INCURSÕES POR PAISAGENS ART DÉCO : CONEXÕES SÃO PAULO-BAHIA

Publicado em 24/02/2021 - ISBN: 978-85-5722-038-6

DOI
10.29327/130141.4-9  
Título do Trabalho
INCURSÕES POR PAISAGENS ART DÉCO : CONEXÕES SÃO PAULO-BAHIA
Autores
  • Maria ÂNGELA BARREIROS CARDOSO
  • SAIDE KAHTOUNI
Modalidade
Resumo
Área temática
Tema Geral - Subtema 3: Patrimônio urbano, paisagens culturais e meio-ambiente (Conservação Urbana / Paisagens culturais / Rotas culturais / Turismo cultural / Energia e sustentabilidade / Mudanças climáticas)
Data de Publicação
24/02/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/simposioicomos2020/241889-incursoes-por-paisagens-art-deco----conexoes-sao-paulo-bahia
ISBN
978-85-5722-038-6
Palavras-Chave
Patrimônio urbano, Paisagens culturais, Conservação urbana, Rotas culturais, Turismo cultural
Resumo
A interpretação patrimonial como ferramenta de reconhecimento do patrimônio cultural e das paisagens culturais, é o que move esta pesquisa, inspirada em uma incursão paisagística pelo Recôncavo Baiano, realizada em 2019. Busca debruçar sobre a experiência do conhecimento de elementos construídos, conspícuos à historicidade, embora, às vezes, imperceptíveis na vida cotidiana das pessoas. Assim criam-se as possibilidades de paralelos entre o viés turístico – cultural e as paisagens da vivência cotidiana dos seus habitantes. O foco da comunicação se expressa na paisagem brasileira, na passagem entre o estilo Art Nouveau e o Modernismo, na qual se insere o estilo Art Déco, enquanto herança patrimonial dos anos 1920-1940. Mais que formas inseridas na paisagem urbana, o déco foi um movimento vanguardista, de visão de futuro, focado na modernidade e no progresso das nações. Na arquitetura, o déco emoldura diversos usos e funções adaptadas ao caráter da obra, desde instituições (sociais, culturais, educacionais) a hospitais, estações ferroviárias, mobiliário urbano, residências e etc. que se revelam em grandes potenciais paisagísticos e culturais, e este desdobramento da reconhecida ‘arquitetura déco’ se destaca em alguns percursos paisagísticos, um fenômeno pulverizado, que se observa nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, e alcança Salvador na paisagem central da cidade, onde foram construídos edifícios mais altos e da mesma linguagem na Praça Castro Alves e em suas proximidades está o consagrado Elevador Lacerda, ligando as cidades Alta e Baixa. Essa linguagem vai ecoando também por outros territórios da Bahia, com rica influência sobre paisagens interioranas, a exemplo de Conceição da Feira, onde o estilo do Art Déco marca a origem e a essência dessa pequena cidade, nesse período, como parte de nossos percursos paisagísticos, que pretendemos compartilhar, passando também por obras e paisagens paulistas, especialmente o Parque da Água Branca, parque emoldurado pelos pórticos do artista e escultor Antônio Gonçalves Gomide, ou o Instituto Biológico, sem deixar escapar o Viaduto do Chá, obra do arquiteto Elisário Bahiana em São Paulo, 1938. A comunicação tratará sobre formas diferenciadas de identificação e de interpretação patrimonial, e do entendimento das características primordiais e das adaptações que potencializam roteiros paisagísticos e culturais de um eixo pouco explorado como bem de raiz e da manutenção e usufruto para as futuras gerações.
Título do Evento
4º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil e 1º Simposio Científico ICOMOS/LAC
Título dos Anais do Evento
Anais do 4º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

CARDOSO, Maria ÂNGELA BARREIROS; KAHTOUNI, SAIDE. INCURSÕES POR PAISAGENS ART DÉCO : CONEXÕES SÃO PAULO-BAHIA.. In: Anais do 4º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil. Anais...Belo Horizonte(MG) Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/simposioicomos2020/241889-INCURSOES-POR-PAISAGENS-ART-DECO----CONEXOES-SAO-PAULO-BAHIA. Acesso em: 02/08/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes