A ESCOLA E O MUSEU: ANÁLISE DE UMA VISITA MEDIADA PELO EDUCATIVO DO MUSEU MINEIRO EM BELO HORIZONTE

Publicado em 24/02/2021 - ISBN: 978-85-5722-038-6

Título do Trabalho
A ESCOLA E O MUSEU: ANÁLISE DE UMA VISITA MEDIADA PELO EDUCATIVO DO MUSEU MINEIRO EM BELO HORIZONTE
Autores
  • Álisson Valentim de Freitas
  • Camila Valentoni Guelfi
Modalidade
Resumo
Área temática
Tema Geral - Subtema 5: Educação para o patrimônio (Educação para o patrimônio / Interpretação e apresentação do patrimônio cultural / Patrimônio para nossas gerações)
Data de Publicação
24/02/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/simposioicomos2020/243107-a-escola-e-o-museu--analise-de-uma-visita-mediada-pelo-educativo-do-museu-mineiro-em-belo-horizonte
ISBN
978-85-5722-038-6
Palavras-Chave
Museu Mineiro, educativo, mediação, ensino.
Resumo
Esta pesquisa teve como finalidade fazer um estudo sobre as visitas mediadas pelo Educativo do Museu Mineiro em Belo Horizonte. Entre os usuários mais assíduos, constatou-se que alunos de escolas públicas e particulares de ensino fundamental são os que mais frequentam o Museu. Este público visita o espaço acompanhado de suas respectivas escolas, entretanto, o mesmo não acontece de forma espontânea. O seguinte trabalho propõe-se a analisar o resultado e o aprendizado de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental da Escola Sítio do Pica-pau Amarelo de Conselheiro Lafaiete/Minas Geral, a partir de uma visita ao Museu Mineiro proporcionada pelas ações do setor educativo da instituição. O professor possui uma importante participação no que diz respeito à mediação do conhecimento demonstrado no ambiente escolar quando este se relaciona com a experiência no Museu. Esse papel é de suma importância para que os estudantes despertem interesse ao fazer a visita presencial ao Museu. É a partir da relação do educador/mediador, do professor de uma instituição específica de ensino com os alunos e das implicações que esta relação tem com a experiência e o aprendizado de uma turma de escola em uma visita mediada ao Museu Mineiro, que baseamos esta pesquisa e as análises de dados presentes neste trabalho. O público de museus brasileiro, na maioria dos casos, é composto majoritariamente por alunos da rede pública e particular de ensino. Principalmente tendo em vista o projeto Circuito de Museus do qual participa a Rede Municipal de Belo Horizonte. O projeto prevê que os alunos da Rede visitem museus com a escola em que estão matriculados ao menos três vezes ao ano, com o intuito de assegurar o desenvolvimento de habilidades de articulação de ideias, apreciação estética e interpretação dos significados contidos em objetos, fotografias, documentos textuais, filmes. Os alunos tendem a associar a experiência da visita à instituição, não somente como um momento de lazer, mas, também, como uma maneira de aprender informalmente e se entreter. A pesquisa realiza uma análise da visita e da atuação dos mediadores e dos professores, a fim de redigir críticas construtivas a respeito do papel destes dois atores e, de maneira mais geral, da Escola e do Museu, na experiência museal que podem proporcionar a esta e a outras turmas de alunos.
Título do Evento
4º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil e 1º Simposio Científico ICOMOS/LAC
Título dos Anais do Evento
Anais do 4º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FREITAS, Álisson Valentim de; GUELFI, Camila Valentoni. A ESCOLA E O MUSEU: ANÁLISE DE UMA VISITA MEDIADA PELO EDUCATIVO DO MUSEU MINEIRO EM BELO HORIZONTE.. In: Anais do 4º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil. Anais...Belo Horizonte(MG) Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/simposioicomos2020/243107-A-ESCOLA-E-O-MUSEU--ANALISE-DE-UMA-VISITA-MEDIADA-PELO-EDUCATIVO-DO-MUSEU-MINEIRO-EM-BELO-HORIZONTE. Acesso em: 23/05/2025

Trabalho

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