ITINERÁRIOS CULTURAIS: UM ESTUDO SOBRE A EVOLUÇÃO DO CONCEITO

Publicado em 24/02/2021 - ISBN: 978-85-5722-038-6

Título do Trabalho
ITINERÁRIOS CULTURAIS: UM ESTUDO SOBRE A EVOLUÇÃO DO CONCEITO
Autores
  • Virgínia Gomes de Luca
  • Alina Santiago
Modalidade
Resumo
Área temática
Tema Geral - Subtema 3: Patrimônio urbano, paisagens culturais e meio-ambiente (Conservação Urbana / Paisagens culturais / Rotas culturais / Turismo cultural / Energia e sustentabilidade / Mudanças climáticas)
Data de Publicação
24/02/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/simposioicomos2020/242544-itinerarios-culturais--um-estudo-sobre-a-evolucao-do-conceito
ISBN
978-85-5722-038-6
Palavras-Chave
Itinerários culturais, Comitê Internacional de Itinerários Culturais (CIIC), Paisagens culturais, ICOMOS, UNESCO
Resumo
O reconhecimento dos Itinerários Culturais como tema de estudo tem sua origem na inscrição do Caminho de Santiago de Compostela na Lista de Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em 1993. Da inscrição desse complexo bem cultural sem precedente até então, surgiu a necessidade de discutir o conceito de Itinerários Culturais com maior profundidade. Tal conceito está baseado na dinâmica de movimento e na ideia de trocas contínuas no tempo e no espaço. Sendo assim, sua identificação é baseada em um conjunto de elementos tangíveis, testemunhos de sua significância e sua autenticidade deve ser aplicada em razão de sua significância e outros elementos que compõem a rota do patrimônio. O presente artigo é resultado de um estudo das orientações resultantes dos inúmeros encontros científicos internacionais do Comitê Internacional de Itinerários Culturais (CIIC), vinculado ao Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS). Além disso, os encontros científicos internacionais contribuíram na concretização dos fatores conceituais e operativos que determinam a adoção dos Itinerários Culturais como nova categoria específica no texto das Diretrizes da Convenção do Patrimônio Mundial de 2005. O reconhecimento dos Itinerários Culturais como categoria específica foi incluído no Guia Operacional para implementação na Convenção do Patrimônio Mundial, aprovado pelo Comitê do Patrimônio Mundial em fevereiro de 2005. Segundo o Guia Operacional da UNESCO, o conceito de rotas do patrimônio é rico e fértil, oferecendo um enquadramento privilegiado no qual é possível desenvolver uma compreensão mútua, uma abordagem plural da história e uma cultura da paz. Como resultado, o presente estudo apresenta uma comparação entre as conceituações sobre o tema propostas pelo CIIC, a Carta Internacional de Itinerários Culturais e a redação do Guia Operacional da UNESCO. A evolução do conceito de Itinerários Culturais sofreu rupturas e contradições ao longo dos anos, fruto do trabalho do CIIC que, por meio de numerosos encontros científicos internacionais, da identificação e investigação sistemática de alguns itinerários de grande importância, resultou em uma definição precisa não apenas desta categoria patrimonial como também dos fatores conceituais e operacionais que a determinam.
Título do Evento
4º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil e 1º Simposio Científico ICOMOS/LAC
Título dos Anais do Evento
Anais do 4º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LUCA, Virgínia Gomes de; SANTIAGO, Alina. ITINERÁRIOS CULTURAIS: UM ESTUDO SOBRE A EVOLUÇÃO DO CONCEITO.. In: Anais do 4º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil. Anais...Belo Horizonte(MG) Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/simposioicomos2020/242544-ITINERARIOS-CULTURAIS--UM-ESTUDO-SOBRE-A-EVOLUCAO-DO-CONCEITO. Acesso em: 07/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes