PERCEPÇÕES DA PAISAGEM DA SERRA DA CAPIVARA-PI.

Publicado em 24/02/2021 - ISBN: 978-85-5722-038-6

Título do Trabalho
PERCEPÇÕES DA PAISAGEM DA SERRA DA CAPIVARA-PI.
Autores
  • Diva Maria Freire Figueiredo
  • Myriam Bahia Lopes
Modalidade
Resumo
Área temática
Tema Geral - Subtema 3: Patrimônio urbano, paisagens culturais e meio-ambiente (Conservação Urbana / Paisagens culturais / Rotas culturais / Turismo cultural / Energia e sustentabilidade / Mudanças climáticas)
Data de Publicação
24/02/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/simposioicomos2020/243097-percepcoes-da-paisagem-da-serra-da-capivara-pi
ISBN
978-85-5722-038-6
Palavras-Chave
Lugar, Patrimônio, Paisagem, Percepção.
Resumo
Neste artigo lançamos mão do aporte da geografia e da história para realizar um estudo da história do Parque Nacional Serra da Capivara (PARNA SC) e dos antecedentes históricos da ocupação humana na região. A partir de pesquisa bibliográfica e de fontes documentais — processos de tombamento, processos administrativos do IPHAN e ICMBIO, reportagens impressas e audiovisuais — e de fontes da história oral, apresentamos mudanças físicas e percepções diversas da paisagem da Serra da Capivara. A história oral dos habitantes da região hoje desabitada e tutelada pelo Estado nos auxilia a compreender a singularidade do lugar. Nossa atenção se volta para os depoimentos de pessoas envolvidas, de forma direta e indireta, com o PARNA SC, por sua relação de moradia, trabalho, pertencimento, vizinhança, pesquisa científica, exercício profissional ou turismo. Consideramos graus diferentes de compreensão da Serra da Capivara ao captar óticas variadas de percepção. E a partir da categorização sugerida por Relph (1976) registramos, a mais enraizada ou insider, própria dos habitantes do lugar, do morador de São Raimundo Nonato e Coronel José Dias, e também a desenraizada ou outsider, externa ao lugar, a exemplo do turista que frequenta eventualmente o PARNA SC. Para este estudo possui a mesma relevância o aporte de outras disciplinas na interseção ou encontro de três campos envolvidos: patrimônio cultural, ciência arqueológica e proteção ao meio ambiente. A patrimonialização comparece com particular influência no prisma de abordagens da paisagem da Serra da Capivara, à medida que a torna objeto de políticas públicas de preservação do patrimônio cultural e natural. O estudo não se limita ao ponto de vista de uma disciplina, mas de várias que contribuíram para a sua instituição como patrimônio. Assim como a paisagem, o campo do patrimônio se estabeleceu a partir de diferentes olhares. No entanto, nos documentos dos organismos encarregados da tutela nacional e internacional desse patrimônio permanecem ambiguidades na interpretação da noção de paisagem, entendida como noção postulada primeiramente pela geografia e que precisa superar a dicotomia ainda persistente nesses registros entre natureza e cultura.
Título do Evento
4º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil e 1º Simposio Científico ICOMOS/LAC
Título dos Anais do Evento
Anais do 4º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FIGUEIREDO, Diva Maria Freire; LOPES, Myriam Bahia. PERCEPÇÕES DA PAISAGEM DA SERRA DA CAPIVARA-PI... In: Anais do 4º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil. Anais...Belo Horizonte(MG) Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/simposioicomos2020/243097-PERCEPCOES-DA-PAISAGEM-DA-SERRA-DA-CAPIVARA-PI. Acesso em: 17/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes