VIOLÊNCIA EM METÁFORAS: AS CONCEPTUALIZAÇÕES DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Publicado em 13/07/2025 - ISBN: 978-65-272-1588-2

Título do Trabalho
VIOLÊNCIA EM METÁFORAS: AS CONCEPTUALIZAÇÕES DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Autores
  • Naítalo Lima
  • Natival Almeida Simões Neto
Modalidade
Resumo Expandido para Publicação em Anais
Área temática
GT 05 - Juventudes e seus territórios (urbanidades e ruralidades)
Data de Publicação
13/07/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sinjuve-semanaciso-univasf-554279/1178755-violencia-em-metaforas--as-conceptualizacoes-de-estudantes-da-educacao-profissional
ISBN
978-65-272-1588-2
Palavras-Chave
Violência. Metáforas Conceptuais. Educação Profissional.
Resumo
GT 5 – Juventudes e seus territórios (urbanidades e ruralidades) VIOLÊNCIA EM METÁFORAS: AS CONCEPTUALIZAÇÕES DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL Naítalo do Carmo LIMA1 Doutorando em Estudos Linguísticos (PPGEL/UEFS/CAPES), Mestre em Letras (UEFS). Área de estudos: Linguística e Antropologia. E-mail: naitalolima@hotmail.com Natival Almeida Simões Neto Doutor em Língua e Cultura (UFBA), professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Área de estudos: Linguística. E-mail: nasneto@uefs.br RESUMO A Linguística Cognitiva, inaugurada em 1980, tem dado grandes contribuições para a investigação de fenômenos sócio-histórico-culturais e ideológicos, sobretudo aqueles relacionados à produção de significado. Diante disso, investigamos, neste estudo, as conceptualizações metafóricas de violência utilizadas por estudantes do ensino profissional em Juazeiro/BA. Os dados foram extraídos de um grupo focal e interpretados conforme o paradigma da introspecção linguística, conforme a Semântica Cognitiva Sócio-histórica e a Teoria da Metáfora Conceptual, bem como discussões na seara da Antropologia e da Educação. Os principais resultados apontam o uso de metáforas como VIOLÊNCIA É UMA ENTIDADE ONIPRESENTE, VIOLÊNCIA É UM ADVERSÁRIO e VIOLÊNCIA É UM PREDADOR, as quais podem contribuir sobremaneira para a compreensão dos fenômenos multifacetados que permeiam a sociedade. Palavras-chave: Violência. Metáforas Conceptuais. Educação Profissional. 1. INTRODUÇÃO A língua é um dos maiores atributos da humanidade e um dos mais importantes elementos de construção sociocultural, cognitiva e ideológica. Ela não apenas viabiliza a comunicação, mas também estrutura percepções da realidade, visões de mundo e saberes coletivos. Nas palavras de Bagno (2014, p. 11), “linguagem e sociedade são indissociáveis: tentar separá-las é como tentar negar a existência de um dos lados de uma folha de papel [...]”. Assim, compreende-se que os significados são construções dinâmicas, moldadas pelos aspectos sócio-históricos e culturais inerentes à sociedade. Almeida (2020) explica que a SCSH tem contribuído bastante para a produção de conhecimentos e busca compreender as inter-relações entre as palavras e como essas inter-relações se desenvolvem no tempo. Trata-se de um aporte teórico de perspectiva imaginativa, e de natureza psicológica e experiencialista. A metáfora se insere nesse contexto como um dos grandes mecanismos cognitivos, fundamental para a organização do pensamento, expressão das emoções e interpretação da realidade. De acordo com Lakoff e Johnson (1980, p. 47), fundadores da Teoria da Metáfora Conceptual (TCM), “o modo como pensamos, o que experienciamos e o que fazemos todos os dias são uma questão de metáfora”. Segundo eles, um conceito metafórico pode estruturar uma atividade cotidiana, como a metáfora DISCUSSÃO É GUERRA em expressões como “seus argumentos são indefensáveis” e “destruí sua argumentação” (p.47). Além disso, de acordo com Peréz (2018), quando os significados de uma cultura se manifestam por meio de uma metáfora, sua repetição funciona como ressonância cognitiva que contribui para a sedimentação ideologizada de uma realidade. Sendo assim, a finalidade deste estudo é investigar, à luz da SCSH e da TMC, conceptualizações metafóricas de violência, com foco nos aspectos sócio-histórico-ideológicos, a partir de um grupo focal com estudantes do ensino técnico do município de Juazeiro/BA. Trata-se de uma pesquisa etnográfica, qualitativa e descritivo-interpretativa. Para execução, seguimos estas etapas: realizamos um grupo focal com os estudantes; detectamos, compilamos e interpretamos as metáforas, com base na introspecção linguística, proposta por Fauconier (1999) e Talmy (2007) e, por fim, procedemos com a discussão dos dados. 2. ANÁLISE E COMENTÁRIO DO CONTEÚDO A seguir, apresentamos as metáforas detectadas. (1) A violência está em várias partes. A VIOLÊNCIA É UMA ENTIDADE ONIPRESENTE. (2) [A violência está] sem controle. A VIOLÊNCIA É UMA ENTIDADE INCONTROLÁVEL. (3) Temos que virar esse jogo [contra a violência]. A VIOLÊNCIA É UM ADVERSÁRIO. (4) [A violência] ataca aqui, ataca lá. A VIOLÊNCIA É UM PREDADOR. (5) Se você tem moral, você não entra nessa [de violência]. A VIOLÊNCIA É UM LUGAR PERIGOSO. Essas metáforas são ontológicas, isto é, são experiências elaboradas em termos de objetos, o que permite selecionar suas partes, tratá-las como entidades, referir-se a elas, categorizá-las, agrupá-las, quantificá-las, enfim, raciocinar sobre elas (Lakoff e Johnson, 1980). Nas frases de (1) a (4), a violência é personificada, concebida como uma entidade física, divisível, dotada de atributos humanos como jogar e atacar; em (5) é vista como um lugar físico, onde se poderia entrar. Para Lakoff e Jonhson (1980), as metáforas ontológicas são necessárias para se tentar lidar racionalmente com diversos conceitos. Acerca da produção do discurso, Peréz (2018) afirma que as metáforas de um determinado grupo social condensam crenças, visões de mundo e são capazes de gerar e de fixar sentidos com função cognitiva-ideológica. Com isso em mente, é possível perceber, grosso modo, discursos de naturalização da violência, desresponsabilização institucional e sentimento de impotência, em (1); legitimação de medidas autoritárias e desresponsabilização humana, em (2), militarização do combate à violência, uso de estratégias de enfrentamento à violência, em (3); redução/simplificação de um problema complexo, em (4), e medo, perigo, paranoia social e vitimização, em (5). 3. CONSIDERAÇÕES FINAIS Este estudo buscou analisar conceptualizações metafóricas de violência entre estudantes, evidenciando como essas metáforas refletem aspectos cognitivos, sócio-históricos e ideológicos que permeiam a sociedade. Os resultados confirmam que as metáforas identificadas não são meras expressões linguísticas, mas estruturas que moldam e são moldadas pela percepção da realidade. As metáforas investigadas foram extraídas a partir do pleno uso da língua, logo, são ligadas a contextos reais, reforçando a ideia de que os significados são construídos no enlace entre cognição, sociedade, história, cultura e ideologia. Assim, vale incentivar o empreendimento de pesquisas que busquem mapear significados-chave para a compreensão dos mais diversos aspectos da sociedade. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ALMEIDA, A. Ariadne Domingues; SANTOS, Elisângela. Santana dos (orgs.). Lingüística cognitiva: redes de conhecimento d’aquém e d’além mar. Salvador: EDUFBA, 2018. p. 53-70. BAGNO, Marcos. Língua, linguagem, linguística: Uma introdução. São Paulo: Parábola Editorial, 2014. BARBOUR, Rosaline. Grupos focais. Tradução de Marcelo Figueiredo Duarte. Consultoria, supervisão e revisão técnica de Leandro Miletto Tonetto. Porto Alegre: Artmed, 2009 KÖVECSES, Z. Metaphor in culture: universality and variation. Cambridge University Press, 2005. LAKOFF, G.; JOHNSON, M. Metaphors we live by. University of Chicago Press, 1980. PÉREZ, Elena. del C. La función de las metáforas en la construcción identitaria de Argentina. In:
Título do Evento
II SIMPÓSIO INTERNACIONAL JUVENTUDES E EDUCAÇÃO - SINJUVE & XI SEMANA DE CIÊNCIAS SOCIAIS - UNIVASF
Cidade do Evento
Juazeiro
Título dos Anais do Evento
Dossiê Conjunto de Produções Acadêmicas da 2ª Edição do Simpósio Internacional sobre Juventudes e Educação e 11ª Edição da sSemana de Ciências Sociais/UNIVASF
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LIMA, Naítalo; NETO, Natival Almeida Simões. VIOLÊNCIA EM METÁFORAS: AS CONCEPTUALIZAÇÕES DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL.. In: Dossiê Conjunto de Produções Acadêmicas da 2ª Edição do Simpósio Internacional sobre Juventudes e Educação e 11ª Edição da sSemana de Ciências Sociais/UNIVASF. Anais...Juazeiro(BA) Complexo Multieventos/UNIVASF, 2025. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sinjuve-semanaciso-univasf-554279/1178755-VIOLENCIA-EM-METAFORAS--AS-CONCEPTUALIZACOES-DE-ESTUDANTES-DA-EDUCACAO-PROFISSIONAL. Acesso em: 07/08/2025

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