A IMPORTÂNCIA DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM ONCOLOGIA PARA O ATENDIMENTO HOLÍSTICO DOS PACIENTES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA .

Publicado em 21/09/2021 - ISBN: 978-65-5941-335-5

Título do Trabalho
A IMPORTÂNCIA DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM ONCOLOGIA PARA O ATENDIMENTO HOLÍSTICO DOS PACIENTES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA .
Autores
  • Jamilly Souza Dos Santos
Modalidade
Resumo
Área temática
Relatos de experiência
Data de Publicação
21/09/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/simposiomultionco2021/388983-a-importancia-da-residencia-multiprofissional-em-oncologia-para-o-atendimento-holistico-dos-pacientes--um-relato-
ISBN
978-65-5941-335-5
Palavras-Chave
Oncologia, Equipe multiprofissional, Integralidade em saúde.
Resumo
Introdução: As residências multiprofissionais são orientadas a partir dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). Constitui-se como modalidade de ensino pós-graduação lato sensu que exige dedicação exclusiva com carga horária total de 5.760 horas e acontece associando o aprendizado a prática com enfoque na atenção humanizada e no trabalho em equipe, envolvendo múltiplos saberes (ARAÚJO et al., 2017). Sabendo que a neoplasia é um dos principais problemas de saúde pública no mundo, apresentando elevados índices de incidência e mortalidade (INCA,2020), este relato de experiência apresenta como objetivo descrever a importância da atuação multidisciplinar para assegurar um atendimento holístico que contemple uma assistência de qualidade com diagnóstico precoce e tratamento em tempo adequado dos pacientes com câncer. Metodologia: Trata-se de um relato acerca das experiências vivenciadas no âmbito hospitalar e ambulatorial na residência multiprofissional com pacientes oncológicos no período de março de 2020 a junho de 2021. Resultados: Considerando as especificidades de cada categoria profissional (assistência social, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e psicologia) no cuidado ao paciente oncológico é notório que a residência permitiu a integração desses saberes, possibilitando realizar ações que englobassem a teoria, prática, extensão e pesquisa. O paciente com câncer perpassa por inúmeros processos desde o diagnóstico e que muitas vezes envolve alterações físicas, sociais e psicológicas (CAMPOS et al., 2018). Desse modo, é primordial a programação de atividades interdisciplinares que favoreçam um acompanhamento integral desses pacientes durante todo o processo com melhoria na qualidade de vida e funcionalidade. Conclusão: Assim, a residência torna-se uma potencialidade para os serviços de saúde, propiciando a formação de profissionais no novo modelo proposto pelo SUS que é baseado no trabalho em equipe e na integração dos saberes para um atendimento integral dos pacientes.
Título do Evento
VIII Simpósio Multiprofissional de Oncologia
Título dos Anais do Evento
Anais do VIII Simpósio Multiprofissional de Oncologia
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SANTOS, Jamilly Souza Dos. A IMPORTÂNCIA DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM ONCOLOGIA PARA O ATENDIMENTO HOLÍSTICO DOS PACIENTES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ... In: Anais do VIII Simpósio Multiprofissional de Oncologia. Anais...Fortaleza(CE) CRIO, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/simposiomultionco2021/388983-A-IMPORTANCIA-DA-RESIDENCIA-MULTIPROFISSIONAL-EM-ONCOLOGIA-PARA-O-ATENDIMENTO-HOLISTICO-DOS-PACIENTES--UM-RELATO-. Acesso em: 25/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes