A RELEVÂNCIA DO FESTIVAL DO MEXILHÃO PARA A PRESERVAÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL DA COMUNIDADE CAIÇARA DA PRAIA DA COCANHA – CARAGUATATUBA (SP)

Publicado em 14/02/2025 - ISBN: 978-65-272-1416-8

Título do Trabalho
A RELEVÂNCIA DO FESTIVAL DO MEXILHÃO PARA A PRESERVAÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL DA COMUNIDADE CAIÇARA DA PRAIA DA COCANHA – CARAGUATATUBA (SP)
Autores
  • Laura Maria De Abreu
  • Gabrielle Cifelli
Modalidade
Resumo expandido
Área temática
Eixo 3: Turismo, lazer e políticas de cidadania participativa
Data de Publicação
14/02/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/simposiojundiai2024/911532-a-relevancia-do-festival-do-mexilhao-para-a-preservacao-da-identidade-cultural-da-comunidade-caicara-da-praia-da-
ISBN
978-65-272-1416-8
Palavras-Chave
CULTURA CAIÇARA; FESTIVAL; COMUNIDADE TRADICIONAL; TURISMO COMUNITÁRIO.
Resumo
O projeto de iniciação científica intitulado “A Relevância do Festival do Mexilhão para a Preservação da Identidade Cultural da Comunidade Caiçara na Praia de Cocanha – Caraguatatuba (SP)” tem como princípio realizar um estudo de caso para compreender a influência do Festival do Mexilhão de Caraguatatuba para a preservação e valorização da identidade cultural caiçara, da comunidade tradicional da Praia da Coconha, a Mapec. O desenvolvimento da pesquisa objetiva-se pela necessidade de compreender as dinâmicas de envolvimento da comunidade caiçara no Festival do Mexilhão; a identificação de elementos culturais; pratos típicos da culinária caiçara; influência na comercialização do molusco e na dinâmica do turismo na Praia da Cocanha – Caraguatatuba (SP). A metodologia proposta foi pesquisas bibliográficas para embasar a dinâmica da cultura caiçara, revisão teórica sobre eventos culturais gastronômicos, registro fotográficos do evento, além de pesquisa em fontes documentais pesquisa em fontes documentais e entrevistas com a Comunidade Tradicional da MAPEC, do poder público municipal e com os frequentadores do evento. Busca-se com o presente trabalho entender as maneiras de envolvimento da comunidade caiçara da Praia da Cocanha no planejamento, organização e realização do evento. Conclui-se que o Festival do Mexilhão, alinhado e adequadamente implementado no período correto do calendário anual da cidade consiga transmitir a relevância da cultura tradicional da comunidade estudada ao turismo de massa.
Título do Evento
12º Simpósio do Patrimônio Material e Imaterial
Cidade do Evento
Jundiaí
Título dos Anais do Evento
Anais do 12º Simpósio do Patrimônio Material e Imaterial de Jundiaí
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ABREU, Laura Maria De; CIFELLI, Gabrielle. A RELEVÂNCIA DO FESTIVAL DO MEXILHÃO PARA A PRESERVAÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL DA COMUNIDADE CAIÇARA DA PRAIA DA COCANHA – CARAGUATATUBA (SP).. In: Anais do 12º Simpósio do Patrimônio Material e Imaterial de Jundiaí. Anais...Jundiaí(SP) Espaço Expressa, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/simposiojundiai2024/911532-A-RELEVANCIA-DO-FESTIVAL-DO-MEXILHAO-PARA-A-PRESERVACAO-DA-IDENTIDADE-CULTURAL-DA-COMUNIDADE-CAICARA-DA-PRAIA-DA-. Acesso em: 02/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes