A ESTRADA DE FERRO, AS ESTRUTURAS FERROVIÁRIAS E A FORMAÇÃO DOS NÚCLEOS URBANOS NO RAMAL SÃO FRANCISCO.

Publicado em 24/02/2021 - ISBN: 978-85-5722-038-6

Título do Trabalho
A ESTRADA DE FERRO, AS ESTRUTURAS FERROVIÁRIAS E A FORMAÇÃO DOS NÚCLEOS URBANOS NO RAMAL SÃO FRANCISCO.
Autores
  • Lucas Rodrigo Nora
Modalidade
Resumo
Área temática
Tema Geral - Subtema 3: Patrimônio urbano, paisagens culturais e meio-ambiente (Conservação Urbana / Paisagens culturais / Rotas culturais / Turismo cultural / Energia e sustentabilidade / Mudanças climáticas)
Data de Publicação
24/02/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/simposioicomos2020/249564-a-estrada-de-ferro-as-estruturas-ferroviarias-e-a-formacao-dos-nucleos-urbanos-no-ramal-sao-francisco
ISBN
978-85-5722-038-6
Palavras-Chave
Patrimônio Cultural Ferroviário, Ramal São Francisco, Santa Catarina, Imigração, Formação Sócio-Espacial.
Resumo
Este resumo apresenta parte do trabalho desenvolvido na dissertação de mestrado, inserido no âmbito da pesquisa: O Patrimônio Cultural Ferroviário no Ramal São Francisco: A constituição dos núcleos urbanos e a atuação dos principais agentes produtores do espaço urbano em Jaraguá do Sul/SC. Seu objeto de estudo é a ferrovia e o processo de constituição dos núcleos urbanos no Ramal. Tendo a perspectiva do materialismo histórico dialético como referencial teórico-metodológico, a pesquisa configura-se como de natureza exploratória, teórica, bibliográfica, e documental, com o objetivo de identificar os principais elementos da gênese e desenvolvimento do Ramal Ferroviário São Francisco e sua importância para a formação dos núcleos urbanos de Santa Catarina. Para compreensão da relevância da ferrovia no território Brasileiro é necessário iniciar a discussão tratando da Primeira Revolução Industrial, momento no qual atividades antes executadas através da força humana, animal e da captação das forças da natureza, começaram a ser desenvolvidas pela máquina. As transformações resultantes desse processo de substituição da força de trabalho, desencadearam movimentos sociais e econômicos na Europa, que provocaram um aumento do contingente populacional urbano e na precarização das condições de trabalho e moradia. No Brasil vivia-se uma realidade bem distante, aqui desenvolvia-se a atividade agrícola e a pequena produção mercantil; e as áreas urbanas ainda se encontravam em núcleos pequenos. A utilização da máquina a vapor surgia como uma oportunidade para modernizar o país, consolidando fronteiras e tirando proveito da situação precária dos europeus para intensificar a imigração. As primeiras ferrovias nacionais surgiram de forma independente, com o objetivo de escoar a produção em caminhos que, majoritariamente, ligavam o litoral ao centro do território. A exceção foi a Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande (EFSPRG), da qual o Ramal São Francisco faz parte, que teve papel de integrar a porção sul ao restante do território nacional e foi um elemento extremamente importante para intensificação do processo de imigração. A EFSPRG, como de outras ferrovias, provocou consequências nas cidades em diversas dimensões da vida urbana, desde sua morfologia até aspectos socioeconômicos. Se antes a região do Ramal São Francisco caracterizava-se por seu atributo agrícola e a pequena produção mercantil, a inserção da estrada de ferro intensificou a chegada de imigrantes, proporcionando mudanças significativas na ocupação de áreas até então devolutas. Nas cidades pelas quais a ferrovia passava, ocorreu uma diversificação econômica e cultural, que não se reproduzia da mesma forma às cidades as margens do sistema. A rede proporcionava uma interação muito mais eficaz aos fluxos de pessoas, cargas, notícias e, provocando mudanças significativas no processo de estruturação e na cultura de cada local, aspectos que serão abordados com maiores detalhes no trabalho completo.
Título do Evento
4º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil e 1º Simposio Científico ICOMOS/LAC
Título dos Anais do Evento
Anais do 4º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

NORA, Lucas Rodrigo. A ESTRADA DE FERRO, AS ESTRUTURAS FERROVIÁRIAS E A FORMAÇÃO DOS NÚCLEOS URBANOS NO RAMAL SÃO FRANCISCO... In: Anais do 4º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil. Anais...Belo Horizonte(MG) Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/simposioicomos2020/249564-A-ESTRADA-DE-FERRO-AS-ESTRUTURAS-FERROVIARIAS-E-A-FORMACAO-DOS-NUCLEOS-URBANOS-NO-RAMAL-SAO-FRANCISCO. Acesso em: 15/06/2025

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