PRAÇA EDIVALDO MOTTA: DOCUMENTAÇÃO DO ESPAÇO PÚBLICO NA CIDADE DE PATOS (PB)

Publicado em 24/02/2021 - ISBN: 978-85-5722-038-6

Título do Trabalho
PRAÇA EDIVALDO MOTTA: DOCUMENTAÇÃO DO ESPAÇO PÚBLICO NA CIDADE DE PATOS (PB)
Autores
  • Ana Guida Cavalcante Freire
  • Fernando de Oliveira Morais
Modalidade
Resumo
Área temática
Tema Geral - Subtema 2: Documentação, conservação e restauração (Documentação da arquitetura / Análise e restauração de estruturas do patrimônio arquitetônico / Conservação preventiva e prevenção de risco / Arquitetura em terra, em pedra e em madeira / Arquitetura vernacular / Fortificações e patrimônio militar / Patrimônio religioso / Patrimônio arqueológico e arte rupestre / Patrimônio cultural subaquático / Pinturas murais / Vitrais / Patrimônio do Século XX / Patrimônio industrial)
Data de Publicação
24/02/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/simposioicomos2020/242904-praca-edivaldo-motta--documentacao-do-espaco-publico-na-cidade-de-patos-(pb)
ISBN
978-85-5722-038-6
Palavras-Chave
Praça Edivaldo Motta; Patos (PB); Documentação; História; Paisagismo.
Resumo
O presente artigo visa um estudo sobre a atual questão espacial da praça Edivaldo Motta, localizada em frente à Igreja Matriz da cidade de Patos (PB), atual Igreja de Nossa Senhora da Conceição, construída em 1772. Este espaço público era antigamente conhecido como Largo da Matriz e atuava como ponto de encontro social, cultural e principalmente religioso na época, sendo que, em 2014 a praça sofreu uma intervenção que alterou a sua configuração espacial e que se mantém presente. Diante deste cenário, busca-se investigar, documentar e analisar as mudanças contemporâneas na praça a partir do seu desenvolvimento histórico. Para tanto, foi realizada a pesquisa bibliográfica com intuito de fundamentar e explanar: a) a importância dos espaços públicos para a qualidade de vida nas cidades; b) os processos de intervenções contemporâneas em praças históricas brasileiras; c) o panorama histórico da cidade e o objeto de estudo. Posteriormente foi efetivado o levantamento paisagístico que possibilitou a elaboração de um redesenho que se configura como documento inédito já que não há registros arquitetônicos e paisagísticos acerca desse espaço público. E por último, a fim de se ter uma melhor avaliação sócioespacial também foram concretizadas entrevistas com os usuários da praça com o intuito de investigar as preferências de seus usuários acerca do impacto da última intervenção. Os resultados apontam uma melhora na estrutura espacial, embora percebeu-se que o espaço era mais frequentado antes da reforma. Conclui-se que, a contemporaneidade em áreas históricas, pode gerar conflitos, caso não haja um projeto participativo no processo de intervenções, com isso, o intuito final da elaboração deste artigo, se dá para a contribuição de futuras pesquisas, elaboradas por parte de pessoas que examinem a praça Edivaldo Motta, mas também, aos estudos que contemplam intervenções sobre praças contemporâneas, em especial, no sertão paraibano.
Título do Evento
4º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil e 1º Simposio Científico ICOMOS/LAC
Título dos Anais do Evento
Anais do 4º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FREIRE, Ana Guida Cavalcante; MORAIS, Fernando de Oliveira. PRAÇA EDIVALDO MOTTA: DOCUMENTAÇÃO DO ESPAÇO PÚBLICO NA CIDADE DE PATOS (PB).. In: Anais do 4º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil. Anais...Belo Horizonte(MG) Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/simposioicomos2020/242904-PRACA-EDIVALDO-MOTTA--DOCUMENTACAO-DO-ESPACO-PUBLICO-NA-CIDADE-DE-PATOS-(PB). Acesso em: 19/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes