PELO CAMINHO VELHO: PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS DE UM ESTUDANTE DE ARQUITETURA NA CIDADE DE TIRADENTES-MG.

Publicado em 24/02/2021 - ISBN: 978-85-5722-038-6

Título do Trabalho
PELO CAMINHO VELHO: PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS DE UM ESTUDANTE DE ARQUITETURA NA CIDADE DE TIRADENTES-MG.
Autores
  • Daniela Quireza Campos Morgado
  • Daniella Martins Costa
Modalidade
Resumo
Área temática
Tema Geral - Subtema 3: Patrimônio urbano, paisagens culturais e meio-ambiente (Conservação Urbana / Paisagens culturais / Rotas culturais / Turismo cultural / Energia e sustentabilidade / Mudanças climáticas)
Data de Publicação
24/02/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/simposioicomos2020/241910-pelo-caminho-velho--primeiras-experiencias-de-um-estudante-de-arquitetura-na-cidade-de-tiradentes-mg
ISBN
978-85-5722-038-6
Palavras-Chave
Arquitetura, Sítio urbano histórico, Patrimônio cultural, paisagem cultural
Resumo
Ao percorrer trajetos que recontam parte da interiorização e da consolidação da colonização brasileira, por meio do “Caminho Velho”, principal rota de transporte do ouro até seu escoamento nos portos, chega-se a antiga cidade de São José Del Rei, atual cidade de Tiradentes. Palco de diversos conflitos, como a “Guerra dos Emboabas”, a “Revolta de Filipe dos Santos” e da organização da “Inconfidência Mineira”, o local corresponde a um receptáculo do sonho de independência e do entendimento de um povo autônomo. Este artigo tem como objetivo, partindo de uma experiência pessoal, refletir sobre a experiência de um aluno de arquitetura e urbanismo pela primeira vez em uma cidade histórica mineira. Gostaríamos ainda de refletir sobre valor de identidade, valor arquitetônico e cultural ainda presentes nestes sítios. Portadora de um dos acervos arquitetônicos mais importantes de Minas Gerais, a compreensão espacial da cidade de Tiradentes não deve limitar-se ao aspecto físico. É necessário perceber o que há por trás dos sobrados, das casas ao rés do chão e do calçamento pé de moleque. Este sítio é ainda portador dos valores culturais capazes de transmitir ao seu visitante a ideia de um Brasil primitivo? Tiradentes é uma paisagem cultural formadora?”. Tal questionamento, é essencial para uma plena compreensão histórica e cultural do indivíduo como parte de um projeto de nação e para fortalecer, na atualidade, o elo existente entre a população e o sítio urbano, ao tornar mais clara a importância da preservação e valorização dessa herança, que desenha o povo brasileiro. A fim de compreender essas questões, é fundamental um olhar atento para as camadas que compõe esta paisagem urbana cultural; o resgate da história de sua arquitetura modesta e da história social inscrita em suas paredes. Além disso, cabe ainda entender como se dá a inserção de novos espaços arquitetônicos no sítio preservado, e de seu diálogo com patrimônio local.
Título do Evento
4º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil e 1º Simposio Científico ICOMOS/LAC
Título dos Anais do Evento
Anais do 4º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MORGADO, Daniela Quireza Campos; COSTA, Daniella Martins. PELO CAMINHO VELHO: PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS DE UM ESTUDANTE DE ARQUITETURA NA CIDADE DE TIRADENTES-MG... In: Anais do 4º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil. Anais...Belo Horizonte(MG) Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/simposioicomos2020/241910-PELO-CAMINHO-VELHO--PRIMEIRAS-EXPERIENCIAS-DE-UM-ESTUDANTE-DE-ARQUITETURA-NA-CIDADE-DE-TIRADENTES-MG. Acesso em: 07/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes