A GESTÃO ESCOLAR NO COLÉGIO ESTADUAL DE TEMPO INTEGRAL LOMANTO JÚNIOR: DESAFIOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA-PARTICIPATIVA E PROMOTORA DA SAÚDE JUVENIL

Publicado em 13/07/2025 - ISBN: 978-65-272-1588-2

Título do Trabalho
A GESTÃO ESCOLAR NO COLÉGIO ESTADUAL DE TEMPO INTEGRAL LOMANTO JÚNIOR: DESAFIOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA-PARTICIPATIVA E PROMOTORA DA SAÚDE JUVENIL
Autores
  • Ana Clara Rodrigues Gonçalves
Modalidade
Resumo Expandido para Publicação em Anais
Área temática
GT 07 - Juventudes, Educação e Saúde
Data de Publicação
13/07/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sinjuve-semanaciso-univasf-554279/1173670-a-gestao-escolar-no-colegio-estadual-de-tempo-integral-lomanto-junior--desafios-para-a-construcao-de-uma-gestao-
ISBN
978-65-272-1588-2
Palavras-Chave
Gestão Escolar Democrática, Participação, Juventude, Saúde, Educação.
Resumo
RESUMO O trabalho trata de examinar a gestão escolar no Colégio Estadual de Tempo Integral Lomanto Júnior, em Juazeiro-BA, com o gestor Marcos Antônio da Silva Duarte, que atua há dezessete anos na função, com o uso da abordagem qualitativa por meio de entrevista presencial. O objetivo era compreender os desafios e as possibilidades para a construção de uma gestão escolar democrática-participativa voltada ao cuidado da saúde dos jovens do ensino médio. A análise da pesquisa indica que há esforços para o diálogo e a mediação de conflitos, mas a participação da comunidade, estudantes e técnicos na escola ainda é limitada. As barreiras como a escassez de recursos financeiros e humanos traz impactos na efetivação de práticas colaborativas, ao mesmo tempo há o aumento em demandas de saúde mental dos estudantes, como ansiedade e depressão. A partir disso, percebe-se que ampliar a participação ativa de todos os agentes escolares é necessária para uma gestão democrática-participativa e que promova o bem-estar físico e mental dos estudantes, integrando suas realidades sociais com o currículo escolar. Palavras-chave: Gestão Escolar Democrática. Participação. Juventude. Saúde. Educação. 1. INTRODUÇÃO A gestão escolar é base fundamental para uma educação pública de qualidade, sobretudo relacionada à democracia, participação social e as práticas de cuidado e saúde. Essa pesquisa analisa a entrevista sobre a gestão do Colégio Estadual de Tempo Integral Lomanto Júnior, em Juazeiro-BA, com o gestor Marcos Antônio da Silva Duarte. A problemática central é da efetivação de uma gestão democrática-participativa e do cuidado com a juventude em contextos de recursos insuficientes e a pouca participação comunitária. O objetivo foi compreender o papel do gestor e as dificuldades na participação externa e no cuidado à saúde mental. A metodologia aplicada foi a qualitativa, com coletas de dados por meio de entrevista presencial. A pesquisa dialoga com autores como Carvalho, França e Melo (s.d), Ferreira (2018) e Antero (2016), que justificam a gestão participativa e o cuidado como percurso para um colégio democrático e inclusivo. 2. ANÁLISE E COMENTÁRIO DO CONTEÚDO A gestão escolar vai muito além da administração. ‘’Ser um gestor vai muito além de ser o representante maior de uma escola. (...) Ele é um planejador.’’ (Antero, 2016, s.p). Ademais, segundo o Gestor Marcos(entrevista,2024), é através da mediação que ele resolve os conflitos internos e externos a dezessete anos de cargo. Além disso, a gestão democrática demanda participação ativa de todos no ambiente escolar. No colégio analisado ainda é restrito essa participação, o colegiado formado por professores que ainda são ativos, mas quase nenhuma inserção da comunidade externa, técnicos e alunos. Gestor Marcos(entrevista,2024) afirma que o plano político-pedagógico (PPP) foi atualizado em 2019, mas a sua construção envolveu apenas a equipe de gestão e professores, isso limita o potencial democrática e reforça a centralidade das decisões e a impossibilidade de um ensino voltado a contexto social e emocional dos educandos, como Gestor Marcos (entrevista,2024) salienta que escuta no dia a dia sobre os estudantes é sobre depressão e ansiedade, é preciso articular os conteúdo com o que perpassa na vida dos adolescentes e da comunidade. O gestor Marcos(entrevista,2024) afirma que a colaboração dos pais, alunos e população em volta vem do cuidado com a escola e da matrícula dos filhos. De acordo com Ferreira (2018) a comunidade ao redor da escola deve ser estimulada a participar do planejamento escolar. Desse modo, possibilita um ensino voltado à realidade dos estudantes e que favoreça sua saúde integral, a aproximação da comunidade regularmente e a ausência de participação efetiva, como: grêmios estudantis, palestras, cursos, limita o alcance, é preciso criar e provocar interesse. Como também, a escassez de recursos é outro desafio. Gestor Marcos (entrevista,2024) menciona que a dificuldade maior é a de recursos financeiros e humanos, contudo dificulta a realização de atividades que poderiam motivar o envolvimento coletivo e o enfrentamento das aflições juvenis. A coleta de dados é um ponto relevante para sondar a realidade escolar, da comunidade e saúde para promover ações. “A escola participativa precisa primar pela democratização das informações” (Carvalho, França e Melo, s.d, p.6). Outro ponto relevante é que segundo Gestor Marcos(entrevista,2024), a eleição para o cargo de gestor envolve pais, professores e comunidade e apesar das barreiras segundo o Gestor Marcos(entrevista,2024) no colégio os docentes atuam nas suas respectivas áreas de formação e que isso pode contribuir para qualidade de ensino e aproximação entre teoria, realidade social e emocional. 3. CONSIDERAÇÕES FINAIS A pesquisa indica que a gestão escolar do Colégio Estadual de Tempo Integral Lomanto Júnior detém avanços no que se refere a escuta e a mediação, mas enfrenta desafios notáveis para consolidar uma gestão escolar democrática-participativa e promotora de saúde. Bem como, a insuficiência de recurso, a falta de inclusão da comunidade e a concentração das decisões são barreiras que demandam desenvolver práticas colaborativas, inclusivas e de cuidado. Portanto, ampliar as práticas de diálogos que promovam a participação da comunidade, fortalecimento interno da escola e emocional dos estudantes dá um sentido para uma gestão democrática-participativa e de cuidado. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ANTERO, Kátia Farias. Reflexões sobre a gestão participativa e democrática. Revista Educação Pública (Rio de Janeiro), 6 dez. 2016. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/16/25/reflexes-sobre-a-gesto-participativa-e-democrtica. Acesso em: 24 maio 2025. Carvalho, D. R. F., França, R. M. S., & Melo, J. C. de. Gestão Democrático Participativa & A Tomada de Decisões Coletivas nas Instituições Escolares. [s.d.]. FERREIRA, Giani Fernandes. A importância da gestão democrática no planejamento escolar. Revista Transformar, v. 12, n. 2, p. 90-101, ago./dez. 2018.
Título do Evento
II SIMPÓSIO INTERNACIONAL JUVENTUDES E EDUCAÇÃO - SINJUVE & XI SEMANA DE CIÊNCIAS SOCIAIS - UNIVASF
Cidade do Evento
Juazeiro
Título dos Anais do Evento
Dossiê Conjunto de Produções Acadêmicas da 2ª Edição do Simpósio Internacional sobre Juventudes e Educação e 11ª Edição da sSemana de Ciências Sociais/UNIVASF
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GONÇALVES, Ana Clara Rodrigues. A GESTÃO ESCOLAR NO COLÉGIO ESTADUAL DE TEMPO INTEGRAL LOMANTO JÚNIOR: DESAFIOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA-PARTICIPATIVA E PROMOTORA DA SAÚDE JUVENIL.. In: Dossiê Conjunto de Produções Acadêmicas da 2ª Edição do Simpósio Internacional sobre Juventudes e Educação e 11ª Edição da sSemana de Ciências Sociais/UNIVASF. Anais...Juazeiro(BA) Complexo Multieventos/UNIVASF, 2025. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sinjuve-semanaciso-univasf-554279/1173670-A-GESTAO-ESCOLAR-NO-COLEGIO-ESTADUAL-DE-TEMPO-INTEGRAL-LOMANTO-JUNIOR--DESAFIOS-PARA-A-CONSTRUCAO-DE-UMA-GESTAO-. Acesso em: 02/08/2025

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