A UTILIZAÇÃO DE JOGOS LÚDICOS PARA EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE O CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO: UMA ABORDAGEM MULTIPROFISSIONAL

Publicado em 13/10/2022 - ISBN: 978-65-5941-848-0

Título do Trabalho
A UTILIZAÇÃO DE JOGOS LÚDICOS PARA EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE O CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO: UMA ABORDAGEM MULTIPROFISSIONAL
Autores
  • Laryssa Carlos De Araujo
  • KAIANY JOYCE VASCONCELOS RODRIGUES
  • Mariana Lopes Veras
  • Viviane Carolayne Sampaio de Lima
Modalidade
Resumo
Área temática
Multiprofissionalidade em oncologia
Data de Publicação
13/10/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/simposiomultionco22/523750-a-utilizacao-de-jogos-ludicos-para-educacao-em-saude-sobre-o-cancer-de-cabeca-e-pescoco--uma-abordagem-multiprofi
ISBN
978-65-5941-848-0
Palavras-Chave
jogos lúdicos, câncer de cabeça e pescoço, residência multiprofissional
Resumo
Introdução: O carcinoma espinocelular (CEC) de cabeça e pescoço que acomete a parte do trato aerodigestivo superior, é a terceira causa mais comum de mortes por câncer. A CEC resulta da interação de fatores ambientais associados à herança genética, tratando-se de uma doença multifatorial (GALBIATTI et al., 2013). O CEC de cabeça e pescoço tem como comportamentos de risco para seu surgimento o tabagismo, o etilismo e/ou a junção de ambos, além da infecção pelo papilomavírus humano (HPV), dentre outros (ONCOLÓGICA, 2021). A utilização de jogos em educação em saúde pode proporcionar o aprendizado de modo lúdico, permitindo a troca de experiências, estimulando a importância dos cuidados à saúde e prevenção de doenças (CARVALHO et al., 2021). Objetivo: Promover educação em saúde à pacientes oncológicos através de um jogo interativo. Método: O recurso educativo foi aplicado por residentes multiprofissionais em uma casa de apoio localizada em um centro de referência em oncologia, onde o público-alvo foram os pacientes hospedados da casa. Tratava-se de um jogo interativo sobre prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço (CCP), composto por cartas com imagens a respeito das causas, sintomas, tratamento e diagnóstico do CPC. Os pacientes participavam de forma interativa, respondendo perguntas através das cartas, durante o jogo eram esclarecidas dúvidas e questionamentos. Resultados: O uso do recurso estimulou o conhecimento dos pacientes a cerca do CCP e suas formas de prevenção, possibilitando uma participação destes no processo de educação em saúde. A estratégia de aplicação de um jogo de forma lúdica, permitiu tanto a avaliação dos conhecimentos trabalhados quanto uma reflexão entre os pacientes sobre o tema abordado. Considerações finais: A utilização do jogo demonstrou grande relevância para o aprendizado dos pacientes, uma vez que oportunizou a participação ativa destes no processo de aprendizagem, possibilitando uma construção significativa do conhecimento sobre o tema.
Título do Evento
IX Simpósio Multiprofissional de Oncologia
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais do Simpósio Multiprofissional de Oncologia
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ARAUJO, Laryssa Carlos De et al.. A UTILIZAÇÃO DE JOGOS LÚDICOS PARA EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE O CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO: UMA ABORDAGEM MULTIPROFISSIONAL.. In: Anais do Simpósio Multiprofissional de Oncologia. Anais...Fortaleza(CE) CRIO, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/simposiomultionco22/523750-A-UTILIZACAO-DE-JOGOS-LUDICOS-PARA-EDUCACAO-EM-SAUDE-SOBRE-O-CANCER-DE-CABECA-E-PESCOCO--UMA-ABORDAGEM-MULTIPROFI. Acesso em: 01/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes