À LUZ DE JOHN RUSKIN: UM HORIZONTE POSSÍVEL ENTRE PAISAGENS E RUÍNAS

Publicado em 24/02/2021 - ISBN: 978-85-5722-038-6

DOI
10.29327/130141.242546  
Título do Trabalho
À LUZ DE JOHN RUSKIN: UM HORIZONTE POSSÍVEL ENTRE PAISAGENS E RUÍNAS
Autores
  • Mariana Guarnieri de Campos Tebet
  • Claudio Silveira Amaral
Modalidade
Resumo
Área temática
Tema Geral - Subtema 1: Teorias da conservação (Teoria e filosofia da conservação e restauração / Economia da conservação / Questões legais, administrativas e financeiras)
Data de Publicação
24/02/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/simposioicomos2020/242546-a-luz-de-john-ruskin--um-horizonte-possivel-entre-paisagens-e-ruinas
ISBN
978-85-5722-038-6
Palavras-Chave
Patrimônio Cultural; Patrimônio Ambiental; Teoria da Conservação; Interdisciplinaridade; Sustentabilidade
Resumo
O inglês John Ruskin (1819 - 1900) foi um dos pioneiros da teoria da conservação que fundamenta o campo do patrimônio cultural. Autor de importantes reflexões sobre o pitoresco, a memória, o tempo e a ruína, tem nas obras “As Sete Lâmpadas da Arquitetura” (1849) e “As Pedras de Veneza” (1851) a expressão de suas principais ideias sobre Arquitetura. O anti-intervencionismo proposto por Ruskin, seus estudos sobre o Gótico, sua postura avessa aos progressos tecnológicos e o elogio ao modo de produção feudal, frequentemente induzem a historiografia moderna a identificar seu pensamento como medieval. No entanto, é sob o paradigma do Iluminismo que se encontra sua produção intelectual, artística e acadêmica, articulando categorias como Razão, Lógica, Ordem, Natureza e Trabalho. Seu pensamento é permeado por todos esses elementos em seus estudos sobre Arquitetura, e se traduz em uma “Lógica da Natureza”. Crítico de arte, escritor e professor, Ruskin se preocupava com os reflexos do desenvolvimento industrial e comercial. Inspirado pela observação da paisagem da Inglaterra - que teve sua atmosfera transformada pela Revolução Industrial - Ruskin realizou em 1884 uma palestra para estudantes de arte em Londres, intitulada "The Storm-Cloud of the Nineteenth Century". Hoje ela é considerada a primeira manifestação sobre as mudanças climáticas provocadas pela ação do homem, no período que posteriormente se denominou Antropoceno. Na palestra, John Ruskin chama a atenção para os ventos e as alterações na composição visível das nuvens, num vapor permanente que mistura “lama e mar”. É sobre essa palestra que o presente trabalho se volta, na intenção de refletir sobre a crise ambiental e identificar na Teoria da Conservação de John Ruskin os elementos de sua “Lógica da Natureza”, estabelecendo assim uma relação possível entre Patrimônio Ambiental e Patrimônio Cultural. Para tanto, serão apresentadas as concepções de Paisagem e Ruína encontradas em sua obra, compreendidas sob a perspectiva do Iluminismo.
Título do Evento
4º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil e 1º Simposio Científico ICOMOS/LAC
Título dos Anais do Evento
Anais do 4º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

TEBET, Mariana Guarnieri de Campos; AMARAL, Claudio Silveira. À LUZ DE JOHN RUSKIN: UM HORIZONTE POSSÍVEL ENTRE PAISAGENS E RUÍNAS.. In: Anais do 4º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil. Anais...Belo Horizonte(MG) Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/simposioicomos2020/242546-A-LUZ-DE-JOHN-RUSKIN--UM-HORIZONTE-POSSIVEL-ENTRE-PAISAGENS-E-RUINAS. Acesso em: 13/05/2025

Trabalho

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