EVOLUÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: ANÁLISE CRÍTICA DE INOVAÇÕES NO CONTEXTO EDUCACIONAL

Publicado em 11/04/2025 - ISBN: 978-65-272-1286-7

Título do Trabalho
EVOLUÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: ANÁLISE CRÍTICA DE INOVAÇÕES NO CONTEXTO EDUCACIONAL
Autores
  • Helder Ribeiro da Silva
  • Anderson Dias Pignata Cruz Macêdo
Modalidade
Artigo
Área temática
Eixo 2 - Interdisciplinar para Ciência e Tecnologias
Data de Publicação
11/04/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/simposioreact2024/917429-evolucao-das-praticas-pedagogicas--analise-critica-de-inovacoes-no-contexto-educacional
ISBN
978-65-272-1286-7
Palavras-Chave
Inovação Pedagógica. Métodos de Ensino. Pensamento Crítico. Abordagens Educacionais. Educação Contemporânea.
Resumo
Este artigo baseia-se em uma revisão bibliográfica focada em inovação pedagógica, sustentada por pesquisas e discussão de estudos anteriores sobre o tema. Inovar na educação não depende exclusivamente da tecnologia digital, mas pode ser alcançado através de novas abordagens e métodos de ensino. A revisão teórica revela a importância de práticas pedagógicas que incentivam o pensamento crítico, a criatividade e a resolução de problemas, elementos essenciais para preparar os alunos para os desafios contemporâneos. A educação deve ser um processo contínuo de experiência adquirida, promovendo um ambiente onde os alunos possam desenvolver habilidades críticas e adaptativas. A metodologia empregada envolveu uma análise crítica de artigos científicos selecionados das bases de dados Google Acadêmico, SciELO e periódicos da CAPES, destacando pontos relevantes para sintetizar as principais tendências e resultados. A falta de incentivo a inovação na educação pode resultar em um descompasso entre o ambiente escolar e as realidades do mundo atual, onde a tecnologia e a interatividade desempenham papéis cruciais. Portanto, é essencial que a educação e as instituições estejam abertas a mudanças e experimente m novas estratégias para garantir que o processo de ensino seja relevante e eficaz. A pesquisa conclui que práticas pedagógicas inovadoras, mesmo sem o uso da tecnologia, podem proporcionar uma aprendizagem significativa adaptada às necessidades dos alunos contemporâneos. As inovações no ensino oferecem benefícios para o desenvolvimento educativo e a construção da autonomia dos estudantes, promovendo uma educação dinâmica e interativa que prepara os alunos para serem cidadãos críticos capazes de enfrentar os desafios atuais.
Título do Evento
IV Simpósio ReACT
Título dos Anais do Evento
Anais do VI Simpósio REACT sobre Ciência e Tecnologia: fontes de energia para vencer os desafios globais.
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Helder Ribeiro da; MACÊDO, Anderson Dias Pignata Cruz. EVOLUÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: ANÁLISE CRÍTICA DE INOVAÇÕES NO CONTEXTO EDUCACIONAL.. In: Anais do VI Simpósio REACT sobre Ciência e Tecnologia: fontes de energia para vencer os desafios globais.. Anais...São Luís(MA) Online, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/simposioreact2024/917429-EVOLUCAO-DAS-PRATICAS-PEDAGOGICAS--ANALISE-CRITICA-DE-INOVACOES-NO-CONTEXTO-EDUCACIONAL. Acesso em: 24/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes