Título do Trabalho
ABORDAGEM STEAM COMO FERRAMENTA DE ENSINO PARA CIÊNCIAS SOCIAIS
Autores
  • Antônio Wanderley Dos Santos Neto
Modalidade
Resumo Expandido para Publicação em Anais
Área temática
GT 11 - Experiência pedagógica, formação docente, contemporaneidade e tecnologias
Data de Publicação
13/07/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sinjuve-semanaciso-univasf-554279/1158030-abordagem-steam-como-ferramenta-de-ensino-para-ciencias-sociais
ISBN
978-65-272-1588-2
Palavras-Chave
STEAM, Abordagem, Ciências Humanas
Resumo
RESUMO A abordagem STEM surgiu nos Estados Unidos em 1990, como uma solução educacional para estimular os jovens a se interessarem por áreas de tecnologia, engenharia e ciências visando estimulá-los perante uma crise no mercado de trabalho e científico. Porém com o passar dos anos observa-se a necessidade de se inserir ciência humanas nesta abordagem passando a ser chamada de STEAM ( ciências, tecnologia, engenharia, arte e matemática). A partir do abordado o trabalho teve como objetivo fazer uma revisão de literatura em artigos do ano de 2024 sobre a abordagem STEAM e identificar a presença ou ausência das ciências sociais nesta abordagem, bem como abordar suas possibilidades e contribuições. Após a interpretação dos artigos observou-se que ela se mostra muito promissora estimulando a criatividade, melhores relações socioemocionais, protagonismo estudantil, porém o “A” que neste método foi inserido para contemplar as ciências humanas está ficando na interpretação integral da palavra arte. Desta forma uma abordagem que deveria ser interdisciplinar entre as ciências acaba sendo limitada ou por falta de conhecimento dos docentes de outras áreas ou por uma má interpretação nas palavras. 1. INTRODUÇÃO Só em falar em STEM já é um assunto para ser mencionado pelas ciências sociais visto que essa abordagem educacional surge para tentar resolver um problema social norte americano no mercado de trabalho, entendendo que uma das funções da educação no mundo é preparar o jovem para o mercado de trabalho. Outra particularidade muito relevante está presente no item tecnologia, pois todas as tecnologias geram impactos sociais, em pleno ano de 2025 observam-se vários problemas nas sociedades mundiais causadas pela incorporação de tecnologias, e com isso se depara com uma problemática na educação em até onde a tecnologia na sala de aula é benéfica? Grandes nomes da ciência também contribuíram para as ciências sociais, Freud, Darwin e o próprio Einstein. Para suprir a falta das humanidades inseriram a sigla “A” transformando o STEM em STEAM e com isso abriram espaço para as ciências humanas. Buscando compreender o entendimento e como está sendo aplicada esta sigla foi feita uma revisão de literatura com artigos publicados em visando compreender a presença das ciências humanas na abordagem e a possibilidade de inserção das ciências sociais neste método de ensino. A partir do abordado o trabalho teve como objetivo fazer uma revisão de literatura em artigos do ano de 2024 sobre a abordagem STEAM e identificar a presença ou ausência das ciências sociais nesta abordagem, bem como abordar suas possibilidades e contribuições. Munhoz et. al (2024) estudando abordagem STEM/STEAM, foram observadas publicações referentes tanto ao ensino superior quanto ao ensino básico, sendo contemplados o ensino infantil, fundamental e médio. Para as ciências sociais o ensino médio é a área de interesse para este método. Porém Munhoz et. al (2024) em seu trabalho observa a aplicação nas áreas da tecnologia e a da engenharia, e Artes, que foi unificada ao STEM com o objetivo de apontar a importância das disciplinas da área de ciências humanas ao processo de ensino aprendizagem dos estudantes protagonistas, criativos e críticos. Sousa et. al. (2024) diz que a abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) contribui significativamente para a Educação Especial ao criar um ambiente de aprendizagem mais inclusivo e adaptável. Sendo ela interdisciplinar ( DIAS et. al. 2024). A abordagem STEAM deve ser compreendida para além do trabalho com o conjunto de disciplinas e/ou áreas que a compõem ou mesmo uma metodologia ou modismo pedagógico. Trata-se de uma proposta de inovação educacional que aproxima os campos presentes no acrônimo, com seus saberes e procedimentos, para a realização de práticas investigativas e criativas em sala de aula. É abordar os problemas com o método e rigor científicos característicos das Ciências; propor Tecnologias para representar (seja de forma física, virtual/digital ou procedimental) e para solucionar problemas; promover a engenhosidade e prototipação dessas soluções como se faz nas Engenharias; ponderar os aspectos humanísticos e design do campo das Artes desde a abordagem à solução do problema (MAIA et. al, 2024.p.8). Para Custodio e Rosa (2024) a formação dos professores é fundamental para que uma educação STEAM de qualidade seja promovida. Uma proposta de formação de professores em formações contínuas. Desta forma as diferentes áreas têm que ter propriedade do conhecimento e como podem se inserir no processo. Como metodologia foram escolhidos cinco artigos de forma aleatória publicados no ano de 2024, na plataforma google acadêmico utilizando a palavra “metodologia STEAM” no buscador. Após selecionados os mesmos foram lidos e interpretados buscando dados que demonstrem a presença de ciências humanas nas produções. 2. ANÁLISE E COMENTÁRIO DO CONTEÚDO Após a análise dos artigos selecionados observa-se que a interpretação sobre a presença do “A” na siglas STEAM que deveria ser remetido para a inserção de humanidades está sendo focado diretamente para a disciplina de arte. Logo, humanidades como história, sociologia, filosofia, linguagens, geografia, dentre outras não estão sendo inseridas na maioria das sequências didáticas produzidas no Brasil e em suas aplicações. Munhoz (2024) indica que artes é a representação das humanidades, então todas as ciências humanas poderiam se inserir na proposta. Porém sem formação de professores para essa abordagem não tem como inserir esta em outras áreas como já indicado por Custodio e Rosa (2024). A formação é crucial. No Brasil se estuda o STEAM há menos de dez anos, mas já está presente nas áreas de linguagem, ciências, matemática, artes e pedagogia. Porém dentro das Ciências Sociais ainda não se vê relatos de sequências didáticas adaptadas com a presença de Ciências Sociais. 3. CONSIDERAÇÕES FINAIS Existe a necessidade de se realizar a formação de profissionais de ciências sociais ou humanas sobre o STEAM, entendendo que o mesmo já é presente na educação e estes precisam se inserir ou tomar conhecimento desta abordagem nas diferentes áreas da educação. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS CUSTODIO, Stephani Vilela Ferreira; ROSA, Thais de Almeida. Educação STEAM: conceito, breve histórico, diretrizes e prática. Dialogia, São Paulo/SP. n. 50, p. e27419, 2024. DOI: 10.5585/50.2024.27419. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/27419. Acesso em: 17 maio. 2025.
Título do Evento
II SIMPÓSIO INTERNACIONAL JUVENTUDES E EDUCAÇÃO - SINJUVE & XI SEMANA DE CIÊNCIAS SOCIAIS - UNIVASF
Cidade do Evento
Juazeiro
Título dos Anais do Evento
Dossiê Conjunto de Produções Acadêmicas da 2ª Edição do Simpósio Internacional sobre Juventudes e Educação e 11ª Edição da sSemana de Ciências Sociais/UNIVASF
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

NETO, Antônio Wanderley Dos Santos. ABORDAGEM STEAM COMO FERRAMENTA DE ENSINO PARA CIÊNCIAS SOCIAIS.. In: Dossiê Conjunto de Produções Acadêmicas da 2ª Edição do Simpósio Internacional sobre Juventudes e Educação e 11ª Edição da sSemana de Ciências Sociais/UNIVASF. Anais...Juazeiro(BA) Complexo Multieventos/UNIVASF, 2025. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sinjuve-semanaciso-univasf-554279/1158030-ABORDAGEM-STEAM-COMO-FERRAMENTA-DE-ENSINO-PARA-CIENCIAS-SOCIAIS. Acesso em: 02/08/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes