DOCUMENTAÇÃO E RESGATE DA MEMÓRIA DAS PINTURAS DO PALACETE VIRGÍLIO SAMPAIO – BELÉM (PA)

Publicado em 24/02/2021 - ISBN: 978-85-5722-038-6

Título do Trabalho
DOCUMENTAÇÃO E RESGATE DA MEMÓRIA DAS PINTURAS DO PALACETE VIRGÍLIO SAMPAIO – BELÉM (PA)
Autores
  • Mayra Martins Silva Guimarães
  • Giovanna Martins Dias
  • Fernanda Silva Rodrigues
  • Luiza Nascimento Costa De Oliveira
Modalidade
Resumo
Área temática
Tema Geral - Subtema 2: Documentação, conservação e restauração (Documentação da arquitetura / Análise e restauração de estruturas do patrimônio arquitetônico / Conservação preventiva e prevenção de risco / Arquitetura em terra, em pedra e em madeira / Arquitetura vernacular / Fortificações e patrimônio militar / Patrimônio religioso / Patrimônio arqueológico e arte rupestre / Patrimônio cultural subaquático / Pinturas murais / Vitrais / Patrimônio do Século XX / Patrimônio industrial)
Data de Publicação
24/02/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/simposioicomos2020/242956-documentacao-e-resgate-da-memoria-das-pinturas-do-palacete-virgilio-sampaio--belem-(pa)
ISBN
978-85-5722-038-6
Palavras-Chave
Pintura; Substratos históricos; Prospecção; Estratigrafia; Conservação e Restauração.
Resumo
O Palacete Virgílio Sampaio, casarão remanescente dos primeiros anos do século XX e decorrência da importante atuação do engenheiro italiano Filinto Santoro na inserção do ecletismo em Belém do Pará, guarda, ainda hoje, materiais que remontam diversos períodos de sua história. Tais testemunhos materiais podem ser vislumbrados especificamente em sua estratificação, que revela distintas camadas de pintura, observadas a partir de prospecções pictóricas existentes no bem. Apesar de sua importância histórica e de sua riqueza estratigráfica, não há hoje uma produção científica a este respeito ou mesmo uma documentação arquitetônica sistematizada, o que concorre para a possibilidade de perda do registro e memória destes substratos. A documentação dos estratos pictóricos permite uma leitura mais detalhada da evolução do edifício enquanto organismo arquitetônico, de modo a propiciar o entendimento de suas transformações longo do tempo, sua narrativa e sua transmissão para o futuro, seja por meio do registro em si, ou do “resgate” de alguma camada de pintura em intervenção restaurativa. Neste sentido, a pesquisa objetiva estudar os estratos pictóricos presentes no Palacete, especificamente de modo a: desenvolver uma pesquisa histórico-documental sobre o Palacete, suas ocupações e intervenções; realizar prospecções pictóricas; identificar as pinturas e suas cores, relacionando com as informações obtidas na cronologia das intervenções ocorridas no casarão; documentar as pinturas por meio de registro fotográfico e análise de sua estratigrafia; simular as pinturas de estratos antigos do edifício, e, finalmente, gerar subsídios para futuras intervenções restaurativas. Os resultados da pesquisa geraram uma linha cronológica de intervenções e usos do edifício que narram sua história ao longo dos seus anos para se correlacionar e discutir a influência destes fatos nas camadas pictóricas, além da identificação das pinturas antigas “escondidas” sob estratos mais recentes e sua documentação. Neste sentido, organizar e sistematizar o conteúdo resultante deste estudo permitiu o entendimento das mudanças cromáticas e dos substratos do casario ao longo de sua existência, e concorreu para subsidiar futuras obras de cunho restaurativo e contribuir para a salvaguarda da edificação em específico, enquanto patrimônio cultural, em extensão à memória e história dos materiais construtivos dos palacetes da cidade de modo geral.
Título do Evento
4º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil e 1º Simposio Científico ICOMOS/LAC
Título dos Anais do Evento
Anais do 4º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GUIMARÃES, Mayra Martins Silva et al.. DOCUMENTAÇÃO E RESGATE DA MEMÓRIA DAS PINTURAS DO PALACETE VIRGÍLIO SAMPAIO – BELÉM (PA).. In: Anais do 4º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil. Anais...Belo Horizonte(MG) Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/simposioicomos2020/242956-DOCUMENTACAO-E-RESGATE-DA-MEMORIA-DAS-PINTURAS-DO-PALACETE-VIRGILIO-SAMPAIO--BELEM-(PA). Acesso em: 24/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes