PRODUÇÃO DE FILME BIODEGRADÁVEL CONTENDO SERICINA E EXTRATO DE AMORA-PRETA (MORUS NIGRA)

Publicado em 11/04/2025 - ISBN: 978-65-272-1286-7

Título do Trabalho
PRODUÇÃO DE FILME BIODEGRADÁVEL CONTENDO SERICINA E EXTRATO DE AMORA-PRETA (MORUS NIGRA)
Autores
  • Michael da Conceição de Castro
  • João Vitor Pedroso Da Silva
  • ADRIAN FELIPE AIRES
  • Rafael Alexandre dos Santos Felizardo
  • Patricia Salomão Garcia
  • Alessandra Machado Baron
Modalidade
Artigo
Área temática
Eixo 2 - Interdisciplinar para Ciência e Tecnologias
Data de Publicação
11/04/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/simposioreact2024/917394-producao-de-filme-biodegradavel-contendo-sericina-e-extrato-de-amora-preta-(morus-nigra)
ISBN
978-65-272-1286-7
Palavras-Chave
Resíduos industriais. indicador ácido-base. filmes eco-amigáveis. química verde. meio ambiente.
Resumo
O objetivo deste trabalho foi desenvolver um filme biodegradável contendo sericina e extrato de amora-preta (Murus nigra), para ser utilizado como filme indicador ácido-base. A produção dos filmes foi realizada pela técnica de casting, utilizando glicerol como plastificante (20% m/m em relação aos polímeros) e duas formulações foram preparadas: (1) AM-PVOH-SS: Amido de mandioca (AM), álcool polivinílico (PVOH) e sericina (SS). (2) AM-PVOH-SS-A, o mesmo filme descrito em (1) porém contendo 2% (m/m em relação aos polímeros) de extrato de amora-preta liofilizada (A). O pH da solução filmogênica para o filme (2) foi corrigido para 7,0 com solução NaOH (0,1 mol L-1). Os filmes foram caracterizados quanto a espessura, solubilidade e para o filme com o indicador, testes em soluções com diferentes pHs foram realizados. Os filmes apresentaram espessura entre 0,20 e 0,38 mm, além de excelente processabilidade, manipulação e homogeneidade. O filme contendo extrato de amora apresenta coloração púrpura clara, espessura de 0,24 ± 0,06 mm sendo mais solúvel em água (77 ± 6%) quando comparado com o filme controle (solubilidade de 45 ±2%). Os polifenóis, componentes que dão a cor à amora-preta apresentam variações de cor dependendo do pH da solução. Em relação aos testes em soluções com diferentes pHs, o filme contendo extrato de amora-preta apresentou cor rosa para pH 2, não alterou a coloração em pH 7,0 e para pH 14, a cor verde. Indicadores ácido-base biodegradável e biorrenovável é um material promissor como material didático para o ensino de química e embalagens inteligentes.
Título do Evento
IV Simpósio ReACT
Título dos Anais do Evento
Anais do VI Simpósio REACT sobre Ciência e Tecnologia: fontes de energia para vencer os desafios globais.
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CASTRO, Michael da Conceição de et al.. PRODUÇÃO DE FILME BIODEGRADÁVEL CONTENDO SERICINA E EXTRATO DE AMORA-PRETA (MORUS NIGRA).. In: Anais do VI Simpósio REACT sobre Ciência e Tecnologia: fontes de energia para vencer os desafios globais.. Anais...São Luís(MA) Online, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/simposioreact2024/917394-PRODUCAO-DE-FILME-BIODEGRADAVEL-CONTENDO-SERICINA-E-EXTRATO-DE-AMORA-PRETA-(MORUS-NIGRA). Acesso em: 02/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes