VIADOPLANTA, ARTE E(M) RETOMADA ANCESTRAL: ARTESANIAS DE UM FIM, ANTES DE ACABAR

Publicado em 26/03/2024 - ISSN: 2525-6572

Título do Trabalho
VIADOPLANTA, ARTE E(M) RETOMADA ANCESTRAL: ARTESANIAS DE UM FIM, ANTES DE ACABAR
Autores
  • Saile Moura Farias
Modalidade
Comunicação Oral Presencial
Área temática
A arte frente aos desafios do Antropoceno - urgências nos múltiplos fins de mundos
Data de Publicação
26/03/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/simposiolume2024/789392-viadoplanta-arte-e(m)-retomada-ancestral--artesanias-de-um-fim-antes-de-acabar
ISSN
2525-6572
Palavras-Chave
Viadoplanta, Néctapolítica, Pedagogia do Teatro; Artes Cênicas, Retomada da Ancestralidade Indígena.
Resumo
O presente resumo é um recorte de uma pesquisa de Doutorado em Artes Cênicas sendo desenvolvida na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Esse estudo se principia com o desejo em investigar quais as relações ético-estéticas de pessoas sexo-gênero dissidentes e a vida da plantas (Coccia, 2018). A partir desse ensejo, e com o modular das perspectivas, vou entendendo que a vida vegetal e corpos LGBTQIAP+ são correlacionais num contexto colonial, monocultural, predatório – e por que não também cosmológico?. Tem como ser viado sem ser planta? Crio as noções de viadoplanta (Farias, 2023a) e Néctapolítica (Farias, 2023b) como meio de reflorestar projetos pedagógicos, artísticos, e em vista da produção de narratividades viadovegetais (Farias, 2023a) nas Artes Cênicas. Nesse ímpeto de romper as redomas taxonômicas e ontológicas (coloniais), sou movimentado a um processo de retomada da ancestralidade indígena. Com medos, dúvidas, quase desistências, mas sobretudo com o aguçar da escuta íntima à comunidade que me concerne, que não só me antecede como me encara de frente, esse futuro ancestral (Krenak, 2022). Como é, então, pensar pedagogia e processos artísticos no teatro, tendo a compreensão de ser um corpo indígena retomando apesar dos profundos apagamentos históricos? Assim, por meio dessa e de outras perguntas gerativas, noto que os exercícios de reflexão e criação, aqui processados, são ressonâncias da viadoplanta como uma realidade (e fantasia) importante no imaginário dos corpos dissidentes que (re)criam mundos. Isso diz respeito a um modo de recuperar condições de presença, autoria, performatividade e de uma ética bixa (Vidarte, 2019) ancestral e artístico-in-formativa. Na cena do teatro, esse projeto busca dimensionar saberes decoloniais, escrituras, esquemas performáticos e programas pedagógicos, tal como o curso VIADOPLANTA - o teatro da NÉCTAPOLÍTICA, já realizado na cidade de Manaus/AM, em setembro de 2023.
Título do Evento
XIII Simpósio Internacional Reflexões Cênicas Contemporâneas
Cidade do Evento
Campinas
Título dos Anais do Evento
Anais do Simpósio Reflexões Cênicas Contemporâneas
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FARIAS, Saile Moura. VIADOPLANTA, ARTE E(M) RETOMADA ANCESTRAL: ARTESANIAS DE UM FIM, ANTES DE ACABAR.. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/simposiolume2024/789392-VIADOPLANTA-ARTE-E(M)-RETOMADA-ANCESTRAL--ARTESANIAS-DE-UM-FIM-ANTES-DE-ACABAR. Acesso em: 13/05/2025

Trabalho

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