AS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE (PICS) E SUA APLICAÇÃO NO AMBIENTE UNIVERSITÁRIO : UM ESTUDO A PARTIR DA APLICAÇÃO DE PRÁTICAS DE CUIDADO NA UNIVASF CAMPUS JUAZEIRO -BA

Publicado em 13/07/2025 - ISBN: 978-65-272-1588-2

Título do Trabalho
AS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE (PICS) E SUA APLICAÇÃO NO AMBIENTE UNIVERSITÁRIO : UM ESTUDO A PARTIR DA APLICAÇÃO DE PRÁTICAS DE CUIDADO NA UNIVASF CAMPUS JUAZEIRO -BA
Autores
  • Maria de Lourdes Oliveira Dias
Modalidade
Resumo Expandido para Publicação em Anais
Área temática
GT 07 - Juventudes, Educação e Saúde
Data de Publicação
13/07/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sinjuve-semanaciso-univasf-554279/1177798-as-praticas-integrativas-e-complementares-em-saude-(pics)-e-sua-aplicacao-no-ambiente-universitario---um-estudo-
ISBN
978-65-272-1588-2
Palavras-Chave
PICS. Corpo. Cuidado. Universidade. Juventude
Resumo
As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) e sua aplicação no ambiente universitário: um estudo a partir da aplicação de práticas de cuidado na UNIVASF Campus Juazeiro-BA Autora: DIAS, Maria de Lourdes Oliveira RESUMO Durante o período universitário, o cuidado dos acadêmicos para com os corpos e suas relações sociais, comumente, são negligenciados, o que resulta em diversos pesares. Esse estudo tem o intuito de analisar as percepções dos estudantes dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) – Campus Juazeiro, Bahia, sobre o cuidado, o corpo e a aplicabilidade das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) e outras práticas de cuidado. Trata-se de um estudo qualitativo, desenvolvido no período de março a dezembro de 2024. Foram aplicadas entrevistas narrativas com cinco estudantes, e os dados analisados segundo a análise de conteúdo temática. Os resultados apontaram para o aumento do cuidado e autocuidado com os corpos, maior contato consigo e com o outro, bem-estar geral e fortalecimento dos laços sociais. Palavras-chave: PICS. Corpo. Cuidado. Universidade. Juventude 1.INTRODUÇÃO O ambiente universitário é um espaço de trocas de saberes e conquistas, mas também de desafios emocionais e sociais. A negligência com o cuidado integral de si tem impacto direto na saúde e no desempenho acadêmico. Segundo Boff (1999, p. 33), "cuidar é mais que um ato, é uma atitude". Neste sentido, é urgente priorizar as práticas de cuidado e autocuidado nos espaços de formação. O corpo, na perspectiva de Breton (2012, p. 92), "é a interface entre o social e o individual, entre a natureza e a cultura, entre o fisiológico e o simbólico". A partir dessa compreensão, o presente estudo busca superar leituras reducionistas do corpo e propor novas práticas relacionais e terapêuticas. No Brasil, a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PNPIC), instituída pela Portaria nº 971/2006, busca promover a prevenção e recuperação da saúde por meio de práticas como Reiki, Aromaterapia, entre outras, com base em saberes tradicionais. Com base nessa diretriz, foi realizado em 2019 o projeto "O cuidado consigo e com o outro e o fortalecimento dos laços sociais no contexto socioeducativo", junto a estudantes da UNIVASF/Juazeiro. O projeto incluiu práticas individuais e coletivas com PICS e fomentou um espaço de escuta, acolhimento e conexão. Diante disso, este estudo teve como objetivo geral analisar as percepções de cinco estudantes de Ciências Sociais, participantes do projeto, sobre o corpo, o cuidado e a aplicabilidade das PICS. O referencial teórico está fundamentado em autores como Boff (2012), Breton (2016), Bourdieu (1996), Damásio (2015), Merleau-Ponty (1999) e outros. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, com entrevistas narrativas. 2.ANÁLISE E COMENTÁRIO DO CONTEÚDO Os relatos dos estudantes revelaram transformações significativas quanto ao cuidado com o corpo e a saúde integral. A prática do autocuidado foi ampliada e se fortaleceu, evidenciando o valor das PICS como mediadoras desse processo. As práticas mais utilizadas foram Aromaterapia, Análise Bioenergética e Reiki, com menção às sensações de alívio, bem-estar e reconexão interior. Anahí (2024) relatou que "o cheiro [dos óleos essenciais] melhora nossa saúde mental, a autoestima, dá vigor". Olíbano (2024) apontou que "o momento universitário filho chora e mãe não ver”, (...), mas sempre saí revigorado após a sessão". Amina (2024) afirmou que "o cuidado que tenho hoje é fruto daqui". As percepções sobre o corpo também se transformaram. Para os/as entrevistados/as, o corpo passou a ser compreendido como sagrado, integral e atravessado por aspectos físicos, emocionais, mentais, sociais e espirituais. Essa visão se aproxima da compreensão de Merleau-Ponty (1999), ao afirmar que o corpo é "obra de arte", e de Breton (2012), que o considera construção social e simbólica. A espiritualidade apareceu como um eixo essencial para a compreensão do cuidado. Segundo Açucena (2024), “é olhar para a alma, para o que faz sentido e direciona a gente”, o que demonstra uma vivência subjetiva e não institucionalizada do sagrado. As dificuldades apontadas dizem respeito ao tempo para aprofundamento teórico e prático e aos desafios de manter o equilíbrio entre estudos e cuidado pessoal. Ainda assim, a experiência foi percebida como transformadora e formativa. 3.CONSIDERAÇÕES FINAIS Nesta pesquisa evidencia o potencial transformador das PICS no contexto universitário, especialmente no que se refere à promoção da saúde integral dos estudantes. Ao incorporarem dimensões físicas, emocionais, mentais, sociais e espirituais, as PICS se mostraram ferramentas potentes para o desenvolvimento do autocuidado, para a valorização do corpo como território de experiências e para o fortalecimento de vínculos entre os sujeitos. A vivência com essas práticas possibilitou aos estudantes ressignificarem sua relação consigo mesmo, com o outro e com o espaço acadêmico, promovendo uma reconfiguração dos sentidos atribuídos ao corpo e à espiritualidade para além das perspectivas biomédicas e institucionalizadas. Projetos dessa natureza evidenciam o papel social da universidade enquanto espaço de acolhimento, escuta e cuidado, contribuindo para a construção de uma ambiência mais humana, cooperativa e promotora de saúde, que respeita e valoriza as subjetividades, singularidades e direitos dos corpos que a compõem. Além disso, apontam caminhos para políticas institucionais que integram o cuidado como dimensão central da formação, especialmente em tempos marcados pelo adoecimento psíquico e emocional dos jovens universitários. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BOFF, Leonardo. O cuidado necessário: na vida, na saúde, na educação, na ecologia, na ética e na espiritualidade. Petrópolis: Vozes, 2012. BRASIL. Portaria no 971 de 03 de maio de 2006. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2006/prt0971_03_05_2006.html. Acesso em: 30 mar. 2024. BRETON, David Le. Sociologia do corpo. Trad. Sonia Fuhrmann. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2012. JOHNSON, Scott A. Aromaterapia e momentos de crise. Tradução Clara Barros. 1. ed. Belo Horizonte: Laszlo, 2023. MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. Tradução: Carlos Alberto Ribeiro de Moura. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Práticas Integrativas e Complementares (PICS): quais são e para que servem. Disponível em: http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/praticasintegrativas-e-complementares. Acesso em: 14 maio 2025.
Título do Evento
II SIMPÓSIO INTERNACIONAL JUVENTUDES E EDUCAÇÃO - SINJUVE & XI SEMANA DE CIÊNCIAS SOCIAIS - UNIVASF
Cidade do Evento
Juazeiro
Título dos Anais do Evento
Dossiê Conjunto de Produções Acadêmicas da 2ª Edição do Simpósio Internacional sobre Juventudes e Educação e 11ª Edição da sSemana de Ciências Sociais/UNIVASF
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

DIAS, Maria de Lourdes Oliveira. AS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE (PICS) E SUA APLICAÇÃO NO AMBIENTE UNIVERSITÁRIO : UM ESTUDO A PARTIR DA APLICAÇÃO DE PRÁTICAS DE CUIDADO NA UNIVASF CAMPUS JUAZEIRO -BA.. In: Dossiê Conjunto de Produções Acadêmicas da 2ª Edição do Simpósio Internacional sobre Juventudes e Educação e 11ª Edição da sSemana de Ciências Sociais/UNIVASF. Anais...Juazeiro(BA) Complexo Multieventos/UNIVASF, 2025. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sinjuve-semanaciso-univasf-554279/1177798-AS-PRATICAS-INTEGRATIVAS-E-COMPLEMENTARES-EM-SAUDE-(PICS)-E-SUA-APLICACAO-NO-AMBIENTE-UNIVERSITARIO---UM-ESTUDO-. Acesso em: 31/08/2025

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