A ESCULTURA POLICROMADA DEVOCIONAL E SEU CONTEXTO NA PRESERVAÇÃO

Publicado em 24/02/2021 - ISBN: 978-85-5722-038-6

Título do Trabalho
A ESCULTURA POLICROMADA DEVOCIONAL E SEU CONTEXTO NA PRESERVAÇÃO
Autores
  • Lia Sipauba Proença Brusadin
Modalidade
Resumo
Área temática
Tema Geral - Subtema 1: Teorias da conservação (Teoria e filosofia da conservação e restauração / Economia da conservação / Questões legais, administrativas e financeiras)
Data de Publicação
24/02/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/simposioicomos2020/243212-a-escultura-policromada-devocional-e-seu-contexto-na-preservacao
ISBN
978-85-5722-038-6
Palavras-Chave
Escultura Policromada Devocional, Preservação, Contexto
Resumo
A escultura policromada é um objeto tridimensional que possui uma superfície heterogênea composta por um suporte recoberto por camadas em cor e em diferentes materiais e técnicas. Há uma relação de interdependência entre a policromia e a forma da escultura, constituindo-se em um todo estético (TAUBERT, 2015). A preservação de uma escultura policromada devocional se desenvolve na análise das suas contingências técnicas/materiais, religiosa, histórica, social e não meramente pelo viés de seu valor de objeto de arte. Os tratamentos de conservação-restauração aplicados devem se adequar ao estado de conservação da matéria e ao todo do objeto, no caso das esculturas, à sua função no culto e as condições relacionadas à sua localização no templo sagrado (GÓMEZ GONZÁLEZ; ESPINOSA GÓMEZ, 2001). O todo do objeto é entendido como a sua unidade, resultado da cooperação de várias artes e habilidades combinadas para fazer uma obra e que não podem ser desconectadas dela. Um todo tem que ser tratado como um todo, assim como cada fragmento, a fim de manter o todo do qual pertencia. O contexto está relacionado com seu entorno que é integrado ao objeto, respeitando a sua história e a do local em que se encontra (PHILIPPOT, 1972). Nesse viés, os critérios de conservação-restauração diante de uma obra devem ser fundamentados no conhecimento do ambiente ou entorno da obra como forma de garantir sua adequada conservação física e também sua leitura como obra de arte (CARTA DE VENEZA, 1964 e BRANDI, 2004). E, ainda, o contexto e o espaço que escultura ocupa influenciam na sua visibilidade e legibilidade presente e futura (QUITES, 2019). Dessa maneira, a realização de uma pesquisa histórica, iconografia, documental, de análise material e técnica, associadas ao registro fotográfico in loco prévios são imprescindíveis antes de qualquer decisão de tratamento da obra. Em vista disso, no presente estudo foi utilizada uma metodologia teórico-prática para a preservação de esculturas devocionais priorizando a interface entre imagem e retábulo na circunstância do espaço sagrado. Investigou-se o acervo escultórico dos Sete Passos da Paixão de Cristo: Horto, Prisão, Flagelação, Coroado de Espinhos, Ecce Homo, com a Cruz às Costas e Crucificado, dos retábulos colaterais da Igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo de São Paulo (SP). Tais esculturas são imagens de vulto, retabulares e processionais, utilizadas no culto religioso e durante as festividades da Semana Santa nos séculos XVIII e XIX. Por esse ângulo, o olhar para a escultura policromada devocional em sua conjuntura precisa voltar-se não somente para o seu significado mas para o transcorrer das diferentes facetas da sua mensagem ao longo do tempo. Portanto, a compreensão da obra em seu contexto é umas das ferramentas interdisciplinar da pesquisa em conservação-restauração, sendo indispensável antes de qualquer medida de intervenção para a manutenção da função e da legibilidade da obra.
Título do Evento
4º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil e 1º Simposio Científico ICOMOS/LAC
Título dos Anais do Evento
Anais do 4º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BRUSADIN, Lia Sipauba Proença. A ESCULTURA POLICROMADA DEVOCIONAL E SEU CONTEXTO NA PRESERVAÇÃO.. In: Anais do 4º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil. Anais...Belo Horizonte(MG) Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/simposioicomos2020/243212-A-ESCULTURA-POLICROMADA-DEVOCIONAL-E-SEU-CONTEXTO-NA-PRESERVACAO. Acesso em: 06/05/2025

Trabalho

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