casado e tem filhos, enquanto os outros dois são solteiros e sem filhos. Todos eles estão envolvidos em trabalhos agrícolas (vaqueiro, serviços gerais em fazenda e lavrador). Já as mulheres, todas estão casadas, têm filhos e se dedicam a atividades mais domésticas (dona de casa ou confeiteira). Os homens interromperam os estudos ao concluírem a oitava série, enquanto as mulheres chegaram a iniciar o ensino médio em alguma cidade, mas logo interromperam. Os homens entrevistados optaram por permanecer no campo e ajudar os pais no trabalho após a conclusão do ensino fundamental. Todos eles tiveram que abandonar a escola porque suas famílias não possuíam recursos suficientes para mantê-los na cidade, onde a continuidade dos estudos era possível. A necessidade de trabalhar para ajudar no sustento familiar, aliada à falta de infraestrutura educacional adequada no campo, conduziu esses jovens a escolhas que priorizaram a sobrevivência econômica em detrimento da educação. A conclusão da oitava série marca um ponto de inflexão na vida deles, uma vez que a continuidade dos estudos entra em conflito com as exigências da vida adulta e a falta de recursos. Por outro lado, todos os três sinalizaram o interesse dos pais e deles próprios em continuar estudando. Já as mulheres entrevistadas, chegaram a iniciar o ensino médio na cidade de Baixa Grande ou Bom Jesus, mas logo o interromperam. Em relação a elas, as responsabilidades familiares contrariadas com o casamento, a gravidez e a necessidade de cuidar dos filhos aparecem como fatores que levaram a interrupção do ensino básico. Seus relatos evidenciam um padrão de interrupção educacional que articula expectativas sociais, responsabilidades familiares e limitações estruturais. A migração das jovens rurais para áreas urbanas a fim de continuar os estudos reflete desafios estruturais significativos, como a ausência de escolas de ensino médio nas comunidades, mas também o investimento familiar na educação das mulheres. Segundo Martins (2021), o acesso das jovens à educação é frequentemente associado à possibilidade de "mudar de vida", garantindo-lhes maior autonomia e, muitas vezes, favorecendo sua migração para áreas urbanas. Contudo, a permanência no campo, em algumas situações, leva à reprodução de papéis subalternos, semelhantes aos desempenhados por suas mães e avós. 3. CONSIDERAÇÕES FINAIS Os resultados refletem uma complexa relação entre educação, gênero e projetos de futuro. Há significativas diferenças de gênero nas trajetórias educacionais dos jovens entrevistados e que refletem expectativas sociais que priorizam o papel tradicional da mulher como cuidadora, enquanto os homens são mais associados ao trabalho rural e à manutenção da família. A efetivação de uma educação do campo é fundamental para garantir a continuidade dos estudos e para o desenvolvimento integral dos jovens do povoado Formosa. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS CARNEIRO, Maria José. Juventude rural: projetos e valores. In: ABRAMO, Helena Wendel; BRANCO, Pedro Paulo Martoni (org.). Retratos da juventude brasileira: análise de uma pesquisa nacional. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2008. MARTINS, Leonardo Rauta. Juventude rural no Brasil: referências para debate. Estudos Sociedade e Agricultura, Rio de Janeiro, v. 29, n. 1, p. 94-112, 2021. SOUSA, Salvadora Carine Delfino de. Juventude, educação do campo e evasão escolar: estudo sobre jovens da comunidade rural Formosa (Baixa Grande do Ribeiro-PI). TCC (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo em Ciências Humanas e Sociais) – Universidade Federal do Piauí, Bom Jesus. Disponível em: drive.google.com/file/d/1ooz9CT15uHth8Hx9jaNFBGbI1PKvbzJD/view?usp=sharing. Acesso em: 14 abr. 2025.
Título do Evento
II SIMPÓSIO INTERNACIONAL JUVENTUDES E EDUCAÇÃO - SINJUVE & XI SEMANA DE CIÊNCIAS SOCIAIS - UNIVASF
Cidade do Evento
Juazeiro
Título dos Anais do Evento
Dossiê Conjunto de Produções Acadêmicas da 2ª Edição do Simpósio Internacional sobre Juventudes e Educação e 11ª Edição da sSemana de Ciências Sociais/UNIVASF
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SOUSA, Salvadora Carine Delfino de; FEITOSA, Antonio Lucas Cordeiro. TRAJETÓRIAS INTERROMPIDAS: EVASÃO ESCOLAR ENTRE JOVENS RURAIS DA COMUNIDADE FORMOSA (BAIXA GRANDE DO RIBEIRO-PI).. In: Dossiê Conjunto de Produções Acadêmicas da 2ª Edição do Simpósio Internacional sobre Juventudes e Educação e 11ª Edição da sSemana de Ciências Sociais/UNIVASF. Anais...Juazeiro(BA) Complexo Multieventos/UNIVASF, 2025. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sinjuve-semanaciso-univasf-554279/1180856-TRAJETORIAS-INTERROMPIDAS--EVASAO-ESCOLAR-ENTRE-JOVENS-RURAIS-DA-COMUNIDADE-FORMOSA-(BAIXA-GRANDE-DO-RIBEIRO-PI). Acesso em: 30/08/2025

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