PARA A ANA NÃO TER MEDO DA MARIA E MARIA NÃO TER MEDO DA ANA: RELATOS E REFLEXÕES SOBRE O USO DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO FORMA DE MEDIAÇÃO PARA A ESCUTA DO OUTRO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA.

Publicado em 26/03/2024 - ISSN: 2525-6572

Título do Trabalho
PARA A ANA NÃO TER MEDO DA MARIA E MARIA NÃO TER MEDO DA ANA: RELATOS E REFLEXÕES SOBRE O USO DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO FORMA DE MEDIAÇÃO PARA A ESCUTA DO OUTRO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA.
Autores
  • Wander Paulus de Souza dos Santos
Modalidade
Comunicação Oral Online
Área temática
Outras Áreas
Data de Publicação
26/03/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/simposiolume2024/790081-para-a-ana-nao-ter-medo-da-maria-e-maria-nao-ter-medo-da-ana--relatos-e-reflexoes-sobre-o-uso-da-contacao-de-hist
ISSN
2525-6572
Palavras-Chave
educação inclusiva, escuta, atenção flutuante, pedagogia teatral, atividades expressivas
Resumo
Esse trabalho é o relato sobre a oficina “Brincando de Teatro na Educação Infantil”, planejada e realizada pelo Laboratório de Ensino do Teatro, projeto idealizado e liderado por mim que atende às escolas da rede municipal de educação do Rio de Janeiro com oficinas de teatro-educação a partir de demandas solicitadas. A demanda atendida entre os meses de junho e agosto de 2023 foi solicitada pela coordenação da Escola Municipal Sarmiento, localizada no bairro do Engenho Novo, na cidade do Rio de Janeiro. A coordenação pedagógica da unidade escolar solicitou um trabalho com alguma prática de linguagem teatral a partir do livro “Quem sou eu?” de Mariana Reade para tratar da inclusão escolar com as turmas da educação infantil e da classe especial. A partir da leitura do livro, entendi que um dos princípios para a realização da inclusão escolar na educação infantil seria o desenvolvimento da escuta do corpo do outro, a partir do conceito freudiano de “atenção flutuante”. Assim, utilizando as técnicas de contação de história, do jogo dramático infantil, da consciência e expressão corporal e musical pela prática do brincar e do conceito de engajamento e atividades expressivas de Olga Reverbel, foi organizada uma oficina voltada para as turmas de educação infantil e de classe especial da já referida unidade escolar. Esse trabalho visa compartilhar essa experiência apontando reflexões e questões sobre a prática da pedagogia teatral no contexto da educação inclusiva.
Título do Evento
XIII Simpósio Internacional Reflexões Cênicas Contemporâneas
Cidade do Evento
Campinas
Título dos Anais do Evento
Anais do Simpósio Reflexões Cênicas Contemporâneas
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SANTOS, Wander Paulus de Souza dos. PARA A ANA NÃO TER MEDO DA MARIA E MARIA NÃO TER MEDO DA ANA: RELATOS E REFLEXÕES SOBRE O USO DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO FORMA DE MEDIAÇÃO PARA A ESCUTA DO OUTRO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA... In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/simposiolume2024/790081-PARA-A-ANA-NAO-TER-MEDO-DA-MARIA-E-MARIA-NAO-TER-MEDO-DA-ANA--RELATOS-E-REFLEXOES-SOBRE-O-USO-DA-CONTACAO-DE-HIST. Acesso em: 05/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes