O CONHECIMENTO DOS PROCESSOS DE FUNDIÇÃO ARTÍSTICA PARA ESTUDOS DE CONSERVAÇÃO DE OBRAS DE ARTE EM ESPAÇO PÚBLICO

Publicado em 24/02/2021 - ISBN: 978-85-5722-038-6

DOI
10.29327/130141.4-13  
Título do Trabalho
O CONHECIMENTO DOS PROCESSOS DE FUNDIÇÃO ARTÍSTICA PARA ESTUDOS DE CONSERVAÇÃO DE OBRAS DE ARTE EM ESPAÇO PÚBLICO
Autores
  • Alice De Almeida Américo
  • REGINA ANDRADE TIRELLO
Modalidade
Resumo
Área temática
Tema Geral - Subtema 2: Documentação, conservação e restauração (Documentação da arquitetura / Análise e restauração de estruturas do patrimônio arquitetônico / Conservação preventiva e prevenção de risco / Arquitetura em terra, em pedra e em madeira / Arquitetura vernacular / Fortificações e patrimônio militar / Patrimônio religioso / Patrimônio arqueológico e arte rupestre / Patrimônio cultural subaquático / Pinturas murais / Vitrais / Patrimônio do Século XX / Patrimônio industrial)
Data de Publicação
24/02/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/simposioicomos2020/242971-o-conhecimento-dos-processos-de-fundicao-artistica-para-estudos-de-conservacao-de-obras-de-arte-em-espaco-publico
ISBN
978-85-5722-038-6
Palavras-Chave
Conservação e restauração, Obras de Arte em espaço público, Fundição Artística, São Paulo, Galileo Emendabili.
Resumo
Desde a criação da Secretaria Municipal de Cultura em 1975, o Departamento do Patrimônio Histórico (DPH) é responsável pelo trato com o acervo de Obras de Arte e Monumentos em Espaços Públicos da Cidade de São Paulo. Este acervo possui 377 obras escultóricas, realizadas e implantadas principalmente em meados do Século XX, executadas em pedra, com diferentes tipos de granito ou mármore e em metal, com predomínio de ligas de cobre como o bronze. A produção de obras em metal se potencializa com a criação da escola de fundição do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, nos primeiros anos do século XX, que impactará a qualidade de formação de artesãos e o aperfeiçoamento de processos metalúrgicos no Brasil. A instituição também impulsionou a abertura de diversas fundições, que contribuíram na execução de obras de artistas renomados que desde então, compõem o rico acervo artístico da cidade de São Paulo. A partir da década de 1960, a maior parte dessas fundições foram fechadas e, consequentemente, muito do conhecimento artesanal acumulado se perdeu, restando-nos por vezes apenas as obras de arte produzidas como testemunho desta expertise e fazer artístico. As técnicas da fundição são imprescindíveis para o trabalho dos escultores, na medida que o fundidor é quem garante os processos de transformação de um modelo a uma escultura de metal. Trata-se de uma expertise que, para além da tecnologia, demanda também simbiose entre o criador e o executor das obras, que define o método de fundição e acabamentos particulares que se expressam como linguagem criativa. Neste artigo, que integra parte de pesquisa de mestrado em andamento sobre conservação e restauro de obras de arte em espaço público na capital paulista, busca-se reunir elementos para reflexões sobre a relevância do conhecimento das técnicas de fundição artística nas intervenções de preservação das obras do acervo escultórico da cidade de São Paulo, e como a difusão de conhecimentos técnicos específicos trazidos por imigrantes italianos no início do século XX pautaram o ensino no Liceu e qualificaram a produção artística decorrente. Toma-se como caso referencial para essas reflexões o Monumento a Luiz Pereira Barreto do Galileo Emendabili, renomado escultor ítalo-brasileiro, professor do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, e autor de importantes obras na cidade, como o Monumento – Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 1932 e o Monumento a Ramos de Azevedo. Com este estudo visa-se melhor entendimento das variadas técnicas de fundição que permitem diferentes formas de construção e acabamento das obras de arte, bem como da técnica de aplicação e composição da pátina que foi adotada na produção desta e de outras obras do acervo paulistano, de modo que este conhecimento aliado as novas tecnologias atuais, possa aprimorar os serviços de conservação e restauro deste importante acervo artístico.
Título do Evento
4º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil e 1º Simposio Científico ICOMOS/LAC
Título dos Anais do Evento
Anais do 4º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

AMÉRICO, Alice De Almeida; TIRELLO, REGINA ANDRADE. O CONHECIMENTO DOS PROCESSOS DE FUNDIÇÃO ARTÍSTICA PARA ESTUDOS DE CONSERVAÇÃO DE OBRAS DE ARTE EM ESPAÇO PÚBLICO.. In: Anais do 4º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil. Anais...Belo Horizonte(MG) Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/simposioicomos2020/242971-O-CONHECIMENTO-DOS-PROCESSOS-DE-FUNDICAO-ARTISTICA-PARA-ESTUDOS-DE-CONSERVACAO-DE-OBRAS-DE-ARTE-EM-ESPACO-PUBLICO. Acesso em: 29/05/2025

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